Como Fazer Suco de Berinjela – Receitas e Dicas

Especialista:
atualizado em 17/12/2019

Uma porção de 100 g de berinjela possui 25 calorias e a oferta de uma boa diversidade de nutrientes importantes para o bom funcionamento do organismo humano como proteínas, fibras, potássio, cálcio, ferro, magnésio, vitamina B6 e C. Desse modo, esse vegetal demonstra ser um importante aliado não somente para a boa forma como também para a saúde.

Isso porque entre os benefícios encontrados na berinjela estão a diminuição da fome devido a promoção da sensação de saciedade ao corpo, a redução do inchaço devido ao seu efeito diurético, a aceleração do metabolismo, o combate a redução dos índices glicêmicos (de açúcar) no sangue, a melhora do intestino e a prevenção contra doenças e inflamações.

Achamos que depois de tantas informações boas a respeito do alimento, não precisa nem dizer que ele deve marcar presença regularmente na alimentação, não é mesmo? E não precisa ser somente nos pratos do almoço ou no jantar. A berinjela pode aparecer em diversas refeições do dia a dia, até mesmo em receitas de bebidas.

Hoje, nós vamos ensinar como fazer suco de berinjela e dar algumas dicas de outros alimentos que podem acompanhá-la na receita e deixá-la ainda mais saudável.

1. Suco de berinjela com laranja

Vamos começar aprendendo como fazer suco de berinjela com laranja. A adição da fruta é interessante por ela não ser somente pouco calórica – possui 47 calorias a cada 100 g –, mas também ser rica em vitamina C e oferecer quantias boas de fibras e magnésio.

Ingredientes:

  • ½ berinjela com casca;
  • 1 copo de água;
  • 2 laranjas;
  • 1 colher de sopa de semente de linhaça triturada.

Modo de preparo: 

  1. O primeiro passo é obter a água da berinjela de modo que suas fibras possam ser bem aproveitadas. Para isso, é necessário fatiar o fruto em rodelas e deixá-lo de molho em um recipiente, com a medida de água equivalente a um copo, durante uma noite inteira;
  2. No outro dia de manhã, bata a berinjela e sua água, com o suco das duas laranjas e a semente de linhaça dourada triturada;
  3. Sirva um copo e beba.

Essa receita também tem potencial emagrecedor. Para obter os benefícios, a recomendação é consumir diariamente, em jejum. O número de calorias totais presentes nesse suco é de 227.

2. Suco de berinjela com cenoura

Para dar origem a uma receita de suco potente, a nossa segunda sugestão de suco de berinjela traz consigo a cenoura, um poderoso vegetal, com fibras, potássio, vitamina C e que é rico em carotenoides, compostos que possuem ação antioxidante e estimulam o sistema imunológico.

Ingredientes:

  • ½ berinjela;
  • 1 cenoura média;
  • ½ talo de aipo.

Modo de preparo:

  1. Se quiser aproveitar melhor as propriedades da berinjela repita o mesmo procedimento ensinado na primeira receita de como fazer suco de berinjela;
  2. Depois, junte os ingredientes e bata no liquidificador;
  3. Sirva-se.

O suco contém aproximadamente 94 calorias. 

3. Suco de berinjela com limão

Temos agora mais uma receita que ajuda no emagrecimento. Além das vantagens da berinjela que já mencionamos no começo deste artigo, há o limão, que por ser rico em vitamina C e fibras, promove a eliminação de impurezas do organismo, contribuindo para evitar o inchaço e o acúmulo de líquidos. Além disso, ele freia a absorção de gorduras e melhora o movimento do intestino, o que deixa a incômoda prisão de ventre bem longe.

Ingredientes: 

  • 1 berinjela crua e com casca;
  • 2 limões;
  • 1 litro de água;
  • Cubos de gelo.

Modo de preparo:

  1. Pique a berinjela com casca e a deixe de molho de um dia para o outro, como mostrado nas receitas anteriores, se desejar aproveitar melhor os seus nutrientes. Se não for esse o caso, apenas corte-a em rodelas;
  2. Bata a berinjela e os limões juntamente com o litro de água e os cubos de gelo no liquidificador;
  3. Coloque o suco em uma jarra e ponha na geladeira;
  4. Consuma a bebida ao longo do dia.

A receita desse suco rende quatro copos, cada um com 42 calorias, e a bebida também tem potencial para reduzir o colesterol.

4. Suco detox de berinjela

Para promover uma limpeza e desintoxicar o organismo a berinjela também se mostra eficaz e por isso é o ingrediente principal desse suco desintoxicante que também traz a couve, que tem além de também conter ação desintoxicante, é anti-inflamatória, cicatrizante e fortalece o sistema imunológico e a melancia, que ajuda a aumentar os efeitos desintoxicantes, anti-inflamatórios e diuréticos da bebida.

Ingredientes: 

  • 1 berinjela pequena;
  • 1 folha de couve;
  • 1 limão;
  • 300 ml de água;
  • 1 colher de chá de gengibre;
  • 1 colher de chá de chia triturada;
  • 2 pedaços de melancia.

Modo de preparo:

  1. Retire a água da berinjela como nas receitas acima;
  2. Junte-a com os outros ingredientes e bata no liquidificador;
  3. Coe e sirva em um copo grande com gelo. 

O suco detox de berinjela tem um total de 132 calorias.

5. Suco de berinjela com abacaxi

Além de ser saboroso, o abacaxi, que é o acompanhamento da nossa quinta e última receita de como fazer suco de berinjela, possui propriedades nutritivas que auxiliam o sistema digestivo, fortalece os ossos, por conter uma boa taxa de manganês em sua composição e ainda fornece outros elementos importantes para o corpo como fibras, cálcio, potássio, selênio e magnésio.

Ingredientes:

  • ½ berinjela com casca;
  • 2 fatias de abacaxi;
  • Suco de duas laranjas;
  • Gelo.

Modo de preparo: 

  1. Depois de realizar o mesmo procedimento com a berinjela, explicado nas receitas anteriores, junte-a com o abacaxi, o suco das duas laranjas e bata no liquidificador;
  2. Sirva-se em um copo com gelo.

O número de calorias presentes nesse suco de berinjela é de 224.

Você já provou suco de berinjela? Gostou mesmo da bebida, ou tem apenas a vontade de tomá-la como um auxiliar para a perda de peso? Comente abaixo!

1 Estrela2 Estrelas3 Estrelas4 Estrelas5 Estrelas (7 votos, média: 4,14 de 5)
Loading...
Sobre Dra. Patricia Leite

Dra. Patricia é Nutricionista - CRN-RJ 0510146-5. Ela é uma das mais conceituadas profissionais do país, sendo uma referência profissional em sua área e autora de artigos e vídeos de grande sucesso e reconhecimento. Tem pós-graduação em Nutrição pela Universidade Federal do Rio de Janeiro, é especialista em Nutrição Esportiva pela Universidad Miguel de Cervantes (España) e é também membro da International Society of Sports Nutrition. É ainda a nutricionista com mais inscritos no YouTube em português. Dra. Patricia Leite é a revisora geral de todo conteúdo desenvolvido pela equipe de redatores especializados do Mundo Boa Forma.

Deixe um comentário

8 comentários em “Como Fazer Suco de Berinjela – Receitas e Dicas”

  1. Estou tomando , suco de berinjela,com maçã, mamão,e banana,e água gelada,uma delícia.
    Faz apenas dois dias .

  2. Oi, já tomei suco de beringela meio sem acreditar, mas os resultados são visíveis e comprovados na balança em pouco tempo, não é ruim de beber, administrei 3 vezes por dia, 30 minutos antes das refeições – beringela, limão e laranja