Creatina Faz Mal? Tem Efeitos Colaterais?

Suplemento esportivo que movimenta milhões de dólares em todo o mundo, a creatina tem sido utilizada sem muitas controvérsias, já que pouco se fala sobre seus efeitos colaterais. Mas será que realmente a creatina faz mal em certas ocasiões e efeitos colaterais?

O que dizem as pesquisas científicas e os profissionais da área de nutrição esportiva?

Saiba mais sobre a creatina

A creatina é um aminoácido que pode ser naturalmente sintetizado pelo pâncreas e fígado, ou também ser obtido a partir de fontes de proteína animal, como a carne vermelha e o peixe.

Após passar pelo processo de digestão e absorção, a creatina é convertida em creatina fosfato, forma que poderá ser estocada nos músculos para fornecimento de energia.

Quando você pratica exercícios de curta duração e alta intensidade – como a musculação, por exemplo – a fosfocreatina é convertida em adenosina trifosfato, ou ATP, a maior fonte de energia para as nossas células.

Benefícios da Creatina

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Durante o esforço, o músculo está utilizando suas reservas de ATP para continuar com a contração muscular, mas este estoque não dura mais do que 10-15 segundos. Quando não há mais ATP disponível, a creatina entra em ação “reenergizando” o ATP (que na verdade havia se convertido em ADP) e garantindo que você tenha energia para continuar suas séries sem sofrer com a fadiga muscular.

Na prática, isso significa que a creatina permite que você treine por mais tempo e com mais intensidade. Além do aumento da capacidade anaeróbica, outros benefícios da creatina incluem melhora do pump muscular e aumento da força e resistência durante o treino.

A suplementação com creatina também está relacionada a uma diminuição do tempo de recuperação entre os treinos.

A Creatina Faz Mal?

Um aspecto importante a ser levado em consideração quando analisamos se a creatina faz mal ou não é exatamente o fato do aminoácido estar naturalmente presente no nosso organismo através da dieta e da síntese endógena realizada pelo fígado e demais órgãos.

Outro fator a ser considerado é o fato da creatina estar sendo utilizada em larga escala como suplemento há mais de uma década e não existirem até o momento relatos de problemas mais sérios com o aminoácido.

O que diz a Ciência

A creatina é um dos suplementos mais estudados em todo o mundo, e não são poucas as pesquisas que relatam os benefícios da creatina. Há desde estudos que indicam que o aminoácido auxilia no desempenho esportivo até pesquisas que ligam o consumo do suplemento à diminuição dos triglicerídeos e prevenção de alguns tipos de câncer.

Quando o assunto é desempenho muscular, a maioria dos estudos afirma que a creatina é segura para consumo em longo prazo, não havendo até o momento pesquisas que comprovem que a creatina faz mal.

– Rins

Alguns profissionais da área afirmam que um dos possíveis efeitos colaterais da creatina seria o risco à saúde através do seu impacto nas funções renais, que poderiam ser sobrecarregadas com o uso diário do suplemento.

Em um estudo publicado no Journal of the International Society of Sports Nutrition, pesquisadores analisaram o impacto do uso da creatina sobre os rins. Além da suplementação diária com o aminoácido, os participantes da pesquisa também receberam uma dieta com alto teor de proteínas.

Após 12 semanas de suplementação com creatina, os pesquisadores não observaram efeitos colaterais sobre os rins, indicando que não é verdade que o uso correto regular da creatina faz mal para os rins.

Outras pesquisas apresentam resultados semelhantes, e até o momento o único estudo que encontrou uma possível relação entre o uso da creatina e uma perda nas funções renais foi realizado com uma suplementação diária cerca de 15 vezes maior que a dose recomendada do suplemento.

Como no entanto a creatina pode aumentar o trabalho dos rins de maneira considerável, consuma bastante água durante o dia e lembre-se de que você também irá obter aminoácidos através de outras fontes na dieta (como o whey, por exemplo).

– Fígado

Outra possível preocupação com a creatina seria o efeito do suplemento sobre as funções hepáticas. Novamente, assim como ocorre com o funcionamento dos rins, diversos estudos sobre o assunto não encontraram uma associação entre o uso de creatina e problemas no fígado.

– Inchaço 

Quando dizem que a creatina engorda, na verdade as pessoas estão se referindo à retenção de líquido provocada pelo aminoácido. A creatina “atrai” água para os músculos, que parecem maiores e podem provocar um aumento no ponteiro da balança.

Essa variação de peso, sobretudo nos primeiros dias após o início da suplementação, é basicamente água, e não gordura.

Se para você o inchaço traz algum tipo de desconforto, aumente sua ingestão de água e tente tomar diuréticos naturais, como alguns tipos de chás.

Efeitos Colaterais da Creatina

Como já mencionamos anteriormente, não dá para falar que a creatina faz mal à saúde porque os seus efeitos colaterais conhecidos ainda são poucos e raros. A retenção de água no tecido muscular causada pela creatina pode aumentar o risco de desidratação e câimbras. Outros possíveis efeitos colaterais são:

  • Diminuição da produção endógena: um estudo desenvolvido com ratos demonstrou que a suplementação com creatina poderia alterar a produção natural de creatina pelo fígado e pâncreas;
  • Náuseas;
  • Diarreia;
  • Dores estomacais;
  • Elevação da pressão arterial.

Existem também relatos que indicam que a creatina pode diminuir os níveis de açúcar no sangue e interagir com determinados medicamentos, como aqueles utilizados para controlar a glicose sanguínea. Por esse motivo, diabéticos devem evitar o consumo de creatina (já que o suplemento pode causar crises de hipoglicemia).

Palavra Final

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Quando utilizada de maneira adequada e com acompanhamento profissional, a creatina pode ser considerada um dos melhores suplementos para melhorar o desempenho durante os treinos e aumentar a massa magra.

A análise de diversos estudos e pesquisas nos permite afirmar que não é verdade que a creatina faz mal e seu consumo não traz riscos à saúde. 20 gramas do suplemento diariamente é uma dose considerada segura, embora ainda não se conheça os efeitos do uso do aminoácido por longos períodos.

É importante ressaltar também que pessoas com histórico de problemas renais e hepáticos devem consultar um profissional da área médica antes de iniciar a suplementação com creatina.

Vídeo:

Gostou das dicas?

Referências adicionais:

Você já tinha ouvido alguém falar que creatina faz mal? Tem receio de utilizar esse suplemento pelos seus efeitos colaterais? Comente abaixo!

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21 comentários em “Creatina Faz Mal? Tem Efeitos Colaterais?”

  1. Por recomendação da minha personal trainer e nutricionista comecei a fazer o uso da creatina + glutamina. 2 dias, foram suficientes pra me deixar com aquela dor no estômago e diarreia, não sei se digo felizmente ou infelizmente não funcionou pra mim.

  2. Também tomo e estou super de boa acho que as pessoas tomam ai ficam tão piscicoticas que acabam aparecendo doenças que já tinham ,ai culpam a creatina.

  3. Comecei a tomar por sugestão do professor da academia e embora o próprio tenha alegado sobre a retenção de líquidos, não senti este efeito. Não foi com o propósito de baixar minha taxa de triglicérides, porém fiz recentemente exames e nunca estive com essa taxa tão baixa. No meu caso, zero efeitos colaterais e os exames laboratoriais nunca estiveram tão bons!

  4. Comecei a tomar creatina por umas 3 tentativas e nunca terminei se quer um frasco. Pois embora fosse notório os resultados musculares, entretanto alguma comportamentos no organismo se alteravam em comparação ao normal, pois o desconforto muscular era constante e passei a sentir reações desconcertantes que parecia vir dos rins, fígado, o que me levou a uma série de consultas e exames laborais. Graças a Deus, tudo normal, contudo tais sensações só desapareciam após interromper o uso da mesma. Desde então, nunca mais fiz uso do produto, sobretudo organismos t
    respondem distintamente, de forma que alguns podem sentir algo e outros simplesmente não. No meu caso, independente de ter sido causado sintomas contrários através ou não do uso do produto, prefiro não arriscar mais, pois as coincidências são enormes.

  5. B noite.
    Melhor é treinar somente com alimentação acompanhada por nutricionista.
    Tenho 3 dias q estou usando a creatina, dose pequena , uma colher de sobremesa por dia.
    Caraca como estou com uma dor forte no estômago muita vontade de vomitar.
    N estava assim.antes.
    Tenho refluxo pode ser isso.
    Deve ter afetado.
    Por isso não vou tomar mais…minha saúde , minha vida não tem preço.
    Irei continuar com minha alimentação pré treino.
    Reflitem pessoal…vamos viver bem .
    Com uma alimentação saudável.
    Abraços a Todos!!!

    • O lú , eu tambem tive esses mesmos sintomas a alguns anos atras tenho medo de fazer o uso e os sintomas voltarem… vc parou totalmente com o uso ou continua usando?

  6. Há uns três anos fiz uso de creatina nos treinamentos, tive resultados muito bons, mas após alguns meses de uso comecei apresentar uma coloração amarelada nos olhos, eu mesmo não percebia e não estava ligando muito pra isso, realizei uns exames de sangue ano passado e descobri que a minha bilirrubina estava muito alta e o amarelamento do olho era ictericia, pra minha infelicidade descobri recentemente que tenho hepatite crônica, autoimune, fazendo uso de corticóides para controle. Não sei se foi devida a creatina, mas fico com essa dúvida, pois os sintomas foram logo que comecei a fazer uso dela. Cada pessoa tem uma reação a um suplemento ou uma medicação, é sempre bom ter um acompanhamento e realizar exames. O que pode fazer bem para alguns pode ser veneno para outros que irá te acompanhar pelo resto da vida.

  7. Não existe nenhuma relação com o uso da creatina com o seu caso de dezinteria, se vc não tiver problemas renais ou hepáticos pode ingerir 3 gramas dia de preferência após os treinos…
    Espero ter ajudado.

  8. Tomei apenas 3 vezes, uma porção de 3 gramas por dia e sinto um incômodo no meu estômago. Como se estive fazendo mais movimentos peristauticos que o normal.

    • Vc continua com o uso lucas ou suspendeu? eu tive esses sintomas a um tempo atras e suspendi estou querendo voltar a tomar

    • Fiz o uso da CREATINA durante dois dias,mas me deu dores de cabeça muito fortes.
      Em todas as pesquisas que fiz ninguém relatou isso, estou com medo de continuar o uso.

    • Eu uso creatina de marca conhecida, os efeitos colaterais terríveis que tive foram: melhora na concentração e aprendizado, sumiu dores nas costas, fiquei mais rápido e forte, ganhei massa muscular e melhora na saúde em geral, além de perder gorduras viscerais. Em relação a Anvisa, não interessa a melhora da saúde, pois prejudica a economia e os laboratórios que fabricam doenças e vendem a cura através de remédios.

      • De fato, os relatos sobre os benefícios da Creatina são bem maiores do que são propagados pela industria em geral (incluindo a Anvisa), mas é sempre bom ficar de olho em todas as informações disponíveis.

  9. Quero saber se o uso da CREATINA MAX TITÂNIO, do BCAA MAX TITÂNIO e da PROTEINA WHENPROTER, pode diminuir a produção do LIBIDO ou ter perda de apetite SEXSUAL?

    • Mano .
      BCAA. CREATINA . TLS.
      Nao diminui libido nao . fica tranquilo ..
      Oxandrolona sim diminui muito o libido ..
      Ou se vc fazer um ciclo e nao fazer a tb direito ou se vc tomar algum tipo de pre hormonal ou hormonio sem saber oq esta fazendo td ..
      Mas a (CREATINA,BCAA E WHENPROTER) nao diminui o libido NÃO. BLZ VLW…

        • Eu tomo anticoagulante que se chama de 20 mg que se chama xaralto. Comecei a tomar creatina a uma semana e desde entao que cada vez que acordo o meu coração começa acelerando muito e depois para. Amei o do treino do ginásio acontece a mesma coisa.
          Não consigo encontrar ninguém que me responda se posso tomar Cristina com anticuagulante. Ou se este fenômeno acontece por que estou fazendo muitas horas de desporto . Alguém me pode dar uma informação??

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