Como Fazer Chá de Capim Cidreira – Receita, Benefícios e Dicas

Especialista:
atualizado em 20/12/2019

O chá de capim cidreira é um chá popularmente conhecido por ajudar a melhorar a qualidade do sono. Muitas pessoas podem tomar esse chá ou outros para ajudar a dormir, mas obviamente não é só isso que o chá de capim cidreira fornece de benefícios.

O chá de capim cidreira age no organismo prevenindo uma série de doenças, ainda mais quando misturado com outras ervas também potencialmente benéficas. O capim cidreira é uma planta robusta com folhas que lembram lâminas, pode chegar até um metro de altura e tem origem asiática, porém é cultivada no Brasil e facilmente encontrada por aqui.

Possui um aroma agradável que lembra o perfume do limão e as folhas costumam ser utilizadas para o preparo de chás. Também pode ser chamada de capim-limão, capim-santo, capim-cheiroso, dependendo da região. Além dos chás, a planta pode ser utilizada no preparo de pratos, principalmente na finalização e empratamento para melhorar a decoração e aroma do prato. Na indústria cosmética, também é utilizada como óleo essencial.

Confira alguns benefícios da bebida e como fazer chá de capim cidreira para aproveitar ao máximo suas propriedades para a saúde e boa forma, bem como algumas dicas abaixo!

Índice deste artigo:

Para que serve?

Os benefícios do chá de capim cidreira são muitos. Quando se fala em efeitos terapêuticos, vale lembrar que o capim cidreira tem efeito calmante, analgésico, bactericida, antidepressivo, diurético, digestivo, expectorante, relaxante e desintoxicante.

Isso significa que o chá de capim-cidreira pode ajudar a combater a depressão, crises de ansiedade, insônia, estresse, bem como livrar o organismo de toxinas e excessos. Ajuda no combate de doenças inflamatórias como reumatismo, inflamação dos rins e problemas no fígado. Também atua diretamente no corpo gerando relaxamento muscular.

Uma função bastante conhecida do chá de capim-cidreira é a melhora do funcionamento do aparelho digestivo e a ajuda na eliminação de gases, por isso é indicado seu consumo após as refeições. Seu poder antitérmico também é ideal para combater sintomas de gripes fortes ou outras doenças que trazem a febre.

Como preparar?

Quer saber como fazer chá de capim cidreira? Se você quer se beneficiar dessas propriedades do chá de capim cidreira, acompanhe como preparar esse delicioso chá abaixo.

1. Receita de chá de capim cidreira

Ingredientes:

  • 1 colher de chá de folhas de capim-cidreira picadas;
  • 1 xícara de água.

Modo de preparo:

Ferva a água coloque na xícara, despeje as folhas picadas e tampe. Deixe em infusão por 15 minutos. Coe e sirva. Pode ser ingerido sem adoçar ou com mel

2. Receita de chá de capim cidreira com limão

Ingredientes:

  • 5 colheres de sopa da planta seca;
  • 1 litro de água;
  • 1 limão espremido.

Modo de preparo:

Ferva a água, desligue o fogo. Então adicione as folhas secas da planta e deixe tampado por 20 minutos. Coe e beba 3 vezes ao dia.

3. Receita de chá de capim cidreira com folhas frescas

Ingredientes:

  • 1 litro de água;
  • 20 folhas frescas;
  • mel a gosto.

Modo de preparo:

Leve a água para ferver, assim que ferver, desligue, adicione as folhas lavadas e deixe tampado por 15 a 20 minutos. Coe e sirva com mel a gosto.

Dicas

As folhas de capim cidreira podem ser encontradas em lojas de produtos naturais com facilidade e até mesmo alguns mercados e hortifrutis. Apenas lembre-se de tomar cuidado ao escolher, pois a capim cidreira é diferente da erva-cidreira. Na dúvida, peça orientação e consultoria de um vendedor especializado.

Deve-se ter certo cuidado com o consumo, pois o excesso pode levar a problemas de gastrite e azia. Não pode ser consumido por gestantes, pois pode ter efeito abortivo em doses concentradas. Não consumir o chá de capim cidreira junto com medicamentos com propriedades sedativas ou calmantes. Na dúvida, entre em contato com seu médico/nutricionista para um melhor aproveitamento do chá.

Uma curiosidade é que a planta pode ser utilizada como compressa para acalmar a pele e relaxar. Deve-se ter especial cuidado, pois aplicar a planta e depois sair ao sol pode causar manchas na pele. Também é utilizada na indústria cosmética para limpeza da pele, eliminação de cravos e espinhas e máscaras faciais.

O que você achou dessas formas de como fazer chá de capim cidreira que separamos acima? Pretende fazer alguma receita para aproveitar melhor os benefícios dessa planta? Comente abaixo.

1 Estrela2 Estrelas3 Estrelas4 Estrelas5 Estrelas (86 votos, média: 4,17 de 5)
Loading...
Sobre Dra. Patricia Leite

Dra. Patricia é uma das nutricionistas mais conceituadas do país, sendo uma referência profissional em sua área e autora de artigos e vídeos de grande sucesso e reconhecimento. Tem pós-graduação em Nutrição pela Universidade Federal do Rio de Janeiro, é especialista em Nutrição Esportiva pela Universidad Miguel de Cervantes (España) e é também membro da International Society of Sports Nutrition. É ainda a nutricionista com mais inscritos no YouTube em português. Dra. Patricia Leite é a revisora geral de todo conteúdo desenvolvido pela equipe de redatores especializados do Mundo Boa Forma.

Deixe um comentário

15 comentários em “Como Fazer Chá de Capim Cidreira – Receita, Benefícios e Dicas”

      • Faz sim, só não sei se atua sobre os hormônios porque procuro consumir quando estou com muito calor, quando também está calor. Mas vale a pena porque além de baixar a temperatura deixa a pele bem bonita. Mas a febre das crianças eu sei que baixa porque usei para tratar os meus três filhos. É imediato.

  1. Muito bom, eu não sabia que esse chá tinha tantos benefícios, sempre utilizei somente para me ajudar a dormir, Muito Obrigado pelas Dicas.

  2. Capim cidreira muito bom para a Labirintite
    Receita peguei as folhas verdes ou secas coloque no liquidificador e um litro de água mais ou menos uns 6 colheres da folha bata bem coe exorema uma gotas de limão adoce a gosto beba gelado 4 vezes ao dia

  3. xó faltou especificar em que momento coloca-se o limão na receita de capim cidreira com limão, a receita número 2

  4. É um ótimo chá para quem está com crises de ansiedade, sintomas de depressão e insonia, falo isso por experiência própria, quando faço o uso deste chá tenho muito sono, é realmente muito relaxante.