Como Fazer Chá de Ameixa – Receita, Benefícios e Dicas

Especialista:
atualizado em 20/12/2019

A ameixa é uma fruta agradável, de sabor único e apreciada por muitas pessoas. Pode se apresentar na versão natural ou desidratada, muito utilizada em sobremesas ou pratos salgados no final do ano, acompanhando peru e outros alimentos.

Porém, você já ouviu falar no chá de ameixa? Pode ser uma excelente forma de obter todas as propriedades do alimento. A ameixa tem propriedades laxantes que ajudam no emagrecimento, tratando problemas intestinais como a prisão de ventre. Sendo assim, também ajuda a eliminar excessos e toxinas do organismo.

Vamos aprender abaixo como fazer chá de ameixa para o máximo em benefícios, aproveitando todas as propriedades da fruta para o seu organismo.

Benefícios do chá de ameixa: Para que serve?

A ameixa é rica em fibras, carboidratos, magnésio, sódio e potássio. A presença do sorbitol torna o chá de ameixa essencial para tratar problemas de prisão de ventre, pois tem poder laxativo. Além disso, o chá de ameixa ajuda a acelerar o metabolismo, combate a ansiedade, melhorando o humor devido à formação de serotonina (hormônio do bem estar), e ajuda também na eliminação de gases.

O chá ajuda no emagrecimento não só pela eliminação de excessos, mas também por causar sensação de saciedade e pela grande quantidade de vitaminas. Ajuda a diminuir o índice de glicemia no sangue, mantendo tudo sob controle e em pleno funcionamento no organismo.

Este chá é fonte de vitamina A e C, e dessa forma ele fortalece o sistema imunológico, ajuda a diminuir os níveis de mau colesterol, combate a anemia, arteriosclerose, bronquite, resfriado, tosse e rouquidão. A ameixa também é rica em vitamina C, que é responsável por aumentar a imunidade do corpo. Suas propriedades antioxidantes também fazem com que o corpo se livre dos radicais livres, o que contribui para um combate mais eficiente contra agentes invasores e doenças.

O chá de ameixa contém ainda a vitamina B6, que é especialmente importante para o funcionamento do sistema nervoso, facilitando assim a comunicação entre corpo e sistema nervoso.

Como fazer chá de ameixa – Receitas e como preparar

Se você quer se beneficiar dos efeitos laxativos e depurativos, bem como outras propriedades listadas acima, confira como fazer chá de ameixa em casa abaixo:

1. Receita de chá de ameixa

Ingredientes:

  • 3 ameixas pretas;
  • 1 xícara de chá de água.

Modo de preparo:

Retire as sementes das ameixas e leve as ameixas amassadas para hidratar na xícara com água de um dia para o outro. No dia seguinte, misture e leve para ferver numa panela. Espere esfriar e sirva coado. O ideal é ingerir em jejum.

2. Receita de chá de folhas ameixa

Ingredientes:

  • 2 colheres de sopa de folhas de ameixa;
  • 1 litro de água.

Modo de preparo:

Ferva um litro de água e acrescente as folhas de ameixa. Desligue assim que levantar fervura e deixe a panela tampada por cerca de dez minutos. Pode ser consumido duas vezes ao dia, antes das refeições.

3. Receita de chá de ameixa seca

Ingredientes:

  • 250 ml de água filtrada;
  • 3 ameixas secas.

Modo de preparo:

Em uma panela adicione água e ameixas secas e leve para ferver em fogo médio. Quando as frutas começarem as desmanchar, amasse, passe num coador e sirva. 

Dicas

Para soltar o intestino, é fundamental equilibrar o consumo do chá com o consumo de água, pois sem a quantidade de água necessária as fezes ficam acumuladas no organismo, provocando a prisão de ventre. Diferentemente da maioria dos outros chás, o chá de ameixa pode ser ingerido por bebês. Isso porque as propriedades são indicadas para crianças com prisão de ventre.

A única restrição é evitar dar o chá de ameixa para bebês menores de 6 meses, pois nessa fase, o ideal é o consumo exclusivo do leite materno. Pessoas com síndrome do intestino irritável devem evitar o consumo desse chá. Também não se deve consumir o chá em excesso, pois o efeito laxativo pode causar perda de sais minerais e nutrientes. Na dúvida, consulte um médico.

O que você achou dessas formas de como fazer chá de ameixa que separamos acima? Pretende tomar este chá para aproveitar os seus benefícios? Comente abaixo!

1 Estrela2 Estrelas3 Estrelas4 Estrelas5 Estrelas (26 votos, média: 3,96 de 5)
Loading...
Sobre Dra. Patricia Leite

Dra. Patricia é uma das nutricionistas mais conceituadas do país, sendo uma referência profissional em sua área e autora de artigos e vídeos de grande sucesso e reconhecimento. Tem pós-graduação em Nutrição pela Universidade Federal do Rio de Janeiro, é especialista em Nutrição Esportiva pela Universidad Miguel de Cervantes (España) e é também membro da International Society of Sports Nutrition. É ainda a nutricionista com mais inscritos no YouTube em português. Dra. Patricia Leite é a revisora geral de todo conteúdo desenvolvido pela equipe de redatores especializados do Mundo Boa Forma.

Deixe um comentário

6 comentários em “Como Fazer Chá de Ameixa – Receita, Benefícios e Dicas”

  1. Bom dia alguém pode me ajudar minha filha tá mas de 7 dias sem ir no banheiro faz força mas não consegui ela tem 3 anos o que eu faço o remédio que uma doutora receitou e lactolona e não resolve alguém me ajuda por favor

  2. Oi bom dia meu nome é Natália , minha filha não consegui ir no banheiro o chá deve ser feito sem o caroço da ameixa

  3. Isso é muito bom e realmente funciona com ja dito tem funções laxante então algumas pessoas podem ter poblema com isso mas o resultado excelente funciona mesmo meu peso anterior era de 87 kl
    Depois da experiência to pesando 72 e o bjetivo e chegar nos 64 kl e vamos la