Como Fazer Chá de Graviola – Receita, Benefícios e Dicas

atualizado em

O chá de graviola pode não ser o chá mais comumente preparado, mas pode trazer vários benefícios, preparado geralmente com as folhas. A graviola é originária das Antilhas, mas pode ser facilmente encontrada em algumas regiões do Brasil, como no Norte e Nordeste. Trata-se de uma fruta rica em vitaminas e nutrientes e que pode ajudar a combater uma série de doenças. Você quer saber quais os benefícios e como fazer chá de graviola? Leia abaixo.

Para que serve?

Os benefícios do chá de graviola estão relacionados ao combate de doenças como artrite, asma, catarro, cólica, diabetes, diarreia, depressão, hipertensão, problemas inflamatórios, insônia, verme, reumatismo, gastrite e úlcera, obesidade, prisão de ventre, doenças hepáticas, enxaqueca, gripe, colesterol alto, nevralgia, câncer e ainda ajuda no processo de emagrecimento.

Muitas pessoas preparam esse chá para obter um alívio de uma dessas condições citadas acima. Mas, o principal motivo que têm feito às pessoas buscarem aprender como fazer chá de graviola e consumi-lo é seu potencial anticancerígeno. Pesquisas na área mostraram que as folhas de graviola combatem células cancerígenas, que ocorrem devido ao princípio ativo acepitamina. Os testes mostraram resultados em animais, mas não há nada concreto sobre isso em humanos.

A graviola é rica em carboidratos, vitamina C, B1, B2 e compostos bioativos. As folhas da graviola, assim como a fruta, também possuem propriedades diuréticas, eliminando várias toxinas do corpo pela urina e diminuindo a retenção de líquidos pelo corpo. O chá pode ser usado com expectorante, sedativo, anti-inflamatório, adstringente e antiespasmódico.

Como preparar?

Quer saber como fazer chá de graviola? Como você viu, o chá de graviola pode trazer alguns benefícios para a saúde e para o emagrecimento, portanto se você quer se beneficiar dessas propriedades, confira como fazer chá de graviola abaixo.

  Continua Depois da Publicidade  

1. Receita de chá de graviola

Ingredientes:

  • 6 folhas de graviola;
  • 1 litro de água.

Modo de preparo:

Ferva a água, desligue, coloque as folhas de graviola. Tampe e deixe descansar por 15 minutos. Coe e sirva em seguida sem adoçar de preferência. 

  Continua Depois da Publicidade  

2. Receita de chá de graviola com folhas secas

Ingredientes:

  • 10 gramas de folhas de graviola;
  • 1 xícara de chá de água.

Modo de preparo:

Deixe as folhas no sol desidratando ou leve ao forno por 5 minutos. Espere esfriar e depois triture com as mãos. Ferva a água e coloque as folhas trituradas, deixe descansar por 10 minutos, coe e sirva.

Dicas

Existem algumas contraindicações para o consumo desse chá. Por exemplo, pessoas com pressão baixa devem evitar o consumo, bem como grávidas e mulheres em fase de amamentação. Pessoas com caxumba, ferimentos na boca e afta também devem evitá-lo, pois a bebida é ácida e pode causar dor. Evite consumir em excesso, pois também pode causar náuseas e vômitos. Em caso de dúvida, consulte seu médico.

  Continua Depois da Publicidade  

O que você achou dessas formas de como fazer chá de graviola que separamos acima? Pretende aprender para aproveitar os benefícios dessa bebida? Comente abaixo!

Foi útil?
1 Estrela2 Estrelas3 Estrelas4 Estrelas5 Estrelas
Loading...
Sobre Dra. Patricia Leite

Dra. Patricia é Nutricionista - CRN-RJ 0510146-5. Ela é uma das mais conceituadas profissionais do país, sendo uma referência profissional em sua área e autora de artigos e vídeos de grande sucesso e reconhecimento. Tem pós-graduação em Nutrição pela Universidade Federal do Rio de Janeiro, é especialista em Nutrição Esportiva pela Universidad Miguel de Cervantes (España) e é também membro da International Society of Sports Nutrition.

Deixe um comentário

31 comentários em “Como Fazer Chá de Graviola – Receita, Benefícios e Dicas”