Como Fazer Chá de Babosa – Receita, Benefícios e Dicas

Especialista:
atualizado em 20/12/2019

A babosa é considerada uma planta medicinal utilizada por algumas civilizações como gregos e egípcios, que utilizam a planta para tratar acne, psoríase e hanseníase. A babosa possui propriedades benéficas para a saúde, até por isso muita gente consome como suco ou chá. Além disso, a babosa também é muito utilizada para tratamentos estéticos de beleza, para melhorar aparência da pele e cabelo.

A planta é composta por água, minerais, vitaminas, aminoácidos componentes vegetais ativos, polissacarídeos e glicosídeos.

Também conhecida como Aloe vera, a babosa já foi comprovada como importante para nutrir e otimizar a saúde do corpo. Dentre seus efeitos mais conhecidos, estão o potencial antitérmico, anestésico, anti-inflamatório e cicatrizante.

A babosa é fácil de ser encontrada, podendo ser plantada em casa e preparada com facilidade. O ideal é sempre priorizar o preparo da bebida orgânica, apesar de encontrar opções prontas para aquisição em supermercados. Acompanhe os principais benefícios e como fazer chá de babosa para melhores resultados para sua saúde, e comece já a integrar no seu cardápio.

Benefícios do Chá de Babosa: Para que Serve?

A babosa é uma planta que traz inúmeras propriedades para a saúde e beleza. Sabe-se que o chá de babosa pode ajudar a curar problemas digestivos, regulando intestino, inibindo acidez, prevenindo diarreia e aliviando as úlceras do estômago.

Muitas pessoas podem consumir o chá de babosa ou Aloe vera para tratar dores de reumatismo, enxaqueca e dores musculares. Tem potencial anti-inflamatório, que ajuda a aliviar dores e inflamações do corpo, tendo efeito parecido com a cortisona, mas sem os efeitos colaterais atrelados ao medicamento. Também tem efeito cicatrizante, principalmente quando seu gel é o utilizado sobre feridas e machucados.

A babosa fortalece a imunidade do corpo pelas suas ações anti-inflamatória e antiviral (inclusive inibindo a multiplicação do vírus da AIDS). Algumas pesquisas isoladas mostraram que os oligossacarídeos presentes na babosa ajudam a combater algumas células malignas. É importante lembrar que os princípios ativos se encontram no gel, e não na casca.

De forma bem resumida, é possível listar todos os benefícios da babosa: regularização dos índices de glicemia no corpo sendo ideal para diabéticos, redução da inflamação do corpo, equilíbrio dos níveis de colesterol e triglicérides, tratamento de úlceras e também síndrome do intestino irritável, doença celíaca (alergia ao glúten) e doença de Chron, aumento da imunidade do corpo, aumento da longevidade, diminui problemas de refluxos, acelera cura de queimaduras, melhora saúde bucal e da gengiva, reduz a chance de derrames e ataques cardíacos, melhora o trânsito intestinal, melhora a digestão, ajuda a eliminar pedras nos rins, aumenta a resistência física e protege corpo de estresse oxidativo.

Como fazer chá de babosa – Receita e como preparar

Veja a seguir as receitas mais consumidas de chá de babosa. Aprenda como fazer chá de babosa para o máximo em benefícios e sabor.

Como você pode perceber, muitos são os benefícios atrelados à babosa, além dos relacionados à beleza. Então aprenda como preparar e comece a fazer uso desse chá no seu dia a dia!

1. Receita de chá de babosa com limão

Ingredientes:

  • 1 folha de babosa;
  • 1 xícara de água;
  • 2 colheres de sopa de limão.

Modo de preparo:

Lave bem a folha de babosa, faça cortes longitudinais com a faca e extraia o gel. Misture esse gel com água e leve para ferver. Quando ferver, desligue, adicione o limão e tampe. Deixe descansar por alguns minutos. Adoce com mel se quiser e sirva. O limão ajuda a disfarçar o gosto as vezes amargo da babosa.

2. Receita de chá de babosa com laranja

Ingredientes:

  • gel de uma babosa;
  • 1 xícara de água;
  • suco de 1 laranjas.

Modo de preparo:

Extraia o gel da babosa e misture com água e suco de laranja. Leve para ferver em uma panela. Sirva quente e beba em seguida.

3. Receita de chá de babosa com gengibre

Ingredientes:

  • 1 babosa lavada e picada em pedacinhos;
  • 1 xícara de água;
  • 1 colher de sobremesa de gengibre.

Modo de preparo:

Leve todos os ingredientes ao fogo baixo e deixe ferver. Adoce com mel e sirva. O gengibre dá mais sabor ao chá. Se quiser adoce com mel.

Dicas

A babosa, quando extraída adequadamente, praticamente não tem gosto, e portanto pode ser combinada com uma grande variedade de chás e até mesmo sucos, vitaminas e shakes, no caso de preferir uma bebida gelada. Para extrair bem o gel da planta, você deve abrir com ajuda de uma faca e com uma colher de sopa extrair todo seu conteúdo. O ideal é conservar a folha em geladeira depois de colhida. O gel colhido pode ser congelado e guardado por até seis meses.

A indústria cosmética utiliza muito o Aloe vera na criação de seus produtos. Se você quiser fazer uso das vantagens da planta para a aparência, você pode utilizá-la para prevenir rugas, eliminar acne, diminuir caspas, combater a pele ressecada e flácida e tratar cortes, feridas e também manchas de pele. No cabelo, além de combater a caspa, ela diminui a oleosidade.

Sobre as contraindicações da planta, sabe-se que seu excesso pode levar a problemas gastrointestinais como cólica e diarreia. Não deve ser consumida por mulheres grávidas, pois pode induzir ao aborto natural, e nem mulheres lactantes, pois pode deixar o leite amargo. O gel pode ser consumido por qualquer pessoa, inclusive crianças. Pessoas alérgicas a Aloe vera devem evitar o contato com a planta.

O que você achou dessas formas de como fazer chá de babosa? Pretende incluí-lo em sua dieta para aproveitar os benefícios? Comente abaixo!

1 Estrela2 Estrelas3 Estrelas4 Estrelas5 Estrelas (65 votos, média: 4,32 de 5)
Loading...
Sobre Dra. Patricia Leite

Dra. Patricia é Nutricionista - CRN-RJ 0510146-5. Ela é uma das mais conceituadas profissionais do país, sendo uma referência profissional em sua área e autora de artigos e vídeos de grande sucesso e reconhecimento. Tem pós-graduação em Nutrição pela Universidade Federal do Rio de Janeiro, é especialista em Nutrição Esportiva pela Universidad Miguel de Cervantes (España) e é também membro da International Society of Sports Nutrition. É ainda a nutricionista com mais inscritos no YouTube em português. Dra. Patricia Leite é a revisora geral de todo conteúdo desenvolvido pela equipe de redatores especializados do Mundo Boa Forma.

Deixe um comentário

16 comentários em “Como Fazer Chá de Babosa – Receita, Benefícios e Dicas”

  1. Pelo que eu vi, se aquecer a babosa com o líquido amarelo que sai dela pode dar câncer, mas se consumida crua parece que não.

  2. gostei de tudo que se fala
    sobre a babosa e
    adorei vou usa
    o meu remédio para me cura
    vai a babosa muito obrigadas
    por me fala sobre a babosa

  3. Gostei tanto da abordagem a cerca da planta, deu-me vontade de fazer o uso deste rico chá. Grato pela informação.

  4. Gostaria de saber quais as proriedades do pó cor de canela, vendido em casas de produtos naturais, como chá de babosa .
    Gostaria de receber por email a resposta
    .
    Grata Célia Regina

  5. gostei de consultar o vossa pagina sobre os benefícios da aloé vera e como fazer o chá,eu já faço o chá há muito tempo,mas tenho feito há minha maneira,retiro toda a gelei de uma folha grande e ponho a ferver num litro de agua deixo repousar 5 minutos e depois adiciono o sumo de um limão,ponho num jarro de vidro e vou bebendo ó deitar e de manhã em jejum.obrigado pela vossa ajuda