Creatina faz mal? Tem efeitos colaterais?

Especialista da área:
atualizado em 30/11/2020

A creatina é um dos suplementos esportivos mais utilizados, e movimenta milhões de dólares em todo o mundo. Mas seu uso quase sempre vem cercado de algumas dúvidas e controvérsias.

  Continua Depois da Publicidade  

Isso acontece porque seus potenciais efeitos colaterais são muito citados e pouco discutidos, ou mesmo tratados sem profundidade.

Então, vamos conhecer um pouco mais desses efeitos, e descobrir de uma vez por todas se a creatina faz mal ou não.

O que é a creatina?

creatina melhora os rendimentos físicos
A creatina é uma substância que melhora o rendimento nos treinos

A creatina é um aminoácido que pode ser naturalmente sintetizado pelo pâncreas e pelo fígado, ou ainda ser obtido a partir de fontes de proteína animal, como a carne vermelha e o peixe.

Após passar pelo processo de digestão e absorção, a creatina é convertida em creatina fosfato, forma que poderá ser estocada nos músculos para fornecimento de energia.

E, quando você pratica exercícios de curta duração e alta intensidade, como a musculação, a creatina fosfato é convertida energia.

Benefícios da creatina

O uso do suplemento de creatina traz alguns benefícios para quem pratica musculação, como:

  • Melhora do rendimento dos treinos;
  • Reduz a fadiga;
  • Aumenta os ganhos de massa muscular, causado pela melhora do rendimento durante os exercícios.

E é importante lembrar que, ao contrário do que muitos pensam, a creatina não é um suplemento para emagrecer. A perda de peso que possa vir de sua utilização é consequência da melhora no rendimento durante os treinos.

A creatina faz mal?

Por ser muito utilizada, a creatina é um dos suplementos mais estudados em todo o mundo, diversas pesquisas já demonstram os benefícios da creatina.

Mas, quanto à segurança, algumas preocupações sempre surgem, e fazem muitos desistirem de usar o suplemento.

  Continua Depois da Publicidade  

Então, vamos esclarecer as dúvidas mais comuns:

1. Creatina faz mal para os rins?

A preocupação com os rins é a primeira coisa que vem à mente quando falamos da suplementação com creatina. Mas já existem estudos que mostram que o uso da creatina é seguro para a maioria das pessoas.

Entretanto, é importante procurar orientação de profissionais habilitados, principalmente quando a pessoa já tem algum problema prévio de rins.

Além disso, existem alguns cuidados que ajudam a evitar a ocorrência de problemas, como:

  • Manter-se sempre hidratado, bebendo dois ou mais litros de água por dia;
  • Sempre que possível, fazer um check-up médico, e pedir alguns exames para acompanhar a função renal.

2. Ela pode sobrecarregar o fígado?

Outra preocupação que surge com o uso da creatina é o seu efeito sobre o fígado.

Mas, de acordo com a Mayo Clinic, o uso de creatina é seguro, quando feito nas doses adequadas. Entretanto, quando o uso é exagerado, pode causar danos ao fígado, além de outros órgãos.

3. Creatina engorda?

Algumas pessoas afirmam que a creatina engorda, mas o que ocorre na verdade é a retenção de líquido que este suplemento acaba provocando.

Isso acontece porque a creatina “atrai” água para dentro dos músculos, que parecem maiores, mais volumosos, e sendo assim isso pode provocar um aumento no peso.

  Continua Depois da Publicidade  

Mas essa variação de peso, que ocorre principalmente nos primeiros dias após o início da suplementação, é basicamente água, e não gordura.

Efeitos Colaterais da Creatina

Como já mencionamos anteriormente, a suplementação de creatina é segura para a maior parte das pessoas, e seus efeitos colaterais normalmente estão ligados ao uso de doses acima das recomendadas.

Esses efeitos colaterais, embora raros, incluem:

  • Náuseas;
  • Diarreia;
  • Dores estomacais;
  • Elevação da pressão arterial;
  • Retenção de líquidos;
  • Tontura;
  • Cãibras musculares;
  • Desidratação.

Concluindo…

cápsulas de creatina
A creatina é apresentada normalmente em pó ou eu cápsulas.

Quando utilizada de maneira adequada e com acompanhamento profissional, a creatina pode ser considerada um excelente suplemento para melhorar o desempenho durante os treinos e aumentar a massa magra.

Mas, é importante ressaltar também que pessoas com histórico de problemas renais e hepáticos devem consultar um profissional da área médica antes de iniciar a suplementação com creatina.

Aproveite para ver nos vídeos abaixo o que a nossa nutricionista tem a dizer sobre essa substância.

Gostou das dicas?

Fontes e Referências Adicionais
  • Rebeca Lugaresi, et. al., “Does long-term creatine supplementation impair kidney function in resistance-trained individuals consuming a high-protein diet?,” Journal of the International Society of Sports Nutrition 2013, 10:26;
  • Mayo Clinic – Creatine Safety
  • WebMD – Creatine Information

Você já tinha ouvido alguém falar que creatina faz mal? Tem receio de utilizar esse suplemento pelos seus efeitos colaterais? Comente abaixo.

1 Estrela2 Estrelas3 Estrelas4 Estrelas5 Estrelas (55 votos, média 4,05)
Loading...
Sobre Marcela Gottschald

Marcela Gottschald é Farmacêutica Clinica - CRF-BA 8022. Graduada em farmácia pela Universidade Federal da Bahia (UFBA) em 2013. Residência em Saúde mental pela Universidade do Estado da Bahia (UNEB). Experiência em pediatria e nefrologia, com ênfase em unidade de terapia intensiva. Ela faz parte da equipe de redatores do MundoBoaForma.

  Continua Depois da Publicidade  

Deixe um comentário

22 comentários em “Creatina faz mal? Tem efeitos colaterais?”

  1. Ola, Gostaria de saber se eu dechar de tomar suplementos como creatina e bca, se causaria a diminuição do Líbia e da testosterona.
    Tenho muinto medo de tomar estes supremento e ficar broxa .

    Responder
  2. Por recomendação da minha personal trainer e nutricionista comecei a fazer o uso da creatina + glutamina. 2 dias, foram suficientes pra me deixar com aquela dor no estômago e diarreia, não sei se digo felizmente ou infelizmente não funcionou pra mim.

    Responder
  3. Também tomo e estou super de boa acho que as pessoas tomam ai ficam tão piscicoticas que acabam aparecendo doenças que já tinham ,ai culpam a creatina.

    Responder
  4. Comecei a tomar por sugestão do professor da academia e embora o próprio tenha alegado sobre a retenção de líquidos, não senti este efeito. Não foi com o propósito de baixar minha taxa de triglicérides, porém fiz recentemente exames e nunca estive com essa taxa tão baixa. No meu caso, zero efeitos colaterais e os exames laboratoriais nunca estiveram tão bons!

    Responder
  5. Comecei a tomar creatina por umas 3 tentativas e nunca terminei se quer um frasco. Pois embora fosse notório os resultados musculares, entretanto alguma comportamentos no organismo se alteravam em comparação ao normal, pois o desconforto muscular era constante e passei a sentir reações desconcertantes que parecia vir dos rins, fígado, o que me levou a uma série de consultas e exames laborais. Graças a Deus, tudo normal, contudo tais sensações só desapareciam após interromper o uso da mesma. Desde então, nunca mais fiz uso do produto, sobretudo organismos t
    respondem distintamente, de forma que alguns podem sentir algo e outros simplesmente não. No meu caso, independente de ter sido causado sintomas contrários através ou não do uso do produto, prefiro não arriscar mais, pois as coincidências são enormes.

    Responder
  6. B noite.
    Melhor é treinar somente com alimentação acompanhada por nutricionista.
    Tenho 3 dias q estou usando a creatina, dose pequena , uma colher de sobremesa por dia.
    Caraca como estou com uma dor forte no estômago muita vontade de vomitar.
    N estava assim.antes.
    Tenho refluxo pode ser isso.
    Deve ter afetado.
    Por isso não vou tomar mais…minha saúde , minha vida não tem preço.
    Irei continuar com minha alimentação pré treino.
    Reflitem pessoal…vamos viver bem .
    Com uma alimentação saudável.
    Abraços a Todos!!!

    Responder
    • O lú , eu tambem tive esses mesmos sintomas a alguns anos atras tenho medo de fazer o uso e os sintomas voltarem… vc parou totalmente com o uso ou continua usando?

      Responder
  7. Há uns três anos fiz uso de creatina nos treinamentos, tive resultados muito bons, mas após alguns meses de uso comecei apresentar uma coloração amarelada nos olhos, eu mesmo não percebia e não estava ligando muito pra isso, realizei uns exames de sangue ano passado e descobri que a minha bilirrubina estava muito alta e o amarelamento do olho era ictericia, pra minha infelicidade descobri recentemente que tenho hepatite crônica, autoimune, fazendo uso de corticóides para controle. Não sei se foi devida a creatina, mas fico com essa dúvida, pois os sintomas foram logo que comecei a fazer uso dela. Cada pessoa tem uma reação a um suplemento ou uma medicação, é sempre bom ter um acompanhamento e realizar exames. O que pode fazer bem para alguns pode ser veneno para outros que irá te acompanhar pelo resto da vida.

    Responder
  8. Não existe nenhuma relação com o uso da creatina com o seu caso de dezinteria, se vc não tiver problemas renais ou hepáticos pode ingerir 3 gramas dia de preferência após os treinos…
    Espero ter ajudado.

    Responder
  9. Tomei apenas 3 vezes, uma porção de 3 gramas por dia e sinto um incômodo no meu estômago. Como se estive fazendo mais movimentos peristauticos que o normal.

    Responder
    • Vc continua com o uso lucas ou suspendeu? eu tive esses sintomas a um tempo atras e suspendi estou querendo voltar a tomar

      Responder
    • Fiz o uso da CREATINA durante dois dias,mas me deu dores de cabeça muito fortes.
      Em todas as pesquisas que fiz ninguém relatou isso, estou com medo de continuar o uso.

      Responder
    • Eu uso creatina de marca conhecida, os efeitos colaterais terríveis que tive foram: melhora na concentração e aprendizado, sumiu dores nas costas, fiquei mais rápido e forte, ganhei massa muscular e melhora na saúde em geral, além de perder gorduras viscerais. Em relação a Anvisa, não interessa a melhora da saúde, pois prejudica a economia e os laboratórios que fabricam doenças e vendem a cura através de remédios.

      Responder
      • De fato, os relatos sobre os benefícios da Creatina são bem maiores do que são propagados pela industria em geral (incluindo a Anvisa), mas é sempre bom ficar de olho em todas as informações disponíveis.

        Responder
  10. Quero saber se o uso da CREATINA MAX TITÂNIO, do BCAA MAX TITÂNIO e da PROTEINA WHENPROTER, pode diminuir a produção do LIBIDO ou ter perda de apetite SEXSUAL?

    Responder
    • Mano .
      BCAA. CREATINA . TLS.
      Nao diminui libido nao . fica tranquilo ..
      Oxandrolona sim diminui muito o libido ..
      Ou se vc fazer um ciclo e nao fazer a tb direito ou se vc tomar algum tipo de pre hormonal ou hormonio sem saber oq esta fazendo td ..
      Mas a (CREATINA,BCAA E WHENPROTER) nao diminui o libido NÃO. BLZ VLW…

      Responder
        • Eu tomo anticoagulante que se chama de 20 mg que se chama xaralto. Comecei a tomar creatina a uma semana e desde entao que cada vez que acordo o meu coração começa acelerando muito e depois para. Amei o do treino do ginásio acontece a mesma coisa.
          Não consigo encontrar ninguém que me responda se posso tomar Cristina com anticuagulante. Ou se este fenômeno acontece por que estou fazendo muitas horas de desporto . Alguém me pode dar uma informação??

          Responder