Chá de maracujá

Como Fazer Chá de Maracujá – Receita, Benefícios e Dicas

Veremos abaixo como fazer chá de maracujá, mostrando como preparar para melhores resultados e sabor. Você verá as receitas mais consumidas, os principais benefícios do chá de maracujá e algumas dicas especiais.

O maracujá é uma fruta tropical muito conhecida e consumida aqui no Brasil. Constantemente usado no preparo de sobremesas e sucos, o maracujá agrada à maioria dos paladares. É conhecido por suas propriedades calmantes e seu sabor azedo. Trata-se de uma fruta de baixas calorias, pois sabe-se que uma porção de 100 gramas contém 70 calorias, sendo assim indicada para quem quer emagrecer.

Suas propriedades calmantes são bastante difundidas, até por este motivo muitas pessoas indicam o consumo de maracujá em momentos de estresse devido ao conhecimento popular de seus efeitos. A árvore que dá origem ao maracujá, que é nativa do Brasil, é do tipo trepadeira, ou seja, desenvolve-se enroscando em outras árvores.

Benefícios do Chá de Maracujá: Para que Serve?

O chá de folhas de maracujá é uma ótima alternativa ao suco da fruta, pois mantém muitas das propriedades medicinais contidas nela, e pode ser tomado a qualquer hora do dia, além de ser usado como auxiliar nos tratamentos contra insônia e ansiedade.

Algumas pesquisas recentes têm descoberto que o chá de folhas de maracujá, quando combinado com outros procedimentos, ajuda a acabar com o vício das drogas e do alcoolismo. Nas folhas do maracujá são encontradas substâncias que quando entram em contato com o sistema nervoso central adquirem o poder de atuar como antidepressivas. Ao ingerir o chá de maracujá o corpo pode experimentar momentos de grande relaxamento, combatendo a excitação nervosa.

O chá de maracujá também tem outras propriedades benéficas para a saúde como efeitos anti-inflamatórios e analgésico, aliviando algumas dores e desconfortos do corpo. Pode atuar como um potente vermífugo em crianças. É recomendado também para mulheres na menopausa, pois ajuda a diminuir as ondas de calores pelo corpo. Pessoas com pressão alta e estresse também podem se beneficiar e se sentir mais dispostos com o chá de maracujá.

Trata-se de um poderoso antioxidante que ajuda no combate do envelhecimento precoce e no funcionamento do organismo. O chá de maracujá também ajuda no combate à anemia, por ser uma rica fonte de ferro. Contém também boas quantidades de sais minerais como cálcio, ferro, sódio e fósforo.

Ajuda a reduzir a quantidade de glicose no sangue, mantendo os picos sob controle e atua como bloqueador de gorduras. A casca de maracujá contém bons níveis de insulina, podendo ser uma aliada de diabéticos.

O maracujá pode ser útil ao coração, uma vez que combate o colesterol ruim, reduzindo a sua presença no organismo. As sementes contêm boas quantidades de ácido graxo, que são consideradas gorduras saudáveis ao coração. Promove relaxamento e trata da insônia, ajuda no funcionamento do sistema gastrointestinal, no tratamento de depressão, enxaqueca, estresse, etc.

Possui vitaminas A, B e C em boas quantidades. A presença de fibras ajuda no equilíbrio da flora intestinal e pode ajudar no reforço dos ossos em idosos.

Como fazer chá de maracujá: Receita e como preparar

Veja a seguir as receitas mais consumidas de chá de maracujá. Aprenda como fazer chá de maracujá para o máximo em benefícios e sabor.

Muitas pessoas podem preparar o chá utilizando polpa, outras podem preferir a casca e outras, as folhas. Na verdade, todas as versões trazem ótimos benefícios para a saúde. Confira algumas receitas abaixo!

1. Receita de chá de maracujá com canela e gengibre

Ingredientes:

  • 500 ml de água;
  • 2 polpas de maracujá;
  • 1 pedaço pequeno de gengibre;
  • ½ canela em pau.

Modo de preparo:

Ferva todos os ingredientes por aproximadamente dez minutos. Tampe e deixe descansar por mais dez minutos. Sirva coado. Não adoce.

2. Receita de chá das folhas de maracujás

Ingredientes:

  • 1 colher das de sopa com as folhas de maracujá verdes;
  • 1 xícara de água fervente.

Modo de preparo:

Coloque as folhas dentro de uma xícara, despeje água fervente e tampe por dez minutos. Não leve as folhas diretamente ao fogo, pois pode amargar. Esse chá pode ser ingerido até duas vezes ao dia.

3. Receita de chá de maracujá com maçã

Ingredientes:

  • Casca e polpa de 1 maracujá;
  • 1 maçã com casca e sem sementes;
  • 4 xícaras de chá de água;
  • mel a gosto.

Modo de preparo:

Lave bem o maracujá e a maçã. Em uma panela coloque água e as frutas com casca. Deixe em fogo alto. Quando começar a ferver, diminua a chama e deixe por 10 minutos. Coe e sirva com mel.

Como tomar o chá de maracujá

O chá de maracujá pode ser feito com as folhas da planta, conhecidas como passiflora, mas também com a fruta. Vale lembrar que o indicado é que as folhas sejam secas à sombra, para continuarem com as propriedades medicinais contidas nestas.

Pode-se tomar de uma a três xícaras desse chá por dia, não ultrapassado mais de uma semana com o tratamento. Pessoas com vício em drogas e álcool que utilizarem o chá para o tratamento podem se beneficiar do chá ingerindo 1 litro por dia, ou seja, 4 xícaras ao dia.

Cuidados

Não é indicado para pacientes que têm pressão baixa. O efeito colateral mais comum do maracujá é a sonolência, especialmente se o maracujá for ingerido em excesso, o que pode ser ruim para quem dirige ou em momentos que exigem estar desperto.

Vídeos:

Gostou das dicas?

O que você achou dessas formas de como fazer chá de maracujá que mostramos acima? Você já conhecia os benefícios dessa bebida? Comente abaixo!

1 Estrela2 Estrelas3 Estrelas4 Estrelas5 Estrelas (90 votos, média: 4,20 de 5)
Loading...
Revisão Geral pela Dra. Patrícia Leite


ARTIGOS RELACIONADOS

18 comentários

  1. eu gosto muito do suco do maracuja, para mim é o melhor suco tem.

  2. Não sabia do chá, amei as informações e receitas, obrigada valeu!!!👏👏👏

  3. Paulo Henrique dos santos

    Muito bom essa essa informação sobre o maracujá

  4. Afranio Acacio Caldeira

    Gostaria de saber se a casca do maracuja, quando ainda verde, possui os mesmos beneficios ? O pé de maracuja da muitos frutos, mas a maioria apodrece no pe, mucha e mesmo com um tamanho consideravel não da polpa. Por que acontece isso ?

  5. Vanessa Maria da Silva

    Boa noite,
    Sofro de insônia e as dicas são ótimas, mas pq não devemos fazer uso por mais de uma semana?

  6. Todos os dias faço o suco de maracujá, acrescento 3 folhas verdes de maracujá, bato no liquidificador sem açúcar, coo e bebo. Já tem uns seis meses que faço isso, no dia que não faço tenho dificuldade para dormir.

  7. Gostaria de saber pq não pode ultrapassar uma semana tomando o chá da folha do maracujá?

  8. Olá!
    Gostaria d saber se este cha pode ficar preparado por muito tempo sem perder seus efeitos medicinais?
    por exemplo: pra tomar ele 3x ao dia é a cada 8h, se eu fizer o cha pela manha e a noite ainda tiver tomando desde mesmo chá, ele terá propiedades medicinais, ou não?

  9. A casca do maracujá tm calarias e carboidratos? É que eu faço a dieta dukan … Mas eu fervi a casca com água antes de dormir e gostei muito! Obrigada.

  10. Maria Alice Evangelista dos Santos

    Adorei as receitas. Já conhecia a receita simples. Nao gosto de chá de folhas. Com algumas misturas fica melhor

  11. Claudenice Mendes de Santana Nunes

    Vocês informaram que não devemos ultrapassar o período de uma semana utilizando o chá.
    Eu gostaria de saber, qual o período de intervalo para a utilização do chá?

  12. Se eu for fazer o chá,com as cascas do maracujá
    Tenho que deixar las secar,ou posso fazer o chá assim que utilizar as polpas?

Deixe uma resposta

Seu email não será publicado. Campos obrigatórios estão marcados *

*