Como Limpar sua Casa para Eliminar o Coronavírus – A Maneira Certa Segundo Especialistas

Especialista:
atualizado em 08/04/2020

Provavelmente você já limpa a sua casa para mantê-la livre de poeira e de germes, mas o surto do novo coronavírus tem levantado a dúvida sobre se a limpeza que você vem fazendo é suficiente para eliminar o vírus do seu ambiente. Confira aqui a maneira certa de limpar a sua casa para eliminar o coronavírus de acordo com especialistas no tema.

Você já deve estar a par da importância de lavar as mãos no combate ao coronavírus. Além de manter a higiene das mãos, é preciso cuidar da limpeza da casa, especialmente das superfícies que são tocadas com frequência – como é o caso da maçaneta da porta, por exemplo.

Como ainda não se sabe exatamente quanto tempo o vírus sobrevive em diferentes superfícies, a limpeza regular da sua casa é sua melhor aliada.

O seu celular está com você em todos os lugares que você vai e você o toca incontáveis vezes ao dia e até compartilha o objeto com outras pessoas. Manter o seu smartphone limpo é uma medida indispensável no combate ao coronavírus. Entenda por que limpar o seu celular é mais eficaz do que usar máscara na luta contra o coronavírus.

Saiba a seguir quais são os produtos de limpeza adequados para desinfetar a sua casa e manter o coronavírus longe dela.

Higienizar e desinfetar são a mesma coisa?

A primeira coisa que deve ser esclarecida é que higienizar e desinfetar não são a mesma coisa.

A higienização é uma limpeza que remove a sujeira e os contaminantes mais superficiais que pode (ou não) reduzir a quantidade de germes no local. Já a desinfecção é um processo feito com um produto desinfetante que visa a eliminação total dos germes.

Tanto a higiene quanto a desinfecção são importantes na hora de limpar a casa: uma complementa a outra. Primeiro higienize, depois desinfete.

Se você aplicar um desinfetante em uma superfície suja, será menor a probabilidade de você conseguir eliminar vírus, bactérias e quaisquer outros micro-organismos que se encontrem ali. Então, foque na remoção da poeira e use água com sabão para remover a sujeira mais pesada antes de partir para os passos abaixo.

Quais produtos usar na limpeza da sua casa para matar o coronavírus?

Os sintomas do coronavírus podem ser leves, mas em alguns casos o quadro pode evoluir para sérias complicações de saúde. Para reduzir o seu risco de contágio, é melhor se munir de várias formas de prevenção sem deixar de fora a limpeza da casa.

De acordo com a U.S. Environmental Protection Agency (EPA), que é a Agência de Proteção Ambiental dos Estados Unidos, vários produtos de limpeza são eficazes para matar vírus semelhantes ao coronavírus.

Embora nenhum desinfetante tenha sido testado especificamente para o novo coronavírus, o órgão afirma que é possível confiar nesses produtos já que eles eliminam vírus muito difíceis de matar como o rinovírus (responsável pelo resfriado comum).

Esses produtos podem ser encontrados em lenços desinfetantes descartáveis, sprays multiusos ou líquidos que necessitam de diluição na hora do uso.

Listamos abaixo os ingredientes que você vai encontrar na maioria desses produtos e que também podem ser usados na sua forma pura – com ou sem diluição em água.

– Peróxido de hidrogênio

O Centers for Disease Control and Prevention (CDC) afirma que o peróxido de hidrogênio é um desinfetante estável e eficaz para a eliminação de vírus em superfícies duras e não porosas.

Conhecido popularmente como água oxigenada, o ingrediente é um antisséptico que pode ser usado na desinfecção de superfícies desde que em soluções a 3% ou então em concentrações maiores diluídas em água.

– Álcool

O álcool etílico (etanol) é o produto desinfetante mais comum e bastante eficaz. Outra opção é o álcool isopropílico.

A concentração de álcool (independentemente do tipo) deve ser de 70% para um efeito desinfetante adequado. Além de você não encontrar concentrações mais altas por questões de segurança, elas não seriam eficazes. O álcool 100%, por exemplo, evaporaria muito rapidamente da superfície e o germe presente no local não seria eliminado a tempo.

O álcool líquido em concentrações menores do que 70% não é tão eficaz, mas você pode usá-lo mesmo assim nas superfícies. Basta que você pulverize o produto na superfície e deixe agir por pelo menos 30 segundos antes de passar um pano ou deixar secar naturalmente.

– Hipoclorito de sódio

O hipoclorito de sódio (a famosa água sanitária) é um desinfetante extremamente eficaz. O melhor de tudo é que é uma opção barata.

A única ressalva é que o produto puro precisa ser diluído antes de ser aplicado nas superfícies, pois ele é corrosivo e pode causar irritações e queimaduras na pele. Além disso, o hipoclorito de sódio pode danificar algumas superfícies. O ideal é que você faça um teste em uma pequena parte da superfície antes de desinfetar todo o local

Segundo o CDC, para preparar um spray desinfetante caseiro para superfícies, você vai precisar de:

  • 4 colheres de chá de água sanitária;
  • 1 litro de água.

Basta misturar a água sanitária com a água, transferir parte do produto para um borrifador e pulverizar nas superfícies que deseja limpar. O resto você pode guardar em uma garrafa pet fechada para repor o frasco quando necessário.

Observação: para limpar o banheiro, você pode usar a diluição indicada no rótulo da água sanitária (1/2 copo para cada litro de água).

Locais essenciais de limpeza diária

É recomendado pelo CDC que os locais da casa em que muitas pessoas tocam sejam desinfetados pelo menos uma vez ao dia, principalmente depois de chegar da rua. Confira também como evitar o contágio pelo novo coronavírus se você precisar sair de casa.

Um estudo recente publicado no mês de março de 2020 na revista The New England Journal of Medicine indica que o novo coronavírus pode sobreviver em superfícies como o papelão por 24 horas e até 48 ou 72 horas em superfícies de plástico ou de aço inoxidável.

Outro estudo do mesmo mês publicado no The Journal of Hospital Infection indica que o vírus pode sobreviver por algumas horas no ar e por até nove dias em algumas superfícies, e uma pesquisa do periódico Gastroenterology sugere que o vírus pode ser eliminado até mesmo pelas fezes de uma pessoa infectada.

Com base nessas informações que ainda estão sendo estudadas pelos cientistas, é importante priorizar a desinfecção diária de superfícies como:

  • Maçanetas;
  • Portas de geladeiras ou de armários;
  • Balcões;
  • Superfícies de mesas;
  • Cadeiras, especialmente a parte do encosto e do apoio para os braços;
  • Torneiras;
  • Interruptores de energia;
  • Controles remotos ou de videogame;
  • Todas as partes do vaso sanitário;
  • Superfícies de pias (cozinha e banheiro);
  • Telefones e celulares;
  • Mouses e teclados de computadores e notebooks – especialmente se o uso for compartilhado.

Sabe-se que o novo coronavírus não sobrevive no cobre, mas é raro hoje em dia encontrarmos superfícies revestidas por esse metal. Assim, temos que colocar em prática todas as medidas possíveis de higiene que ajudem no combate à Covid-19.

Como fazer a limpeza correta da sua casa

Cada produto desinfetante para a casa tem combinações únicas de ingredientes e, por isso, é importante usá-lo de acordo com as instruções encontradas no rótulo de cada um deles.

Para que a desinfecção seja eficaz, também é preciso verificar no rótulo do produto para quais superfícies (madeira, vidro, plástico, metal, etc.) eles são indicados. Essa checagem é fundamental para obter sucesso na eliminação de microrganismos das superfícies.

Garantir a higienização e desinfecção correta do seu lar é fácil, basta saber as superfícies que mais são usadas e compartilhadas na sua casa e seguir os dois passos seguintes:

1. Remova a poeira e a sujeira

Com um pano limpo, remova a poeira das superfícies. Se houver algum tipo de sujeira, passe também um outro pano com um pouco de água e sabão ou use um spray multiuso (lembre-se de checar em que tipo de superfícies o multiuso pode ser aplicado).

2. Desinfete

Aplique um produto de limpeza desinfetante na superfície previamente higienizada e espalhe o produto com um pano limpo. Se você tiver um borrifador, use-o para borrifar o produto na superfície, deixe agir por alguns minutos e depois limpe com um pano. Alguns produtos já vêm em embalagens de spray, o que facilita muito a rotina de limpeza.

Outras dicas

– Não misture produtos de limpeza

Nunca misture diferentes produtos de limpeza. A mistura pode liberar gases tóxicos perigosos e até invalidar o efeito germicida dos produtos.

– Limpe o seu smartphone

Tocamos no celular o tempo todo e nem sequer percebemos que levamos as mãos constantemente ao rosto. Use um lenço desinfetante ou passe um paninho levemente umedecido com álcool para limpar o celular. O mesmo vale para tablets e notebooks.

Com cuidado e sem exageros, você protege a sua saúde sem danificar os componentes eletrônicos do seu aparelho.

– Use panos limpos

Nunca reutilize um pano para limpeza antes de lavá-lo, pois isso pode espalhar germes para outros locais da casa. Isso vale para qualquer tipo de pano, esfregões e baldes.

– Lave as roupas normalmente

Apenas a água e o sabão usado para lavar as roupas já elimina os germes presentes no tecido. Mas lembre-se de lavar as mãos depois de colocar as roupas para lavar e de desinfetar o cesto de roupas também.

– Atenção em superfícies porosas

Superfícies porosas ou macias como sofás e almofadas podem ser difíceis de higienizar porque a maioria dos desinfetantes age melhor em superfícies duras e não porosas. Nesses casos, o melhor é usar sprays desinfetantes para superfícies porosas ou lavar o local com água e sabão.

– Proteja suas mãos

Tome cuidado com os produtos e se possível utilize luvas. Os produtos de limpeza desinfetantes podem ser irritantes ou até tóxicos para a pele e por isso devem ser manuseados com cuidado e em hipótese alguma devem ser aplicados sobre a pele.

– Use água e sabão

Se você não encontrar nenhum desinfetante, não se preocupe. Fazer uma limpeza cuidadosa com água e sabão é suficiente para eliminar o vírus da sua casa, assim como das suas mãos.

Manter sua casa limpa e desinfetada não é difícil. Basta ter um spray com um produto desinfetante de sua preferência e alguns paninhos limpos sempre à vista. Não precisa fazer uma faxina completa todos os dias. Se ninguém for sair de casa, limpar as superfícies mais usadas uma vez ao dia é mais do que suficiente. Do contrário, é recomendado limpar as superfícies mais tocadas na casa ao menos duas vezes por dia.

Além de proteger você e seus entes queridos do coronavírus, esse hábito ajuda a evitar a proliferação de vários outros germes incluindo outros vírus, fungos e bactérias.

Fontes e Referências Adicionais:

Você tem limpado e desinfetado sua casa corretamente e com a frequência necessária para combater o coronavírus? Que produtos vem utilizando? Comente abaixo!

1 Estrela2 Estrelas3 Estrelas4 Estrelas5 Estrelas (3 votos, média: 5,00 de 5)
Loading...
Sobre Equipe Editorial MundoBoaForma

Quando se trata de saúde, é muito importante poder contar com uma fonte confiável de informações. Afinal de contas sabemos que o sua qualidade de vida e bem-estar devem estar em primeiro lugar para você. Por isso contamos com uma equipe profissional diversificada, com redatores e editores que desenvolvem um conteúdo de qualidade, adaptando-o a uma linguagem de fácil compreensão para o público em geral, tendo por base as mais confiáveis fontes de informação. Depois disso todo artigo é revisado por profissional especialista da área, para garantir que as informações são verídicas, e só então ele é publicado no site. Tudo isso para que você tenha confiança no MundoBoaForma e faça daqui sua fonte preferencial de consulta para assuntos relacionados a saúde, boa forma e qualidade de vida. Conheça mais sobre os profissionais que contribuem para a qualidade editorial do portal.

Deixe um comentário