Chá de Urucum Emagrece? Para Que Serve, Como Fazer e Benefícios

Especialista:
atualizado em 20/12/2019

Será que o chá de urucum emagrece mesmo como algumas pessoas afirmam? Vamos entender se isso é verdade e para que serve esse chá de fato. Ainda iremos mostrar como fazer o preparo do chá e que benefícios se pode esperar de seu consumo.

Originário da América do Sul, da América Central e do Caribe, o urucum é um arbusto que pode alcançar até seis metros de altura.

Com suas flores coloridas, ele é considerado uma planta ornamental, ao mesmo tempo em que é extraído um corante natural de suas sementes, chamado de bixina, que é utilizado na produção de cosméticos, bronzeadores, tecidos e alimentos.

Fonte de carotenoides, cálcio, fósforo, ferro, vitamina A, vitamina B2 e vitamina C, o urucum possui sementes que apresentam propriedades diuréticas, antibacterianas e adstringentes.

O chá de urucum emagrece? 

Segundo a autora do livro “Dieta Ortomolecular – O Segredo de Rejuvenescer em Total Harmonia”, Sylvana Braga, que também é médica nutróloga, fisiatra e reumatóloga, o urucum pode contribuir com o emagrecimento por melhorar os receptores de insulina no organismo.

Com isso, o que acontece é uma diminuição nos níveis de glicose no sangue e um estímulo à diminuição da chamada gordura periférica, que fica localizada em regiões como as pernas, as coxas e os glúteos.

Segundo o que a reumatóloga disse, geralmente o urucum pode ser utilizado através de suas sementes trituradas ou por meio de um produto que vem do resultado de uma manipulação em laboratório. Como você verá no tópico das receitas, é possível preparar um chá a partir das sementes de urucum.

Além disso, tanto a semente quanto a folha de urucum (que também pode ser usada no preparo de um chá) apresentam propriedades diuréticas. Isso significa que elas estimulam a produção de urina, o que ajuda a eliminar o excesso de líquido retido no organismo.

Com isso, o que acontece é uma diminuição no inchaço do corpo, dando a aparência de uma silhueta mais enxugada.

Então, se o chá de urucum emagrece é só preparar e consumir a bebida que você perderá os quilos em excesso que tanto incomodam? Não necessariamente. Como a médica Sylvana explicou, o urucum estimula a perda de gordura. Logo, o chá até pode dar uma força em relação à perda de peso, porém, não faz o trabalho todo sozinho.

Simplesmente não dá para esperar se livrar dos quilos em excesso somente com a bebida. Especialmente se continuar a comer de maneira desregrada, em uma dieta com excesso de calorias e a seguir um estilo de vida sedentário.

Ainda que adicione o chá de urucum à dieta, quem deseja emagrecer também precisa seguir uma alimentação saudável, equilibrada, nutritiva e controlada e praticar exercícios físicos com regularidade como forma de maximizar a eliminação de calorias. 

Outros benefícios do urucum

Agora que já analisamos se o chá de urucum emagrece, que tal conhecermos os outros benefícios aos quais a planta está associada? Confira na lista a seguir:

  • Controle dos níveis de colesterol: diminuição das taxas de LDL – o colesterol ruim – e crescimento dos níveis de HDL – o colesterol bom;
  • Ação antioxidante: combate os radicais livres, causadores de doenças como câncer e do envelhecimento precoce, protegendo as membranas celulares da ação dessas substâncias maléficas;
  • Auxílio ao tratamento de problemas na pele: a mistura das sementes de urucum com óleo de coco ou azeite de oliva é utilizada para fazer um medicamento caseiro que é aplicado para ajudar a sarar problemas como picadas de inseto, feridas e queimaduras. Essa mistura bloqueia a formação de cicatrizes;
  • Combate os vermes: o chá preparado a partir das sementes de urucum é administrado em crianças como forma de matar vermes;
  • Tintura para doenças venéreas e melhorar libido: a mistura do urucum com álcool em uma tintura pode ser utilizada para ajudar a tratar doenças venéreas, melhorar a libido sexual, controlar os sintomas da menopausa e amenizar problemas como inchaço, suores noturnos e dores;
  • Sistema digestivo: o urucum também está associado ao efeito de fortalecer o aparelho digestivo e de trazer alívio a problemas como azia, indigestão e desconforto estomacal em decorrência do consumo de comidas picantes;
  • Efeito expectorante: o chá preparado a partir das folhas da planta pode ser utilizada para auxiliar a combater a asma, a tosse e a bronquite, além de promover a limpeza do muco acumulado;
  • Outras indicações do chá de urucum: a bebida ainda pode ser sugerida para auxiliar o tratamento de problemas como disenteria, febre e malária, para ajudar a diminuir a pressão alta e contribuir com o combate dos efeitos das mordidas de cobras venenosas.

Atenção

Antes de utilizar o urucum como auxiliar para o tratamento de qualquer condição ou problema de saúde, consulte antes o seu médico para se certificar de que ele não trará problemas para a sua saúde e que é realmente indicado para o seu caso. E, claro, não deixe de obedecer as orientações do profissional em relação ao tratamento completo e não confie exclusivamente na planta para sanar o problema.

Receitas – Como fazer chá de urucum 

Confira a seguir três versões da receita do chá de urucum: 

1. Chá gelado de urucum

Ingredientes:

  • 1 copo de água;
  • 1 colher de sobremesa de sementes de urucum.

Modo de preparo:

  1. Colocar as sementes no copo com água e deixar em imersão durante um dia;
  2. Retirar as sementes com o auxílio de um coador e servir-se.

2. Chá quente com as sementes de urucum

Ingredientes:

  • 1 copo de água;
  • 1 colher de sobremesa de sementes de urucum.

Modo de preparo:

  1. Colocar a água em uma chaleira e ferver. Adicionar as sementes na água fervente e deixar ferver mais um pouco;
  2. Desligar, abafar com um pires durante cinco minutos e coar. Tomar o chá em até 12 horas para que seus princípios ativos não sejam perdidos.

3. Chá quente com as folhas de urucum

Ingredientes:

  • 1 l de água;
  • 1 colher de sobremesa de folhas secas de urucum ou 10 folhas de urucum in natura.

Modo de preparo:

  1. Colocar a água em uma chaleira e ferver. Adicionar as folhas de urucum na água fervente e deixar ferver mais um pouco;
  2. Desligar, abafar com um pires durante cinco minutos e coar.

Aproveite as propriedades e benefícios do urucum para consumi-lo através de algum destes deliciosos chás!

Você já tinha ouvido falar que o chá de urucum emagrece? Já experimentou alguma dessas receitas de chá com a planta? Comente abaixo!

1 Estrela2 Estrelas3 Estrelas4 Estrelas5 Estrelas (29 votos, média: 3,79 de 5)
Loading...
Sobre Dra. Patricia Leite

Dra. Patricia é uma das nutricionistas mais conceituadas do país, sendo uma referência profissional em sua área e autora de artigos e vídeos de grande sucesso e reconhecimento. Tem pós-graduação em Nutrição pela Universidade Federal do Rio de Janeiro, é especialista em Nutrição Esportiva pela Universidad Miguel de Cervantes (España) e é também membro da International Society of Sports Nutrition. É ainda a nutricionista com mais inscritos no YouTube em português. Dra. Patricia Leite é a revisora geral de todo conteúdo desenvolvido pela equipe de redatores especializados do Mundo Boa Forma.

Deixe um comentário

6 comentários em “Chá de Urucum Emagrece? Para Que Serve, Como Fazer e Benefícios”

  1. Uma semente de urucum em jejum tomado com água como se fosse remédio todos os dias curou a diabete e o colesterol da minha mãe. Faço os exames e da tudo ok.