Como fazer chá de alcachofra – Receita, benefícios e dicas

Especialista da área:
atualizado em 15/07/2021

A alcachofra é uma planta de origem europeia, encontrada em alguns supermercados no Brasil e conhecida por ser um alimento refinado utilizado na alta gastronomia. No Brasil é mais cultivada em São Paulo, Paraná e Rio Grande do Sul.

  Continua Depois da Publicidade  

A alcachofra lembra uma flor e tem uma aparência muito fácil de ser identificada. Pode ser preparada refogada, assada, como purê e até mesmo como chá, sendo esta última a melhor forma de se obter as propriedades naturais e benéficas da planta.

Aliás, você sabe quais são os seus benefícios para a saúde e boa forma? Confira abaixo e já aprenda como fazer chá de alcachofra. 

Benefícios do chá de alcachofra: para que serve?

chá de alcachofra

A planta é conhecida pelos seus poderes medicinais, principalmente no tratamento de doenças hepáticas. Trata-se de uma planta rica em vitamina A, B e C e minerais como cobre, iodo, enxofre, cálcio, ferro, potássio, zinco, sódio e manganês. Pode atuar como um tônico digestivo, melhorando os processos digestivos e tem ação diurética, ajudando na eliminação de toxinas e impurezas do organismo.

A alcachofra tem efeito depurativo, ajuda a prevenir e tratar problemas do fígado e tem um efeito laxativo, contribuindo para aliviar problemas de prisão de ventre por conta da presença de oligossacarídeos, carboidratos solúveis considerados como fibras dietéticas, que ajudam a evitar a constipação intestinal.

Além disso, pode contribuir para diminuir as taxas de colesterol ruim (LDL), a reduzir as taxas de glicemia no sangue, propriedade especialmente benéfica para os diabéticos, e também ajudar a controlar a pressão arterial, decorrente de seu efeito diurético.

Essa fruta também é rica em vitamina A, nutriente que melhora a saúde da visão e dos ossos. Graças às quantidades de vitaminas e sais minerais, bem como ferro, a planta ajuda a combater a anemia.

  Continua Depois da Publicidade  

Seu efeito detox ajuda a combater a retenção de líquidos e eliminar excessos e gordura do organismo, contribuindo para um efeito positivo no emagrecimento. Pode ser uma aliada na perda de peso, pois age principalmente na emulsificação e eliminação da gordura excedente, por conta do aumento na produção da bile, que atua na “quebra” das moléculas de gordura, reduzindo a sua absorção. Isso sem mencionar a baixa quantidade de calorias dessa fruta, em torno de 60 a 80 kcal apenas.

Como fazer chá de alcachofra

Veja a seguir a receita mais consumida de chá de alcachofra. Aprenda como fazer chá de alcachofra para ter o máximo em benefícios, sabor e propriedades.

Ingredientes:

  • 1 colher de sopa de folhas de alcachofra;
  • 1 xícara de chá de água.

Modo de preparo:

  1. Lave e fatie as folhas;
  2. Ferva a água, adicione as folhas e deixe ferver por mais 5 minutos;
  3. Desligue o fogo, abafe por 10 minutos, coe e sirva;
  4. Pode ser ingerida de duas a três vezes ao dia, preferencialmente antes das refeições principais.

Dicas

Gestantes e lactantes não devem fazer uso do chá de alcachofra, sob o risco de reduzir o volume de leite. Isso ocorre pois a cinaropicrina e a cinarase, compostos da flor, causam a coagulação do leite, diminuindo a sua produção. Além disso, consumi-lo em excesso pode causar enjoos e náuseas.

Pessoas que têm propensão a alergias ou possuam qualquer obstrução do ducto biliar também devem evitar o chá, bem como indivíduos com problemas na vesícula, hepatite e outros problemas no fígado.

  Continua Depois da Publicidade  

O que você achou desta receita de chá de alcachofra? Pretende fazer para aproveitar seus benefícios agora? Comente abaixo!

1 Estrela2 Estrelas3 Estrelas4 Estrelas5 Estrelas (44 votos, média 4,25)
Loading...
Sobre Dra. Patricia Leite

Dra. Patricia é Nutricionista - CRN-RJ 0510146-5. Ela é uma das mais conceituadas profissionais do país, sendo uma referência profissional em sua área e autora de artigos e vídeos de grande sucesso e reconhecimento. Tem pós-graduação em Nutrição pela Universidade Federal do Rio de Janeiro, é especialista em Nutrição Esportiva pela Universidad Miguel de Cervantes (España) e é também membro da International Society of Sports Nutrition.

Deixe um comentário

9 comentários em “Como fazer chá de alcachofra – Receita, benefícios e dicas”

  1. Tudo demais é veneno .
    Temos que usar as folhas medicinais de acordo com a quantidade ideal . E acho que vc deve ter exagerado ,por isso q fez efeito contrário

    Responder
  2. Olá, Gostaria de registrar a importância do consumo consciente do chá de alcachofra.
    Eu recebi diagnóstico de gordura no fígado e por indicação de amigos comecei a consumir o chá, um dia eu pensando em não desperdiçar a quantidade de chá que havia feito consumi cerca de 500ml e isso me levou a um estado de pressão arterial elevada 18×10, fiquei com a cabeça girando, sem conseguir me equilibrar e vomitando demais.

    O chá realmente tem efeitos positivos, porém MUITO CUIDADO com a quantidade.
    A melhor opção fazer uma dieta equilibrada, eliminar aquilo que sabemos que não é bom como refrigerantes, açucares e outros e praticar atividades físicas regularmente.

    Responder
    • Mais vc tem certeza que foi por causa do Chã da alcachofra. Porque ele regula até a pressão. Não faz aumentar como vc relata aqui. . Deve ter sido por outra coisa.

      Responder