Como Fazer Pilates em Casa?

Especialista:
atualizado em 16/01/2020

Algumas atividades físicas só podem ser praticadas em ginásios e academias devido a seu alto grau de complexidade, mas outras, mais democráticas, também permitem o treinamento em casa. Pilates é uma delas.

Obviamente, não estamos nos referindo à prática em aparelhos enormes, com todos aqueles sistemas sistemas de tração, roldanas e tudo mais. Há variedades possíveis entre os exercícios de Pilates, e com toda certeza, qualquer pessoa pode praticar Pilates em casa.

Os iniciantes, que nunca fizeram nada nessa área, conseguirão também, sem grandes dificuldades, aprender como fazer Pilates em casa, dependendo evidentemente do condicionamento físico de cada um.

Cuidados Iniciais

Vale sempre a pena conversar com seu médico antes de iniciar qualquer prática esportiva.

Não há restrições severas quanto à prática de Pilates em casa, mesmo porque, seguramente, esses exercícios trarão mais benefícios do que problemas, mas é sempre bom pensar em se aconselhar com um médico se:

  • Há algum problema de hipertensão grave ou algum tipo de cardiopatia;
  • Ocorrência de doenças pulmonares;
  • Sofre de alguma doença de origem inflamatória que comprometa músculos e articulações, como artrite, artrose, reumatismo;
  • Passou por alguma cirurgia séria na coluna;
  • Problemas de hérnia de disco;
  • Toma algum medicamento que possa trazer algum risco durante a prática do exercício;
  • Diagnóstico de osteoporose confirmado;
  • Histórico de lesões graves;
  • Edemas musculares;
  • Gravidez;
  • Labirintite séria;
  • Idade muito avançada.

Como em qualquer quadro de viroses, gripes, sinusites e doenças ocasionais, basta interromper os exercícios por alguns dias, até se sentir apto a retornar.

Caso o iniciante sinta algum desconforto ou dor aguda nas primeiras aulas, interrompa imediatamente a prática e procure se orientar com um profissional.

Escolhendo o ambiente

Sempre que optamos por desenvolver alguma atividade em ambiente doméstico, tudo parece muito simples, mas não é bem assim.

Justamente por estarmos em nossa casa, somos sabotados mais facilmente, por outras pessoas com quem convivemos e por nós mesmos.

Em uma academia, dificilmente iremos interromper nosso instrutor para atender ao celular, mas será que teríamos essa mesma disciplina ao fazer Pilates em casa?

O local escolhido para fazer Pilates em casa deve ser bem ventilado, nem quente demais, nem frio demais. Lugares quentes demais nos cansam mais rapidamente, enquanto os locais muito frios podem nos provocar lesões.

É Possível Praticar sem Aparelhos?

Sim. Inicialmente um colchonete será suficiente. Alguns acessórios potencializam os resultados e poderão ser adquiridos posteriormente, para complementação.

Quando resolver adquirir esses acessórios, dê uma procurada em lojas de materiais esportivos, produtos ortopédicos, equipamentos de fisioterapia, e na internet.

As faixas, bola e outros equipamentos aumentarão o grau de dificuldade dos exercícios. Por esse motivo, inicie no chão.

Estenda seu colchonete num local agradável, evite horários de muito movimento em sua casa para que não haja interrupções durante os exercícios. Não tem colchonete? Improvise uma toalha dobrada, um edredon, um tapete.

O espaço não precisa ser gigantesco, mas suficiente para movimentar braços e pernas sem esbarrar em móveis e objetos.

A hidratação, como em qualquer outra atividade física, é fundamental. Deixe água ao seu alcance. Não fique buscando motivos para interromper o exercício. Peça para não ser interrompido.

Que tal um aquecimento antes? Uma boa ideia é dar uma caminhada. Aproveite para se alongar. Todo exercício requer esses cuidados preliminares.

E finalmente: esqueça o celular, as rede sociais, o interfone e tudo mais que possa atrapalhar sua prática.

Como Fazer Pilates em Casa?

Para iniciar a prática de Pilates em casa, uma programação com três sessões semanais de 30 minutos promoverá bons resultados.

Pilates foi desenvolvido para movimentar todos os membros igualmente, e por esse motivo é realizado em etapas e repetições. Cada uma dessas etapas vai trabalhar uma série diferente de músculos.

Cada série deverá durar de 10 a 15 minutos. Antes de iniciar a próxima, dê uma paradinha de 2 a 3 minutos para relaxar. A seguir, dê início à série seguinte, que trabalhará outros grupos musculares.

Os benefícios começarão a ser notados aproximadamente a partir da décima sessão.

Conferindo os Resultados

Os resultados positivos da prática do Pilates são facilmente notados através das correções que surgem na postura. É o que se nota primeiro.

Antes de iniciar os exercícios de Pilates, seja em casa, seja numa academia, confira se sua postura está correta, posicionando-se em frente a um espelho. Veja se:

  • Seus ombros estão no mesmo nível;
  • Seu quadril está alinhado;
  • Seu joelho esquerdo está na mesma altura do joelho direito;
  • Distância entre as orelhas e os ombros é a mesma do lado direito e do lado esquerdo;
  • Seus braços estendidos ao longo do corpo alcançam posições idênticas ao tocarem as pernas;
  • Tornozelos na mesma altura.

Caso alguma dessas alterações sejam notadas, observe-se depois das dez primeiras sessões de Pilates. Provavelmente já notará melhoras.

Outros benefícios virão com o tempo, como:

  • Perda de peso;
  • Ativar a circulação;
  • Melhora no sistema respiratório;
  • Diminuição de dores;
  • Sono mais tranquilo;
  • Alívio do estresse;
  • Disposição.

Exercícios para Iniciantes

A fim de promover um melhor entendimento dos exercícios, anexamos 3 vídeo-aulas bastante interessantes, com orientações de um instrutor e muito simples de serem seguidas.

1. Pilates em casa – aula 1 – nível iniciante

2. Pilates em casa – aula 2 – nível iniciante

3. Pilates em casa – aula 3 – nível iniciante

Concluindo

Pilates é integração corpo/mente. Por esse motivo, os exercícios deverão ser feitos com calma e concentração. Não é como uma aula de aeróbica, onde os movimentos são frenéticos e intensos.

Desde que não haja restrições de ordem médica, a prática de Pilates em casa é totalmente indicada e recomendada. Se houver disciplina, em pouco tempo o corpo começará a sinalizar as melhorias.

Você tem vontade de praticar Pilates em casa? Por que essa preferência em relação às salas de aula e academias? Comente abaixo!

1 Estrela2 Estrelas3 Estrelas4 Estrelas5 Estrelas (7 votos, média: 4,43 de 5)
Loading...
Sobre Francisco Santana

Francisco José Santana é Personal Trainer - CREF 1859 G/SE. Formado pela Univer Cidade RJ 2007, com certificação CORE360º treinamento funcional, Certificação Internacional FNS I e II em avaliação funcional, especializações em suplementação nutricional esportiva, Crosstraining - Scientific Sport, Cineantropometria aplicada, Primeiras ações em emergência, Prevenção de Doenças Laborais, Musculação, Ginástica Corretiva, Spinning (Johnny G), Técnica de Tecidos Moles - Miofacial, e Inteligência Emocional - ASICC

Deixe um comentário

1 comentário em “Como Fazer Pilates em Casa?”

  1. Adorei as aulas de pilates.. Fiz u m c irurgia da coluna cervial e as aulas de pilates pra iiciantes foram otinmas para mim.

    muito obrigada.