Benefícios da alcachofra – Para que serve e receitas

Especialista da área:
atualizado em 20/02/2021

Apesar de pouco cultivada no Brasil, a alcachofra vem ganhando espaço em nossa cultura, principalmente pelos benefícios que ela pode trazer para a saúde.

  Continua Depois da Publicidade  

Entre os principais nutrientes encontrados na alcachofra, temos o ácido fólico, que é extremamente importante para grávidas, além das fibras alimentares e dos antioxidantes.

Então, vamos agora entender um pouco mais sobre os benefícios da alcachofra para a saúde e a boa forma, e também descobrir se ela ajuda a emagrecer, além de aprender a preparar algumas receitas com esse vegetal.

Origem da alcachofra

Alcachofra

A alcachofra é nativa da região mediterrânea, e tem um papel importante na base da culinária local. Mas atualmente podemos encontrar a alcachofra em toda a Europa, no Oriente Médio e nas Américas, embora ela seja pouco cultivada no Brasil.

A parte comestível da alcachofra são os gomos que se formam dentro do botão, antes que ele floresça totalmente, e ela precisa ser colhida antes que isso ocorra.

O “coração” da alcachofra, ou seja, a base dos botões é frequentemente considerada uma iguaria, já que é a parte mais saborosa da planta, além de ser a parte mais cara.

A alcachofra emagrece?

Por ser um alimento rico em fibras, a alcachofra pode ajudar no processo de emagrecimento, uma vez que ela contribui para um maior controle do apetite. Assim, ela reduz a ingestão calórica, e ainda auxilia no controle das taxas de colesterol e açúcar no sangue.

Além disso, o extrato de alcachofra pode servir como um diurético natural, ajudando a a evitar a retenção de líquidos.

Benefícios da alcachofra para a saúde

A alcachofra é bem conhecida desde a antiguidade e era explorada pelos antigos gregos e romanos, que defendiam seu consumo devido a suas propriedades medicinais.

Veja abaixo a composição de macronutrientes por porção de 100 g de alcachofra cozida e sem sal.

  Continua Depois da Publicidade  

ComponenteValor por 100 g
Calorias51 kcal
Carboidratos11,9 g
Proteína2,89 g
Gorduras0,34 g
Fibra alimentar5,7 g

Os demais nutrientes estão em uma tabela mais detalhada, ao final do artigo.

Vejamos a seguir como as propriedades da alcachofra podem trazer benefícios para saúde:

1. Auxilia na prevenção e tratamento de problemas digestivos

mulher com problemas digestivos

A alcachofra é rica em fibras solúveis e insolúveis, que ajudam a manter a regularidade dos movimentos intestinais e diminuem os sintomas de constipação.

Além disso, em casos de diarreia, as fibras atuam absorvendo o excesso de líquido e ajudando na formação do bolo fecal, sendo um bom tratamento auxiliar para o problema.

2. Reduz o colesterol

Esse é um dos benefícios da alcachofra mais desejados, e foi confirmado por diversos estudos, que demonstraram que a alcachofra não apenas diminui o colesterol ruim, o LDL, mas também reduz os níveis de triglicérides no sangue.

Assim, o consumo de alcachofra pode ajudar a reduzir a ocorrência de doenças cardiovasculares, além de contribuir no tratamento da síndrome metabólica.

3. Ajuda a reduzir a pressão sanguínea

Alimentos ricos em potássio, como bananas, batata doce, e, claro, alcachofras ajudam a manter um equilíbrio saudável de eletrólitos no corpo.

Desses eletrólitos, o principal é o potássio, que está associado a uma melhora da pressão arterial, uma vez que ele ajuda a manter a elasticidade dos vasos sanguíneos.

  Continua Depois da Publicidade  

Por isso, o consumo regular de alcachofra, desde que seja feito de forma moderada e com pouco sal, pode contribuir para o tratamento da hipertensão.

4. Ajuda a proteger o fígado

A esteatose hepática não alcóolica, comumente conhecida como gordura no fígado, é uma das doenças que mais atingem o órgão. Mas, apesar de comum, existem poucos medicamentos atualmente para tratar o problema.

Pensando nisso, pesquisadores iranianos testaram o efeito do extrato de alcachofra em pacientes com esse problema, e encontraram resultados promissores:

  • Redução das enzimas hepáticas;
  • Redução dos níveis de colesterol e triglicérides;
  • Melhora do aspecto do fígado (visto por ultrassom).

Assim, o uso da alcachofra pode vir a ser um novo tratamento para problemas hepáticos no futuro.

5. É rica em antioxidantes

Os antioxidantes são um dos principais meios de defesa do nosso corpo contra os efeitos dos radicais livres, que podem levar a muitas doenças, como:

  • Câncer: Os radicais livres, quando estão em grande quantidade em nosso corpo, danificam o DNA das células, e assim podem gerar mutações genéticas que dão origem a alguns tipos de câncer. Por isso, o consumo de antioxidantes pode ajudar a prevenir o desenvolvimento de alguns casos da doença;
  • Inflamações: Outro efeito dos antioxidantes é o controle das reações imunológicas, evitando exageros, como é visto nas doenças inflamatórias e autoimunes;
  • Envelhecimento da pele: Os radicais livres, assim como a radiação solar, agem de forma bastante visível na nossa pele, causando a redução da produção de colágeno e o aparecimento de rugas e marcas de expressão. Assim, o consumo de alimentos ricos em antioxidantes contribui para o aumento da produção de colágeno e ajuda a manter a pele com um aspecto mais jovem;
  • Doenças neurodegenerativas: Esse efeito vem sendo bastante pesquisado, uma vez que até o momento, não existem tratamentos efetivos para as doenças neurodegenerativas, como o Alzheimer e o Parkinson. E o que se vê nos estudos é que os antioxidantes ajudam a reduzir a neuro inflamação, além de proteger os neurônios contra os danos causados pelo estresse oxidativo.

6. Ajuda a curar a ressaca

mulher com ressaca

Como é um alimento rico em vitaminas e minerais, a alcachofra pode ajudar na melhora dos sintomas da ressaca, desde que seu consumo esteja aliado a uma boa hidratação. Além disso, seu efeito protetor do fígado também contribui para uma recuperação mais rápida.

Mas é importante lembrar que o consumo excessivo de álcool é extremamente prejudicial à saúde, e que não existem alimentos que combatam totalmente os danos causados por ele.

7. Ajuda a combater problemas congênitos

A alcachofra possui uma alta concentração de ácido fólico, e por isso é um vegetal incrivelmente útil na alimentação de mulheres grávidas ou que pretendem engravidar.

Isso se deve ao fato de o ácido fólico atuar na prevenção de defeitos do tubo neural durante o desenvolvimento fetal, evitando assim problemas no cérebro e coluna do bebê.

8. Auxilia na manutenção da saúde óssea

Alcachofra é um dos melhores alimentos para a obtenção de vitaminas e minerais, especialmente o magnésio, o fósforo e o manganês.

Estes minerais são essenciais na manutenção da saúde e da densidade óssea, reduzindo assim as chances de doenças como a osteoporose.

Além disso, o vegetal ainda contém vitamina K, que também participa do processo de formação dos ossos.

Receita de alcachofra gratinada

alcachofra gratinada

Ingredientes:

  • 2 flores de alcachofra;
  • 1 pacote de creme de leite;
  • 2 colheres de sopa de queijo ralado.

Modo de preparo:

  • Coloque todos os ingredientes fatiados numa assadeira;
  • Depois, tempere com sal e pimenta, acrescente o creme de leite e cubra com o queijo ralado;
  • Então, leve ao forno a 220 graus. Deixe assar até que esteja bem douradinho.

Receita de chá de alcachofra

Chá de alcachofra

Ingredientes:

  • 250 ml de água;
  • 5 g de folhas de alcachofra;
  • Açúcar ou mel a gosto.

Modo de preparo:

  • Aqueça a água, e desligue o fogo assim que levantar fervura;
  • Então, acrescente as folhas de alcachofra e deixe em infusão por cerca de 5 minutos;
  • Caso queira, adoce com mel ou açúcar.

Tabela nutricional

Porção de 100 g de alcachofra cozida e sem sal.

ComponenteValor por 100 g
Calorias51 kcal
Carboidratos11,9 g
Proteína2,89 g
Gorduras0,34 g
Fibra alimentar5,7 g
Gorduras saturadas0,08 g
Gorduras monoinsaturadas0,01 g
Gorduras poli-insaturadas0,14 g
Cálcio21 mg
Ferro0,61 mg
Sódio60 mg
Magnésio42 mg
Fósforo73 mg
Potássio286 mg
Zinco0,6 mg
Cobre0,23 mg
Selênio0,2 mcg
Alfa-tocoferol (Vitamina E)0,19 mg
Tiamina0,05 mg
Riboflavina0,09 mg
Niacina1,11 mg
Vitamina B60,08 mg
Vitamina C7,4 mg
Equivalente de folato89 mcg
Fonte: Tabela Brasileira de Composição de Alimentos (TACO)
Fontes e referências adicionais

O que achou dos benefícios da alcachofra? Irá inclui-la mais no seu cardápio diante de propriedades tão interessantes? Comente abaixo!

1 Estrela2 Estrelas3 Estrelas4 Estrelas5 Estrelas (71 votos, média 4,03)
Loading...
Sobre Dra. Patricia Leite

Dra. Patricia é Nutricionista - CRN-RJ 0510146-5. Ela é uma das mais conceituadas profissionais do país, sendo uma referência profissional em sua área e autora de artigos e vídeos de grande sucesso e reconhecimento. Tem pós-graduação em Nutrição pela Universidade Federal do Rio de Janeiro, é especialista em Nutrição Esportiva pela Universidad Miguel de Cervantes (España) e é também membro da International Society of Sports Nutrition.

  Continua Depois da Publicidade  

Deixe um comentário

17 comentários em “Benefícios da alcachofra – Para que serve e receitas”

  1. Excelente. Só que eu gostaria de de mais receitas. Ex. recheado empanadas, saladas e sobremesa. Obrigada

    Responder
  2. São muitos os benefícios.
    Eu tomo sempre o chá ( folhas secas).
    Gostaria de saber se estou me beneficiando de todos seus nutrientes por fazer infusão?

    Responder
  3. Gostaria de saber o comprimido de alcachofra pode tomar quantas vezes dia.gostei da alcachofra prq emagrece e regula a pressäo arterial.

    Responder
  4. Gostei muito em conhecer as propriedades da alcachofra. O chá tem o mesmo efeito das cápsulas?

    Responder
  5. Boa tarde!

    Gostei de ler sobre a alcachofra. Pelos benefícios que ela possui, será de grande valia para alguns sintomas que sinto.
    Obrigada

    Responder