Como Fazer Chá de Limão – Receita e Dicas!

Especialista:
atualizado em 17/07/2020

Auxílio à digestão, combate à retenção de líquido e aliado contra o mau hálito: conheça como fazer chá de limão e veja mais dicas!

O limão é uma fruta ácida usada no preparo de sucos e como tempero de carnes, por seu sabor peculiar e extremamente refrescante. O limão é utilizado ainda para receitas de sobremesas como mousses light, bolos, tortas e outras delícias.

O chá de limão é outra bebida muito preparada, pois traz benefícios para a saúde: atua como desintoxicante e ajuda no combate ao envelhecimento precoce.

Receita: veja como fazer chá de limão!

Ingredientes:

  • 1 litro de água;
  • Casca de 2 limões;
  • Suco de 2 limões;
  • Mel a gosto.

Modo de preparo:

Coloque a água para ferver em uma panela. Adicione a casca dos dois limões e deixe ferver por 15 minutos. Então, ao desligar o fogo, acrescente o suco de limão. Nunca deixe o suco de limão ferver para não amargar. Adoce com mel a gosto.

Dicas

Prepare o chá e beba na hora para não perder suas propriedades. Este chá pode ser consumido três vezes ao dia: uma pela manhã em jejum ao acordar, outra depois do almoço e outra depois do jantar.

Você pode adicionar gengibre, cravo ou alho para aumentar o sabor. O mel é opcional, mas como se trata de uma bebida azeda, recomenda-se utilizar, mas sem exagerar. Evite usar açúcar refinado ou adoçante artificial.

Benefícios do chá de limão

Vamos conferir para que serve o chá de limão em nossa saúde? Estes são os principais benefícios da bebida:

  1. Auxílio à digestão dos alimentos, principalmente depois de refeições pesadas, quando há mal-estar e gases;
  2. Propriedades antissépticas;
  3. Combate a retenção de líquido;
  4. Ajuda na eliminação de toxinas;
  5. Auxílio à melhora da defesa do organismo;
  6. Combate mau hálito;
  7. Ajuda na perda de peso;
  8. Auxílio à regulação da pressão arterial.

Sabe-se também que o limão é frequentemente utilizado na aromaterapia para tratamentos medicinais e psicológicos devido ao seu efeito relaxante. Além disso, devido ao efeito desintoxicante, acredita-se que o limão elimina toxinas do sangue e energiza a mente, clareando seus pensamentos e memória. A grande quantidade de antioxidantes previne doenças como o câncer e outras relacionadas ao envelhecimento das células, além de manter uma aparência mais jovem por mais tempo.

Aproveite e confira o vídeo da nossa nutricionista falando sobre os benefícios do limão que podem ser aproveitados com o chá:

Gostou das dicas?

Você já sabia como fazer chá de limão? Como costuma utilizar a fruta em sua cozinha no dia a dia? Comente abaixo.

1 Estrela2 Estrelas3 Estrelas4 Estrelas5 Estrelas (42 votos, média: 3,55 de 5)
Loading...
Sobre Dra. Patricia Leite

Dra. Patricia é uma das nutricionistas mais conceituadas do país, sendo uma referência profissional em sua área e autora de artigos e vídeos de grande sucesso e reconhecimento. Tem pós-graduação em Nutrição pela Universidade Federal do Rio de Janeiro, é especialista em Nutrição Esportiva pela Universidad Miguel de Cervantes (España) e é também membro da International Society of Sports Nutrition. É ainda a nutricionista com mais inscritos no YouTube em português. Dra. Patricia Leite é a revisora geral de todo conteúdo desenvolvido pela equipe de redatores especializados do Mundo Boa Forma.

Deixe um comentário

11 comentários em “Como Fazer Chá de Limão – Receita e Dicas!”

  1. Ola muito bom o artigo como não tenho aquele espremedor de limão e laranja faço na mão mesmo e geralmente fervo o restante no caso a casca com as poupa, mais acaba ficando amargo será que a poupa que armarga o chá ou é casca aguardo retorno……

  2. Fervo a água… Em uma xícara ponho o limão com casca cortado em quatro e vou acrescentando a água fervida … abafo com um pires sob a xícara e vou espremendo o limão com um garfo … reponho a água fervente por várias vezes até desaparecer o sabor do limão…
    Me sinto muito bem … mente clara e corpo energizado …Maravilha de benefícios …

    • Fica a seu critério, confira se não há nada de errado com o ingrediente ou preparo, se sim, teste com um novo.

  3. Fervo a água e acrescento o suco do limão, sem açúcar. Fica numa temperatura possível de beber, acima da morna, por que acrescento água em temperatura natural, se necessário.