A babosa é considerada uma planta medicinal utilizada por algumas civilizações como gregos e egípcios, que utilizam a planta para tratar acne, psoríase e hanseníase. A babosa possui propriedades benéficas para a saúde, até por isso muita gente consome como suco ou chá. Além disso, a babosa também é muito utilizada para tratamentos estéticos de beleza, para melhorar aparência da pele e cabelo.
A planta é composta por água, minerais, vitaminas, aminoácidos componentes vegetais ativos, polissacarídeos e glicosídeos.
Também conhecida como Aloe vera, a babosa já foi comprovada como importante para nutrir e otimizar a saúde do corpo. Dentre seus efeitos mais conhecidos, estão o potencial antitérmico, anestésico, anti-inflamatório e cicatrizante.
A babosa é fácil de ser encontrada, podendo ser plantada em casa e preparada com facilidade. O ideal é sempre priorizar o preparo da bebida orgânica, apesar de encontrar opções prontas para aquisição em supermercados. Acompanhe os principais benefícios e como fazer chá de babosa para melhores resultados para sua saúde, e comece já a integrar no seu cardápio.
Benefícios do Chá de Babosa: Para que Serve?
A babosa é uma planta que traz inúmeras propriedades para a saúde e beleza. Sabe-se que o chá de babosa pode ajudar a curar problemas digestivos, regulando intestino, inibindo acidez, prevenindo diarreia e aliviando as úlceras do estômago.
Muitas pessoas podem consumir o chá de babosa ou Aloe vera para tratar dores de reumatismo, enxaqueca e dores musculares. Tem potencial anti-inflamatório, que ajuda a aliviar dores e inflamações do corpo, tendo efeito parecido com a cortisona, mas sem os efeitos colaterais atrelados ao medicamento. Também tem efeito cicatrizante, principalmente quando seu gel é o utilizado sobre feridas e machucados.
A babosa fortalece a imunidade do corpo pelas suas ações anti-inflamatória e antiviral (inclusive inibindo a multiplicação do vírus da AIDS). Algumas pesquisas isoladas mostraram que os oligossacarídeos presentes na babosa ajudam a combater algumas células malignas. É importante lembrar que os princípios ativos se encontram no gel, e não na casca.
De forma bem resumida, é possível listar todos os benefícios da babosa: regularização dos índices de glicemia no corpo sendo ideal para diabéticos, redução da inflamação do corpo, equilíbrio dos níveis de colesterol e triglicérides, tratamento de úlceras e também síndrome do intestino irritável, doença celíaca (alergia ao glúten) e doença de Chron, aumento da imunidade do corpo, aumento da longevidade, diminui problemas de refluxos, acelera cura de queimaduras, melhora saúde bucal e da gengiva, reduz a chance de derrames e ataques cardíacos, melhora o trânsito intestinal, melhora a digestão, ajuda a eliminar pedras nos rins, aumenta a resistência física e protege corpo de estresse oxidativo.
- Veja também: Babosa emagrece?
Como fazer chá de babosa – Receita e como preparar
Veja a seguir as receitas mais consumidas de chá de babosa. Aprenda como fazer chá de babosa para o máximo em benefícios e sabor.
Como você pode perceber, muitos são os benefícios atrelados à babosa, além dos relacionados à beleza. Então aprenda como preparar e comece a fazer uso desse chá no seu dia a dia!
1. Receita de chá de babosa com limão
Ingredientes:
- 1 folha de babosa;
- 1 xícara de água;
- 2 colheres de sopa de limão.
Modo de preparo:
Lave bem a folha de babosa, faça cortes longitudinais com a faca e extraia o gel. Misture esse gel com água e leve para ferver. Quando ferver, desligue, adicione o limão e tampe. Deixe descansar por alguns minutos. Adoce com mel se quiser e sirva. O limão ajuda a disfarçar o gosto as vezes amargo da babosa.
2. Receita de chá de babosa com laranja
Ingredientes:
- gel de uma babosa;
- 1 xícara de água;
- suco de 1 laranjas.
Modo de preparo:
Extraia o gel da babosa e misture com água e suco de laranja. Leve para ferver em uma panela. Sirva quente e beba em seguida.
3. Receita de chá de babosa com gengibre
Ingredientes:
- 1 babosa lavada e picada em pedacinhos;
- 1 xícara de água;
- 1 colher de sobremesa de gengibre.
Modo de preparo:
Leve todos os ingredientes ao fogo baixo e deixe ferver. Adoce com mel e sirva. O gengibre dá mais sabor ao chá. Se quiser adoce com mel.
Dicas
A babosa, quando extraída adequadamente, praticamente não tem gosto, e portanto pode ser combinada com uma grande variedade de chás e até mesmo sucos, vitaminas e shakes, no caso de preferir uma bebida gelada. Para extrair bem o gel da planta, você deve abrir com ajuda de uma faca e com uma colher de sopa extrair todo seu conteúdo. O ideal é conservar a folha em geladeira depois de colhida. O gel colhido pode ser congelado e guardado por até seis meses.
A indústria cosmética utiliza muito o Aloe vera na criação de seus produtos. Se você quiser fazer uso das vantagens da planta para a aparência, você pode utilizá-la para prevenir rugas, eliminar acne, diminuir caspas, combater a pele ressecada e flácida e tratar cortes, feridas e também manchas de pele. No cabelo, além de combater a caspa, ela diminui a oleosidade.
Sobre as contraindicações da planta, sabe-se que seu excesso pode levar a problemas gastrointestinais como cólica e diarreia. Não deve ser consumida por mulheres grávidas, pois pode induzir ao aborto natural, e nem mulheres lactantes, pois pode deixar o leite amargo. O gel pode ser consumido por qualquer pessoa, inclusive crianças. Pessoas alérgicas a Aloe vera devem evitar o contato com a planta.
Sempre empreguei a babosa em várias receitas medicinais. Como babosa com limão, babosa com meu de abelha,etc.quero aprender outras utilidades da mesma.
Muito informativa e resolveu meu entendimento. Vou usufruir destas informações com agradecimento profundo.