Guia de Como Tomar Whey Protein

Especialista:
atualizado em 21/08/2018

Atletas e praticantes de atividades físicas que levam o seu esporte ou atividade física a sério buscam uma suplementação segura e alimentação equilibrada para conquistarem os melhores resultados em seu corpo e rendimento. Dentre os produtos adotados para um melhor rendimento, o Whey protein é o mais popular e indicado como essencial para quem busca definição muscular e hipertrofia. O produto é muito adotado pelo seu alto valor biológico e a proteína é extraída do soro do leite.

Versatilidade é a palavra para o consumo do Whey Protein, você não precisa se prender a determinada dosagem e acompanhamento, pois existe uma gama de formas para consumo, desde apenas com água até receitas refinadas proteinadas. Vamos explicar agora como tomar whey protein corretamente para os melhores resultados.

Ele pode substituir refeições?

Você deve reconhecer que o seu organismo precisa de diversos nutrientes para se manter equilibrado e em funcionamento positivo. O whey protein não possui todos esses nutrientes que devem constituir uma refeição, então não é indicada a substituição. Analise os horários de alimentação e una o suplemento proteico com ingredientes saudáveis.

Mas é verdade que algumas pessoas fazem uso do whey protein como ingrediente único em dietas de proteínas. Embora não seja o mais correto, pelo menos é uma forma super rápida de ter algumas proteínas sem carboidratos (ou quase sem carboidratos).

Quanto tomar diariamente?

É indicado que pessoas pouco ativas e sem pretensão de ganho de massa muscular consumam de 1 a 1,2 gramas de proteína para cada quilo de seu peso total diariamente. Se você busca ganho de massa magra, o ideal é de 2 a 3 gramas de proteína por cada quilo de seu peso. Estudos afirmam que não é recomendado consumir mais que 25 gramas de proteína em uma refeição, pois o conteúdo excedente não será absorvido. Então, não utilize altas medidas de Whey Protein, pois estará apenas alimentando a ilusão de que o excesso auxiliará no ganho de massa magra.

Mas vale fazer uma ressalva. Na refeição logo após uma atividade física muito intensa, como um treino de musculação muito pesado para ganho muscular, existe uma corrente de profissionais que defende uma maior quantidade de proteínas de uma única vez. A quantidade varia conforme a quantidade de massa muscular que a pessoa já tem, a intensidade e tipo de exercício, se é homem ou mulher, etc. Essa quantidade pode chegar a ser de 50g de whey protein no pós-treino.

Tomar whey protein no desjejum

O seu corpo se recuperou durante toda a noite, as horas de sono são benéficas para a recuperação muscular. O período noturno sem alimentação proporcionará uma absorção mais eficiente e rápida da proteína com whey protein.

Tomar whey protein no pós-treino

A melhor forma de como tomar Whey Protein é após os exercícios físicos, pois é o momento em que os músculos estarão necessitando de nutrientes para se regenerar. A proteína é fundamental para a recuperação e crescimento muscular. A proteína consumida após o treino intensificará o processo de hipertrofia muscular, principalmente se for consumido com uma combinação hiperglicêmica. Ou seja, é melhor tomar whey protein em conjunto com carboidratos de rápida absorção após o exercício.

Proteína não é proibida para emagrecimento

Diferentemente de como diversas pessoas acreditam, o whey protein não engorda. O consumo deve ser dosado, como com qualquer outro alimento. O suplemento proteico inclusive pode auxiliar no processo de seu metabolismo, pois músculos nutridos contribuem para o funcionamento correto do metabolismo basal. Mantenha seus músculos nutridos, seu corpo saudável e conquiste o corpo que deseja de forma segura. O whey protein ajuda a emagrecer de fato.

Como Tomar Whey Protein com Combinações

A versatilidade que é proposta no consumo do suplemento pode oferecer diversos benefícios para a melhor construção do corpo desejado. A eficiência da proteína extraída do leite já é comprovada, mas você sabe que pode adequar com outros suplementos que influenciarão positivamente no aproveitamento dos nutrientes.

Objetive a melhor absorção do whey protein, então combine o suplemento com carboidratos de alto índice glicêmico, pois intensificará o transporte de nutrientes para os músculos. Abaixo você poderá identificar funcionalidades de suplementos que são frequentemente consumidos junto com o whey protein para intensificar os efeitos:

  • BCAA: Aminoácidos essenciais. Fundamentais para produção de energia e formação de novas proteínas.
  • Dextrose: Suplemento de alto teor glicêmico, fundamental para a explosão de insulina, o que intensifica a absorção da proteína ingerida. É um carboidrato simples, ou seja, de rápida absorção, também oferece energia para o corpo.
  • Maltodextrina: Suplemento de alto teor calórico, mas diferentemente da dextrose, esse é um carboidrato complexo, então sua absorção é lenta. Fonte energética gradativa, pois libera glicose gradativamente no sangue.
  • Creatina: Utilizada para ganho de volume muscular. Ela reduz a fadiga muscular, auxilia na recuperação e dá volume muscular. É utilizada como fonte energética. O consumo de whey protein com creatina não é indicado para pessoas que possuem alta retenção de líquidos.
  • Glutamina: Aminoácido que evita o catabolismo e auxilia na recuperação muscular. Muito indicada para casos de overtrainning. A combinação de whey protein com glutamina é indicada para atletas que se exercitam mais que 4 dias por semana e com treinos de alto esforço físico.

Benefícios de tomar whey protein

O suplemento proporciona melhor condicionamento físico para os treinos e exercícios aeróbicos. Ele pode ser um aliado para transformar seu corpo. A ingestão do whey protein pode oferecer saciedade por mais tempo. O whey protein já oferece uma quantia significativa de BCAA e Glutamina. Sua ação antioxidante é muito eficiente e seu valor é acessível para todos.

Melhor absorção

A mais simples forma de como tomar whey protein é a mais eficiente. O whey com água pode ser absorvido mais rápido, pois a digestão será mais simples, já que o sistema digestivo não precisará atentar para as propriedades dos outros ingredientes. Muitas pessoas, porém, fazem o uso de whey protein com leite pois torna o shake muito mais gostoso e muitos especialistas afirmam que, na prática, o leite não atrapalha os resultados do whey protein, a não ser em atletas de elite ou em condições muito específicas.

Marcas e referências

Se você está pensando em acrescentar o whey protein em sua dieta, busque avaliar as marcas e fabricantes que disponibilizam as melhores opções. É fundamental uma análise do conteúdo e efeitos. Busque referências e indicações. Há marcas populares e conhecidas pela eficácia, faça sua escolha dentre as reconhecidas. Cuidado com suplementos falsificados. Muitos suplementos de whey protein no mercado têm muito menos proteínas por porção do que o informado no rótulo e muito mais carboidratos.

Whey protein isolado

Esse tipo de whey é adequado para praticantes de exercícios físicos intensos e também por muitos que desejam reduzir o percentual de gordura. Ele é indicado pela sua alta velocidade de absorção e por possuir baixa quantidade de gordura e carboidratos. Alguns fabricantes oferecem whey protein isento de carboidratos. Ele possui alta concentração de proteína, em torno de 95%, e seu custo é sua única desvantagem, pois é mais elevado, se comparado ao concentrado. Muitos especialistas afirmam que não faz sentido um praticante de atividade física comum utilizar o whey protein isolado. Este tipo de whey só seria indicado para um atleta ou praticante de musculação de alta intensidade.

Whey protein hidrolisado

Possui concentração de 92% de proteínas, sua absorção também é muito eficiente, se comparado aos demais. A proteína é extraída de um processo chamado hidrolise enzimática, que consiste na quebra de moléculas, que ocasiona a duplicação dessas com a utilização da água. A proteína já em cadeias menores é assim ingerida em processo avançado para digestão. É indicado para pessoas que possuem intolerância à lactose.

Whey protein concentrado

Sua absorção é um pouco mais lenta, se comparada à digestão dos demais tipos, pois possui substâncias que retardam o processo de digestão. O melhor benefício é o seu baixo custo. Ele possui de 70% a 80% de concentração de proteínas. Sua concentração de lactose varia de 4% a 8%, é variável de acordo com o fabricante. A proteína oferecida é extraída do leite.

Efeitos colaterais

É fundamental que você atente para as substâncias contidas no whey protein, pois não há um padrão e você deve avaliar as combinações oferecidas pelos fabricantes. Atente para a composição, assim poderá evitar alergias e intolerâncias. Tenha atenção especial aos tipos de whey protein com combinações de outros ingredientes, pois no meio destes podem estar alguns que não são ideais para você.

Glutén

Verifique a quantidade aplicada de glúten no seu whey protein. Sabemos que a quantidade deve ser dosada e limitada, para que não haja prejuízos às dietas e objetivos a serem alcançados nas pessoas intolerantes ao glúten.

Foco nos treinos e na dieta

Não pense que a suplementação com whey protein é milagrosa. Exige esforço nos treinos e dedicação nas dietas, se não os objetivos não serão alcançados. O suplemento proteico é um apoio, não o fundamento do ganho de massa magra. Busque orientação e acompanhamento para que a hipertrofia seja bem sucedida e o consumo do whey protein seja o mais proveitoso possível.

Versatilidade na culinária

A utilização do whey protein em receitas para atletas fitness tem se popularizado e caído no gosto popular. A substituição do chocolate pelo suplemento em um brigadeiro, por exemplo, torna a vida mais saudável e ainda pode beneficiar em condição anabólica. Você poderá preparar brigadeiro, tortas, vitaminas, panquecas, pudim, dentre outras refeições.

Feiras de degustação

Com o crescimento da indústria voltada para o mundo fitness, o acesso aos produtos tem se tornado cada vez mais fácil e até atraente. Atualmente, há feiras de degustação onde os fabricantes expõem seus produtos e você então pode degustar e avaliar os produtos oferecidos. Essas feiras não só motivam a adoção dos suplementos, mas oferecem esclarecimentos que não podem ser obtidos sem contado direto com um representante da marca.

Barra de Whey Protein

Opção forma perfeita de como tomar whey protein que te ajuda a não deixar de fazer suas refeições nos horários corretos. Atenção, o consumo não deve ser frequente, pois a barra possui carboidratos que, em excesso, poderiam interferir negativamente em sua dieta. As barras podem ser facilmente encontradas em lojas de conveniência, farmácias, supermercados, lojas de produtos naturais e estabelecimentos que oferecem suplementação. Normalmente, elas oferecem combinação de proteína da soja, do leite e albumina. Seu preço varia de R$ 3,50 a R$ 15,00.

Onde comprar

Você pode adquirir seu whey protein em lojas de suplementos alimentares e produtos naturais. Há diversos sites de suplementos que proporcionam o comodismo da compra online, mas nesses casos, certifique-se de conhecer o produto comprado, para que não ocorra insatisfação.

Vídeos:

E aí, gostou das dicas?

Você também tem dicas de como tomar whey protein? Qual tipo você consome, e por quê? Você tem uma marca preferida? Comente abaixo!

1 Estrela2 Estrelas3 Estrelas4 Estrelas5 Estrelas (7 votos, média: 4,57 de 5)
Loading...
Sobre Julio Bittar e Dra. Patricia Leite

Quando se trata de saúde, é muito importante poder contar com uma fonte confiável de informações. Afinal de contas sabemos que o sua qualidade de vida e bem-estar devem estar em primeiro lugar para você. Por isso contamos com uma equipe profissional diversificada, com redatores e editores que desenvolvem um conteúdo de qualidade, adaptando-o a uma linguagem de fácil compreensão para o público em geral, tendo por base as mais confiáveis fontes de informação. Depois disso todo artigo é revisado por profissional especialista da área, para garantir que as informações são verídicas, e só então ele é publicado no site. Tudo isso para que você tenha confiança no MundoBoaForma e faça daqui sua fonte preferencial de consulta para assuntos relacionados a saúde, boa forma e qualidade de vida. Conheça mais sobre os profissionais que contribuem para a qualidade editorial do portal.

Deixe um comentário

1 comentário em “Guia de Como Tomar Whey Protein”

  1. Boa noite
    meu whey da optium tem 4g de carboidrato. Não quero perder e nem ganhar peso, quero manter e definir. mas tenho dúvidas se posso tomar meu whey pós treino, tendo em vista que treino as 22hrs. posso tomar ele com carboidrato depois do treino ?
    pensei em tomar de manhã e pré treino para o carboidrato me dar um gás e eu queima lo de uma vez. ..
    alguém me ajuda por favor ?
    obrigado! !