Como Fazer Chá de Laranja – Receita, Benefícios e Dicas

Especialista:
atualizado em 20/12/2019

É difícil você encontrar uma fruta tão versátil e tão adorada quanto a laranja. Com seu sabor cítrico inconfundível, refrescante e delicioso, a fruta é encontrada em várias partes do mundo, e no Brasil ela é abundante em qualquer estado.

Além de ser consumida ao natural, ela pode ser usada para preparo de sucos, bolos, tortas, salada de frutas, molhos para acompanhamento de carne, como aroma para diversas sobremesas, raspas e etc. Uma forma bastante conhecida de consumo, principalmente nas estações mais frias do ano, é o preparo do chá de laranja.

A fruta é conhecida pela grande quantidade de vitamina C, que ajuda a combater resfriados, gripes, infecções e a aumentar a imunidade do corpo. Também é rica em betacaroteno, cálcio e potássio. Saiba outras propriedades e benefícios dessa fruta e comece a fazer uso até mesmo das cascas para a saúde do seu corpo, aprendendo como fazer chá de laranja para melhores resultados.

Benefícios do chá de laranja: para que serve?

É indicado para tratamento de artrite, problemas de intestino preso, pressão alta, febre, fraqueza, úlceras e pedras nos rins. Já é notório o fato de que a laranja ajuda a aumentar a imunidade do corpo, livrando o corpo de infecções virais e bacterianas, resfriados e gripe, mas também pode ajudar na cicatrização.

Apesar de alguns benefícios serem mais conhecidos do que outros, a lista se estende aos benefícios na digestão, devido à presença de fitonutrientes e flavonoides, o que ajuda a combater a acidez do estômago, a melhorar azia, diarreia e gases.

Por ser antioxidante, a fruta está também relacionada ao combate ao envelhecimento precoce. Contém substâncias responsáveis por diminuir o colesterol ruim e ao mesmo tempo melhorar a quantidade do colesterol bom, HDL.

É ideal para a saúde da pele, pois ajuda a proteger o corpo de raios solares. Isso se deve à presença do d-limoneno, uma substância que funciona como um protetor solar natural. A presença de polifenois ajuda a diminuir os níveis de estresse e a trazer mais tranquilidade, combatendo também depressão, casos de histeria, ansiedade e ataques de nervosismo. O chá de laranja também pode ajudar a eliminar a retenção de líquido, reduzindo inchaços.

Como fazer chá de laranja – Receitas e como preparar

Veja a seguir as receitas mais consumidas de chá de laranja. Aprenda como fazer chá de laranja para o máximo em benefícios, sabor e propriedades.

A laranja é uma fruta que vai muito bem com maçã, canela, gengibre, cravo e, por este motivo, existem algumas variações da receita que você encontra abaixo. Prepare aquela que mais agradar seu paladar.

O chá pode ser feito com as folhas da laranjeira, com o bagaço ou com a casca (mais tradicional). Nunca despreze as cascas. No caso de preparar alguma receita que não utiliza as cascas, guarde-as para preparar o chá.

1. Receita de chá de casca de laranja

Ingredientes:

  • casca de 6 laranjas com bagaço;
  • 2 litros de água.

Modo de preparo:

Misture os dois ingredientes em uma panela e leve para ferver. Quando começar a ferver conte meia hora, desligue, deixe descansar até amornar, coe e sirva.

2. Receita de chá de laranja com gengibre e canela

Ingredientes:

  • gengibre em fatias sem casca;
  • canela em pau;
  • cravo da índia;
  • casca de uma laranja;
  • 1 xícara de água.

Modo de preparo:

Use somente a casca da laranja devidamente lavada. Leve todos os ingredientes em uma panela com água e deixe ferver. Quando chegar nesse ponto de fervura apague o fogo, retire a casca da laranja e sirva coado e adoçado com mel. 

3. Receita de chá de folha de laranja

Ingredientes:

  • 2 colheres de sopa de folhas de laranjeira;
  • 1 xícara de água;
  • mel a gosto.

Modo de preparo:

Pique as folhas lavadas e leve em uma panela com a água. Deixe ferver. Coe, adoce com mel e sirva morno. 

4. Receita de chá de laranja com limão

Ingredientes:

  • 1 xícara de chá de água;
  • casca de 1 limão;
  • casca de 4 laranjas;
  • pitada de canela.

Modo de preparo:

Leve todos os ingredientes ao fogo baixo por cerca de 5 minutos. Retire as cascas ao final e sirva. Se precisar adoce com mel ou adoçante. 

5. Receita de chá de laranja com maçã

Ingredientes:

  • casca de 1 laranja;
  • 1 litro de água;
  • 3 maçãs com casca picadas e sem sementes.

Modo de preparo:

Leve tudo ao fogo até começar a ferver, então conte 5 minutos, retire do fogo e deixe descansar tampado por mais 5. Coe e sirva quente ou morno. 

Dicas

Importante lavar bem as cascas para uso no chá. Ele pode ser preparado com a casca fresca ou seca ao sol, de qualquer forma, as propriedades são preservadas. Pode ser ingerida três vezes ao dia. Procure adquirir as laranjas orgânicas, livre de agrotóxicos em feiras ou locais confiáveis. Se quiser cortar um pouco da acidez, adoce com mel.

O que você achou dessas formas de como fazer chá de laranja que separamos acima? Pretende utilizar alguma em sua dieta? Comente abaixo!

1 Estrela2 Estrelas3 Estrelas4 Estrelas5 Estrelas (38 votos, média: 4,05 de 5)
Loading...
Sobre Dra. Patricia Leite

Dra. Patricia é Nutricionista - CRN-RJ 0510146-5. Ela é uma das mais conceituadas profissionais do país, sendo uma referência profissional em sua área e autora de artigos e vídeos de grande sucesso e reconhecimento. Tem pós-graduação em Nutrição pela Universidade Federal do Rio de Janeiro, é especialista em Nutrição Esportiva pela Universidad Miguel de Cervantes (España) e é também membro da International Society of Sports Nutrition. É ainda a nutricionista com mais inscritos no YouTube em português. Dra. Patricia Leite é a revisora geral de todo conteúdo desenvolvido pela equipe de redatores especializados do Mundo Boa Forma.

Deixe um comentário

6 comentários em “Como Fazer Chá de Laranja – Receita, Benefícios e Dicas”

  1. O que deixa amargo é o bagaço. Eu faço da folha com a casca bem fininha. Pode até ralar. Putra coisa, laranja com canela naonfaz sentido pq a laranja é calmante e a canela excitante. Pode ser gostoso mas dependendo da intenção cortaria o efeito

  2. Como fazer chá com a casca da laranja se ela amarga e estraga o chá, ou esse amargo é normal?

  3. Eu faço uso diariamente de chá de casca de laranja Bahia ,como uma laranja ao dia e uso a casca para fazer o chá + gengibre + canela em casca….faz muito bem o cheiro é agradável e o sabor maravilhoso,estou certa que ajuda muito na imunidade…não pego gripe a anos!

  4. Só comentários excelentes encontro nestas postagem, q Deus continue a iluminar a todos vcs a continuarem com esta prestação de benefícios principalmente à queles que não podem adquirir/pagar por medicamentos e consulta(s) médicas. Agradeço e solicito que continue a nos ajudar cada vez mais e com a mesma dedicação.

    Agradeço a vcs e parabenizo pelo carinho e vontade de ajudar seus semelhantes.
    Obrigado…………………………………………

    Dentro das possibilidades gostaria de receber algo sobre o tratamento do fígado, (em especial).

    ADAUTO FONSECA HENRIQUE