Home » Dieta » Alimentos Para Dieta » Como Fazer Chá de Açafrão – Receita, Benefícios e Dicas

Como Fazer Chá de Açafrão – Receita, Benefícios e Dicas

Chá de açafrão

Você já utilizou essa planta como tempero em alguma receita ou pelo menos já experimentou em algum prato em algum restaurante ou na casa de alguém. O açafrão-da-terra, também chamado e conhecido como cúrcuma, tem o nome científico de Crocus sativus.

  Continua Depois da Publicidade  

É uma planta da mesma família do gengibre e é constantemente utilizada na culinária indiana. Pode ser utilizado numa variedade de pratos, dando mais cor e sabor a eles. Por mais que muita gente utilize o açafrão para temperar carne, arroz, ressaltando o sabor destas receitas, essa não é a sua única utilidade. O que torna o açafrão popular em muitos países são suas propriedades e benefícios, que não são poucos.

Além de utilizar para temperos diversos, que tal aprender como fazer chá de açafrão? Esta pode ser uma maneira versátil e diferenciada de se beneficiar das propriedades saudáveis do alimento. Confira!

Benefícios do chá de açafrão: Para que serve?

O açafrão é conhecido como o melhor anti-inflamatório natural que existe para consumo. Além disso, tem potencial antifúngico, anticancerígeno, antiviral, antibiótico, antioxidante, antiespasmódico, estimulante e sedativo. Dessa maneira, o açafrão pode ajudar a prevenir algumas doenças ou ajudar no tratamento de algumas condições.

Por ser rico em antioxidantes, pode ajudar a prevenir o câncer e a combater doenças cardiovasculares. Muitos não sabem, mas o açafrão também se destaca por ajudar a reduzir problemas de pele, diminuindo aparecimento de espinhas e acne. Também ajuda na prevenção do mal de Alzheimer, mantendo a mente sempre ativa, e auxilia a regular os níveis de açúcar no sangue, o que é especialmente importante para diabéticos.

  Continua Depois da Publicidade  

Um outro benefício do açafrão é a aplicação da planta sobre a pele, em locais doloridos, o que ajuda a reduzir dores. Ingerir o chá de açafrão também ajuda a aliviar a dor, pois seu efeito anti-inflamatório rapidamente se espalha pelo corpo. Pessoas com artrite reumatoide, osteoartrite, colite ulcerosa, dores nas costas e articulações podem se beneficiar dela.

Pessoas com doenças de pele como psoríase, acne e eczema também podem encontrar uma solução interessante ao ingerir chá de açafrão. Ele ajuda a fortalecer o sistema imunológico, aumentando a defesa do corpo contra infecções bacterianas e virais. Ajuda também a tratar problemas como azia e má digestão. O açafrão também ajuda a combater a depressão, melhorando o humor.

Como fazer chá de açafrão – Receitas e como preparar

Veja a seguir as receitas mais consumidas de chá de açafrão. Aprenda como fazer chá de açafrão para o máximo em benefícios, sabor e propriedades.

O açafrão é dono de um sabor forte e inconfundível e pode ser preparado de forma simples ou acrescentando outros ingredientes como gengibre, mel, limão, cravo, canela etc. Acompanhe algumas sugestões de como preparar chás com açafrão variados e experimente as versões.

1. Receita de chá de açafrão

Ingredientes:

  • 1 litro de água;
  • 1 g de açafrão.

Modo de preparo:

  Continua Depois da Publicidade  

Leve os ingredientes ao fogo e deixe ferver por não mais que 5 minutos. Passado esse tempo, desligue o fogo, abafe e deixe amornar. Consuma duas vezes ao dia.

2. Receita de chá de açafrão com gengibre

Ingredientes:

  • 1 colher de chá de açafrão;
  • 4 xícaras de água;
  • 1 colher de chá de gengibre.

Modo de preparo:

  Continua Depois da Publicidade  

Leve a água para ferver numa chaleira. Adicione o açafrão, diminua o fogo e deixe em infusão por 15 minutos. Desligue o fogo, coe o chá, adicione gengibre ralado e sirva. 

3. Receita de chá de açafrão com limão

Ingredientes:

  • 200 ml de água;
  • 1 colher de chá de açafrão-da-terra;
  • 1 limão espremido.

Modo de preparo:

Leve tudo ao fogo e deixe aquecer por 2 minutos. Abafe e sirva adoçado com mel. 

4. Receita de chá de açafrão cremoso

  • 2 colheres de chá de açafrão;
  • 2 colheres de sopa de leite de coco;
  • 1 colher de chá de gengibre ralado;
  • 1 pitada de pimenta do reino;
  • 2 xícaras de água;
  • 1 colher de chá de mel;
  • 1 colher de chá de canela em pó;
  • 1/2 colher de chá de essência de baunilha.

Modo de preparo:

Comece por ferver a água em uma panela, em seguida adicione gengibre e açafrão. Deixe ferver por alguns minutos. Então aqueça o leite de coco em outra panela, adicione pimenta, baunilha, canela e mel. Misture as duas preparações e sirva quente.

5. Receita de chá de açafrão com cravo

Ingredientes:

  • 2 colheres de chá de açafrão;
  • 1 colher de chá de leite de coco;
  • 1 colher de chá de canela em pó;
  • 1 pitada de cravo em pó;
  • 1 pitada de noz-moscada;
  • 2 xícaras de água;
  • 1 colher de chá de gengibre ralado;
  • 1 colher de chá de mel.

Modo de preparo:

Adicione na água o açafrão, cravo, noz-moscada, canela e gengibre e deixe cozinhar por 15 minutos. Adicione leite e mel e sirva.

Dicas

Muitas civilizações consomem o chá de açafrão todos os dias e muitos dizem que esse é o segredo da longevidade. Pode ser consumido diariamente, mas cuidado com excessos, pois se consumido em grandes quantidades pode ser tóxico ao organismo.

Pode ser adicionado mel, gengibre ou limão para dar mais sabor. Lembre-se sempre de consumir logo após o preparo, pois conservar para depois pode fazer com que a bebida perca suas propriedades principais. Você pode usar o açafrão em pó pronto ou a planta, no caso de ter em casa ou ter fácil acesso.

O que você achou dessas formas de como fazer chá de açafrão que separamos acima? Qual delas você pretende aderir para a sua dieta? Comente abaixo!

1 Estrela2 Estrelas3 Estrelas4 Estrelas5 Estrelas (155 votos, média: 4,26 de 5)
Loading...
Revisão Geral pela Dra. Patrícia Leite
  Continua Depois da Publicidade  


ARTIGOS RELACIONADOS

24 comentários

  1. Estou fazendo uso do chá de Açafrão.já tem 2 semanas, e tenho varizea inflamadas.
    Pois estavam bem alteradas, e tomo 2x ao dia
    de manhã ao acordar em jejum e à noite antes de deitar.
    Coloco 1 copo de geleia (o normal) e 1 colher de chá de Açafrão ..Tomo ele morno, sem adoçar..
    O resultado?!
    Ahhhh minhas varizes desinflamando..tds diminuíram

  2. Vou fazer a número um tenho pressão alta e não posso tomar gengibre

  3. dirceu domenes gonçalves

    Eu tomo meia colher de café com 200ml.agua com limão espremido todos os dia me sinto bem melhor

  4. Minha mãe tem artrite reumatoide. Ela tá fazendo uso todos os dias de manhã, só com um pouco de água morna. Graças a Deus está sendo um santo remédio.

  5. ESTOU COMEÇANDO A USA O AÇAFRÃO (CÚRCUMA ) – E QUERIA SABER SE ELE É BENÉFICO PARA ARTRITE, ESPORÃO, DORES NO JOELHO, NO TORNOZELO ETC;

Deixe uma resposta

Seu email não será publicado. Campos obrigatórios estão marcados *

*