Como Plantar Jabuticaba em Casa – Passo a Passo e Cuidados

Especialista:
atualizado em 29/04/2020

Aprenda como plantar jabuticaba em casa com o passo a passo desde o plantio e cultivo à colheita, além de dicas e cuidados para os melhores resultados.

A jabuticaba (Myrciaria cauliflora) é uma frutinha silvestre originária do Brasil, que apresenta uma coloração roxa-escura ou negra e está disponível em três variedades: a jabuticaba-gaúcha (jabuticaba-tuba ou jabuticaba-açu), que é grande, de casca fina e roxa-escura; a jabuticaba-de-cabinho, reconhecida pelos seus cabinhos compridos; e a jabuticaba-sabará ou miúda, que é pequena e de casca grossa.

Quem não rejeita uma porção de jabuticaba faz bem: o alimento é conhecido por servir como fonte de nutrientes como a vitamina C, carboidratos, fibras, fósforo, magnésio, zinco, potássio, vitamina B1 e vitamina E, todos nutrientes importantes para o nosso organismo.

Como se não bastasse, a fruta também é rica em compostos ativos com função antioxidante. Não à toa, existem inúmeros benefícios da jabuticaba para a saúde e boa forma.

Que tal aprender como plantar jabuticaba em casa?

Para muitos, cultivar suas próprias frutas e vegetais em uma horta caseira funciona como um passatempo bastante gostoso. Mas esse não é o único motivo para aprender como plantar jabuticaba em casa: fazer isso torna possível ter acesso à fruta fresca diretamente do conforto de sua residência.

Entretanto, melhor do que tudo isso, ter a própria plantação de jabuticaba em casa garante um alimento orgânico livre de agrotóxicos, já que possibilita controlar todas as etapas do cultivo da fruta.

Embora uma matéria tenha apontado que a fruta faz parte do grupo de alimentos pouco contaminados com essas substâncias, zero é sempre melhor que pouco quando se trata de agrotóxicos.

Isso porque de acordo com o portal do Ministério da Saúde, o uso contínuo, indiscriminado e inadequado dessas substâncias é considerado um relevante problema ambiental e de saúde pública.

Ainda segundo o site, “os efeitos à saúde humana, decorrentes da exposição direta ou indireta aos agrotóxicos podem variar de acordo (com) a toxicidade, tipo de princípio ativo, dose, tempo de exposição e via de exposição”.

Crianças, gestantes, mulheres que amamentam, idosos e pessoas com a saúde debilitada são considerados os grupos mais susceptíveis aos efeitos dessas substâncias, completou o portal.

Vale a pena conhecer as doenças causadas por agrotóxicos nos alimentos e saber ainda quais são os alimentos com mais agrotóxicos no Brasil.

E então, como plantar jabuticaba em casa?

É isso o que vamos conferir a seguir, neste passo a passo que ensina como plantar jabuticaba em vaso:

  1. O vaso utilizado para plantar a jabuticaba deve possuir no mínimo 50 cm de boca e 50 cm de terra para que haja espaço suficiente para a planta receber um bom volume de terra. É necessário ainda que o recipiente conte com furos no fundo, para que possa ser feita uma boa drenagem, o que é necessário para que as raízes não apodreçam;
  2. Para completar a drenagem, recomenda-se adicionar uma camada de 5 cm de argila expandida ou pedra britada. Depois, cobrir tudo com um pedaço de manta acrílica e uma camada de 5 cm de areia grossa;
  3. Agora chegou a vez de completar o vaso com a muda de jabuticaba e a terra preparada para o plantio. Uma sugestão é preparar o substrato misturando bem dois baldes de terra vermelha, um balde de esterco de curral bem curtido e uma medida de meio pote de margarina de calcário em um balde de 20 litros. Se você não usar toda essa quantidade de terra no vaso, pode guardar para algum outro plantio;
  4. Então, colocar a muda dentro do vaso, ainda sem a terra, para ter uma noção da quantidade de terra que precisará ser colocada dentro do vaso para que a muda fique rente e não afunde – ela jamais deve ser plantada no fundo, conforme demonstrado no vídeo lá de baixo. Também é necessário que a muda tenha bastante terra fofa embaixo de suas raízes, o que requer que se faça uma cova funda para afofar bem a terra do fundo;
  5. Após, colocar a terra preparada no vaso, enchendo até a medida calculada no passo anterior. Dar uma batidinha no vaso para assentar, tirar o saquinho da muda caso ainda não tenha feito isso e posicioná-lo no centro do vaso, em cima da terra já adicionada. Completar o vaso com mais terra preparada: recomenda-se acomodar a terra no recipiente de acordo com o tamanho do torrão, preenchendo as laterais e empurrando a terra com as mãos para que ela fique bem uniforme. Importante: o tronco da muda não deve ser coberto pela terra, somente o seu torrão;
  6. Fazer uma primeira boa rega na muda de jabuticaba no vaso. Essas regas precisam continuam a ser realizadas, devem ser generosas e as folhas da planta também precisam ser molhadas durante o processo. De preferência, a irrigação deve ocorrer no comecinho da manhã ou no final da tarde – jamais pode faltar água para a jabuticabeira;
  7. O vaso que recebeu o cultivo da jabuticaba deve ser colocado em um espaço que receba sol. Pode ser uma sacada, varanda, quintal ou jardim, por exemplo. Como o vaso para plantar a espécie precisa ser grande e com certeza ficará pesado, é aconselhável coloca-lo sob um suporte de rodinhas para que você dê conta de movimentá-lo e permita que ele pegue sol em toda extremidade, principalmente se o recipiente for posicionado em uma área restrita.

Outras dicas e dados sobre como plantar jabuticaba em casa:

  1. Recomenda-se iniciar o plantio da jabuticaba no início do período das chuvas. Entretanto, se houver meios de irrigação disponíveis, o cultivo da jabuticabeira pode ser feito ao longo de todo o ano;
  2. O solo empregado na plantação da fruta deve ser fértil, profundo e apresentar um bom grau de umidade;
  3. A jabuticabeira tem preferência por localidades com clima ameno e tropicais com períodos de temperatura baixa;
  4. Para que as folhas se mantenham vistosas sejam produzidos flores e frutos, é necessário regar a planta todos os dias. Entretanto, assim como a falta, o excesso de água também pode prejudicar a jabuticabeira. Por isso, a orientação é prestar atenção no comportamento da planta e na umidade do solo para saber se a irrigação está adequada.

Cuidado na hora de consumir a jabuticaba

A publicação “Alimentos Regionais Brasileiros” (2ª edição, 2015) do Ministério da Saúde adverte que é necessário consumir a jabuticaba imediatamente depois da sua colheita porque ela possui um elevado poder de fermentação.

Além disso, a fruta precisa estar brilhante, sem rachaduras e apresentar uma consistência firme, completou a publicação.

Referências Adicionais:

Você já sabia como plantar jabuticaba em casa? Pretende começar a cultivar sua própria agora? Comente abaixo!

1 Estrela2 Estrelas3 Estrelas4 Estrelas5 Estrelas (2 votos, média: 5,00 de 5)
Loading...
Sobre Dra. Patricia Leite

Dra. Patricia é uma das nutricionistas mais conceituadas do país, sendo uma referência profissional em sua área e autora de artigos e vídeos de grande sucesso e reconhecimento. Tem pós-graduação em Nutrição pela Universidade Federal do Rio de Janeiro, é especialista em Nutrição Esportiva pela Universidad Miguel de Cervantes (España) e é também membro da International Society of Sports Nutrition. É ainda a nutricionista com mais inscritos no YouTube em português. Dra. Patricia Leite é a revisora geral de todo conteúdo desenvolvido pela equipe de redatores especializados do Mundo Boa Forma.

Deixe um comentário

1 comentário em “Como Plantar Jabuticaba em Casa – Passo a Passo e Cuidados”

  1. Adoro essa fruta. Agora com as informações vou plantar este mês. JÁ tomei vinho de Jabuticaba. Super gostoso. Aqui na minha região tem bastante .Muito obrigado