Como plantar amendoim em casa – Passo a passo e dicas

Especialista da área:
atualizado em 26/04/2021

Não é de se espantar que muitas pessoas queiram aprender como plantar amendoim em casa. Afinal, o amendoim é um daqueles aperitivos ou petiscos que combinam com diversos momentos da vida.

  Continua Depois da Publicidade  

Por exemplo, ele cai muito bem em um passeio no parque com a pessoa amada ou em um encontro entre amigos.

Sem contar que é uma ótima opção de comida para saborear enquanto assiste a um jogo na televisão e que serve como um excelente lanchinho entre uma refeição principal e outra.

Por que aprender como plantar amendoim em casa?

Além de servir como um passatempo, cultivar o seu próprio amendoim é uma ótima forma de ter um acesso mais fácil a uma versão orgânica do alimento.

Aliás, uma das grandes vantagens disso é não precisar ou não cair na tentação de comprar aqueles amendoins industrializados, que costumam aparecer cheios de sal e sódio.

Conforme a Escola de Saúde Pública de Harvard, o excesso de sódio pode causar problemas como retenção de líquidos, endurecimento dos vasos sanguíneos, pressão arterial alta, ataque cardíaco, acidente vascular cerebral (AVC) e insuficiência cardíaca.

Então, como plantar amendoim em casa?

Como plantar amendoim

É isso o que você encontra no passo a passo a seguir:

1. Em primeiro lugar, providenciar as sementes de amendoim. Você pode retirá-las de uma vagem normal, porém, é preferível comprar em lojas de jardinagem com garantia de boa procedência.

2. A segunda etapa do passo a passo de como plantar amendoim é colocar as sementes em um copo ou saquinho com água e deixar de molho da noite para o dia seguinte. Isso serve para amolecer a semente e auxiliar o processo de germinação.

3. Então, passar as sementes para um papel toalha umedecido e guardá-lo dentro de um pote fechado para conter a umidade. A temperatura do recipiente deve estar entre 20º C a 27º C para que se tenha uma germinação satisfatória.

  Continua Depois da Publicidade  

4. Embora os primeiros sinais de germinação comecem a aparecer entre cinco a oito dias, recomenda-se esperar 10 dias para tirar as sementes do papel toalha e fazer o plantio no local definitivo.

Parte 2 de como plantar amendoim: o cultivo definitivo

5. Aliás, algo importante sobre como plantar amendoim é que o cultivo deve ser feito em um vaso amplo e fundo, com no mínimo 50 cm de altura. Ele deve ser grande o suficiente para abrigar pelo menos duas plantas com uma distância de 10 cm entre elas e as bordas do recipiente.

6. Além disso, é aconselhável que os vasos sejam de barro e porosos, o que auxilia a manter a terra mais arejada. Caso opte por vasos de plástico, o conselho é fazer buracos nas laterais. O recipiente também precisa apresentar furos no fundo para facilitar a drenagem.

7. Logo após escolher o vaso, montar uma camada de drenagem no fundo com pedrisco e areia grossa. Então, cobrir com uma manta de bidim.

8. Preencher o vaso quase até o topo com terra orgânica misturada com adubo orgânico 100% natural. Como o amendoim precisa de uma terra solta para desenvolver-se direitinho, a orientação é afofar bem a terra, separando-a e impedindo a formação de torrões grandes.

9. Fazer buraquinhos na terra dentro do vaso, colocar as sementes germinadas nos buraquinhos e cobrir com mais terra. Falta só mais uma coisa no passo a passo de como plantar amendoim!

10. Isto é: regar e continuar a fazer a irrigação para que o solo se mantenha úmido. Mas, tome um extremo cuidado para não encharcar a terra.

Outras dicas e dados

Colheita - Como plantar amendoim
  • Por ser típico de regiões quentes, ele deve ser plantado em locais onde a temperatura fica entre os 20º C e 30º C.
  • Se necessário, proteja o cultivo com estufas para controlar melhor o clima. Isso porque o amendoim não suporta temperaturas baixas.
  • Quem quer aprender como plantar amendoim também deve saber que o solo ideal é leve, arenoso, bem drenado, fértil, rico em matéria orgânica e apresenta um pH entre 5 a 6,5.
  • A planta exige alta luminosidade, de maneira intensa e direta. O cultivo de amendoim precisa ter acesso à luz solar sem nenhum tipo de interferência durante algumas horas por dia.
  • É preciso ter um cuidado especial com a rega porque o amendoim não tolera excesso de umidade. É por isso que o solo tem que ficar úmido, porém jamais encharcado.

Vídeo

Agora que já aprendeu como plantar amendoim, conheça os benefícios do alimento e aprenda se ele só faz bem ou se também faz mal, com a nossa nutricionista no vídeo a seguir:

  Continua Depois da Publicidade  

Você gosta de comer amendoim? Então, conte abaixo como costuma consumir o alimento!

1 Estrela2 Estrelas3 Estrelas4 Estrelas5 Estrelas (1 votos, média 5,00)
Loading...
Sobre Dra. Patricia Leite

Dra. Patricia é Nutricionista - CRN-RJ 0510146-5. Ela é uma das mais conceituadas profissionais do país, sendo uma referência profissional em sua área e autora de artigos e vídeos de grande sucesso e reconhecimento. Tem pós-graduação em Nutrição pela Universidade Federal do Rio de Janeiro, é especialista em Nutrição Esportiva pela Universidad Miguel de Cervantes (España) e é também membro da International Society of Sports Nutrition.

  Continua Depois da Publicidade  

Deixe um comentário