Como Tomar Caseína?

Especialista:
atualizado em 01/11/2018

A indústria de suplementos alimentares para praticantes de atividades físicas tem se tornado cada vez mais ampla, isso é uma verdade. Diante de tantas opções para diversos fins, sabemos que fica difícil discernir quais os benefícios e efeitos proporcionados pelos suplementos, principalmente reconhecer se eles são compatíveis ou não com nossos objetivos. É exatamente por isso que iremos expor agora algumas informações sobre como tomar caseína.

Esse é um dos suplementos que vem ganhando destaque e uso comum dentre os praticantes de musculação. Cabe a nós refletirmos se ela se adequa realmente às suas metas ou não. A partir de agora você poderá conhecer um pouco mais sobre a melhor forma de como tomar caseína e ainda identificar uma nova aliada para modelar seu corpo como sempre sonhou.

O que é Caseína?

A Caseína é constituída pela proteína que mais predomina no leite; diferentemente de outros suplementos, ela necessita de mais tempo para ser digerida. Ela ainda pode oferecer aminoácidos fundamentais para manter a saúde de seus músculos. Em decorrer de sua digestão lenta, ela oferece suporte de liberação de aminoácidos por cerca de 7 horas após ser consumida. Ela não necessariamente precisa ser ingerida sozinha, você possui total liberdade para adequá-la com outros suplementos que venham a beneficiar a melhor definição de seu corpo. Você precisa entender como tomar caseína em três formas distintas. São elas:

  • Proteína isolada do leite (Milk Protein Isolate)

Ela nada mais é que a combinação dos dois suplementos mais comumente utilizados por atletas e pessoas fisicamente ativas. Ao escolher essa Caseína, você estará ingerindo Whey protein e Caseína Micellar.

  • Caseína Micellar

Ela é totalmente constituída por caseína e muito procurada por seu efeito de longa duração, assim mantendo um efeito anabólico por um período de tempo prolongado. Ela é muito utilizada também por pessoas que buscam perder peso, mas é importante atentar para as combinações entre suplementos.

  • Caseinato de Cálcio

Ele é popularmente conhecido como a opção de qualidade inferior, se comparado às outras opções de como tomar caseína. Muitos fabricantes investem na distribuição do Caseinato de Cálcio sem valores significativos de carboidratos, o que induz à procura por diversas pessoas que desejam controlar ou reduzir o percentual de gordura em um processo de hipertrofia. Ele é comumente utilizado como ingredientes em receitas com teores inferiores de calorias.

Benefícios

Tomar a caseína pode ser um diferencial para pessoas que buscam ganhar massa magra e evidenciar o ganho e saúde de músculos. O maior vilão do processo de hipertrofia é o longo intervalo entre uma refeição e outra. Tomar a caseína pode reduzir o processo de catabolismo que tanto prejudica pessoas que têm dificuldade de conciliar alimentação correta nos horários adequados junto com uma rotina atribulada. Sendo assim, aprender como tomar a caseína é um beneficio para você, pois se você está fora de casa, pode transportar facilmente sua suplementação para onde quer que vá.

A Caseína não só libera lentamente os aminoácidos na corrente sanguínea, como também contribui para o funcionamento do seu intestino, o que auxilia na conquista de equilíbrio no funcionamento de seu corpo de um modo geral, assim reduzindo desconfortos e favorecendo sua saúde.

Horários para tomar Caseína

Por oferecer um efeito a longo prazo, indica-se tomar caseína em horários entre refeições com intervalos maiores, logo, você pode tomar caseína em sua ceia, pois é a ultima refeição de seu dia e o período de sono é indispensável para um crescimento dos músculos. Enquanto você estiver dormindo, a caseína garantirá que seus músculos se mantenham nutridos e longe de efeitos de catabolismo.

Você não só pode tomar caseína na sua ceia, mas também nas refeições intermediárias entre as principais refeições. Pessoas adeptas de dietas normalmente afirmam que em determinados momentos se sentem desestimulados e até “cansados” das refeições, e tomar a caseína pode ser o feito motivador que essas pessoas precisam para se manterem firmes em suas dietas. Pode-se utilizar a caseína como substituta de refeições, mas é importantíssimo adequá-la a outras fontes de nutrientes fundamentais ao seu organismo.

O uso da caseína é voltado para praticantes de musculação, então eis a pergunta: Posso tomar caseína como pós-treino? A resposta é sim, mas há um porém, deve-se ao fato de que os efeitos da caseína são de longa duração, e após um treino de alta intensidade, seus músculos necessitarão de reposições o mais rápido possível. Sendo assim, indica-se tomar caseína combinada com um carboidrato simples e/ou uma proteína de rápida absorção, para nutrir seus músculos de forma rápida e eficiente contra o efeito catabólico.

Normalmente as pessoas escolhem consumir de 2 a 3 doses de caseína durante o dia.

Combinações

Os praticantes de esportes físicos e de musculação normalmente iniciam sua suplementação com Whey protein, e diferentemente de diversas opiniões, você não necessitará trocar essa suplementação exclusivamente pela ingestão de caseína, muito pelo contrário. Você pode tomar caseína com whey protein e/ou com BCAA, que intensificam o efeito dos aminoácidos essenciais à saúde de seus músculos.

Fabricantes

Você pode se deparar com diversas dúvidas na primeira compra de caseína, então é importante que você avalie um bom fabricante para comprar seu produto. Tão importante quanto escolher uma boa marca é você analisar o rótulo do produto. Verifique se o produto tem apenas caseína mesmo, pois alguns suplementos misturam caseína com outras proteínas. Às vezes a mistura é ainda pior, sendo adicionados muitos carboidratos. Lembre-se que o que você quer é caseína somente.

Efeitos

O objetivo central da Caseína é nutrir os seus músculos de forma incomum, é oferecer nutrição diferenciada e mais eficiente, se comparada aos outros suplementos.

Os efeitos são notáveis e se você souber como tomar caseína corretamente, ela auxiliará na melhor recuperação dos músculos e ainda favorece ao crescimento dos mesmos.

O efeito da caseína dificulta a quebra dos músculos e evita que seu corpo utilize seus músculos como fonte energética, assim, eles se manterão sadios para os treinos e crescimento contínuo, sem perda de medidas.

Como se os efeitos fossem poucos, tomar caseína ainda pode otimizar sua força para seus treinos, e dessa forma, eles serão mais eficientes e produtivos. Você poderá intensificar ainda mais o crescimento de seus músculos com uma melhor resistência e condicionamento físico.

Contra indicações

Não há contra indicações de uso para tomar caseína. Deve-se atentar para casos particulares de intolerância a lactose, já que a proteína comumente é extraída do leite.

Efeitos colaterais

Não há relatos de efeitos colaterais em virtude da ingestão de caseína. Evidentemente, o uso deve ser controlado. É dito que o organismo possui capacidade para absorver em médica 30 gramas de proteínas por refeição, ou seja, não há maior necessidade para abusar em maiores dosagens.

Exercícios Físicos

O uso de caseína é indicado para praticantes de exercícios físicos, mas não custa reforçar que deve ser conciliado com a prática de atividades regulares. Se você busca ganho de massa magra, deve exigir condicionamento dos músculos nutridos pela proteína ingerida; portanto, aprenda como tomar caseína adequando sua rotina de acordo com as metas traçadas para os benefícios de seu corpo.

Dieta

Tomar Caseína pode sim intensificar o processo de definição muscular e hipertrofia, mas é indispensável que você concilie os exercícios físicos com uma dieta equilibrada e saudável ao seu corpo. Aquele lema de que mente e corpo devem estar ligados de forma saudável é valido também para o ganho de massa magra, então busque comer alimentos saudáveis, funcionais e em horários adequados para uma digestão melhor sucedida.

Caseína engorda?

Tomar caseína não engorda, muito pelo contrário. Se você busca reduzir o percentual de gordura, deve reconhecer que qualquer consumo deve ser dosado e adequado à sua necessidade diária. O controle de consumo de calorias deve ser priorizado e você deverá consumir menos calorias e gastar mais.

Logo, você pode utilizar a Caseína sim, mas busque medidas adequadas aos seus objetivos, para que você desfrute apenas dos benefícios, livre de malefícios e interferências na realização de suas metas. O fundamental para não engordar é você reconhecer como tomar caseína da melhor forma possível.

Preço

Os valores atribuídos às versões de caseína são variados. Você pode encontrar o suplemento por R$ 112,00 até R$ 298,00, por isso deve avaliar suas metas e características particulares.

Onde comprar

Você pode adquirir a Caseína em lojas de suplementos alimentares ou em lojas que oferecem produtos naturais. Não pense que são poucos estabelecimentos que oferecem esses produtos. Além de comprar a caseína em lojas físicas, você também pode comprar em lojas virtuais do ramo. Elas oferecem comodidade e você poderá receber seu produto em sua casa, mas é importante que tenha referências e indicações de sites confiáveis.

Vídeo:

Gostou das dicas?

Você costuma tomar caseína como suplementação em sua dieta? Quais os seus suplementos preferidos, e quais combinações você faz? Comente abaixo.

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Sobre Julio Bittar e Dra. Patricia Leite

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1 comentário em “Como Tomar Caseína?”

  1. Bom Dia,!

    Por se natural a que eu tomo, é muito ruim o sabor, misturo com canela em pó ou cacau 70%. estou fazendo a coisa certa?
    tem uma solução para melhorar o sabor na hora de consumir?
    desde ja agradeço a atenção.

    abç.