Descubra Como Alimentos Congelados Podem Ser Mais Nutritivos

Especialista:
atualizado em 30/01/2020

Calma, antes que você se assuste e ache que enlouquecemos, nós não estamos falando dos alimentos congelados industrializados que você põe no micro-ondas e tem um prato pronto em poucos minutos, mas sim do hábito de congelar vegetais. Ao colocarmos esses tipos de alimento no congelador, conseguimos preservar os nutrientes presentes neles, de acordo com o nutrólogo José Alves Lara Neto, vice-presidente da Associação Brasileira de Nutrição (Abran).

“O congelamento, na verdade, mantém o alimento mais próximo do seu estado natural”, explicou o nutrólogo. Isso acontece quando os vegetais são resfriados a -18º C, na temperatura do freezer.

A explicação para isso está na presença do oxigênio. É que, segundo o Dr. Lara Neto, as modificações na cor, sabor, textura e nutrientes dos vegetais ocorrem por conta de reações enzimáticas que oxidam esses alimentos, que acontecem justamente na presença do oxigênio. Já o congelamento retarda esse processo, ao não utilizar o oxigênio e diminuir a velocidade dessas reações enzimáticas.

Além disso, por mais que seja comum relacionar o fato de um alimento estar fresco à sua qualidade – o que não deixa de ser verdade – algo que não pode ser deixado de lado é o fato de que os vegetais já perdem nutrientes a partir do momento em que a sua colheita é feita, por conta de questões climáticas, condições de transporte, armazenamento e distribuição. Há ainda o preparo dos vegetais na hora da refeição, que faz com que esses alimentos percam enzimas e sais minerais.

O nutrólogo Edson Credidio, doutor em ciências de alimentos pela Universidade Estadual de Campinas (Unicamp), informou que para manter a boa preservação dos nutrientes dos vegetais é necessário que o processo de congelamento seja rápido. “Isso evita a formação de grandes cristais de gelo, que danificam as células dos alimentos e prejudicam sua qualidade nutricional”, completou.

Credidio ainda disse que quanto antes eles forem levados ao freezer, maior será a garantia que esses nutrientes serão mantidos nos vegetais.

Cuidados que ajudam a preservar os nutrientes dos vegetais na hora de congelar

7aboaforma

Não basta congelar, é preciso fazer da maneira correta para que os nutrientes dos vegetais sejam devidamente preservados. Por isso, a recomendação é que eles sejam primeiramente bem lavados e depois escaldados, colocando pequenas porções dos alimentos de cada vez na água quente, com o auxílio de uma peneira. A indicação é deixá-los fervendo de um a dois minutos – o que varia de acordo com a consistência do vegetal.

No lugar da peneira, ainda dá para usar uma panela própria para cozimento no vapor. Nesse caso, basta ferver a água, acrescentar os vegetais de pouco em pouco e utilizar a tampa para abafar.

Depois disso, o próximo passo é resfriar os vegetais de maneira rápida, passando-os para a água fria e depois mergulhando esses alimentos na água gelada. Após isso, basta levar ao freezer para que eles sejam congelados.

Outras dicas de como congelar os alimentos de maneira saudável 

Outros nutrólogos também deram outras dicas de como os alimentos devem ser congelados. Confira quais são ela a seguir:

  • Organizar o congelamento dos alimentos de acordo com a previsão de consumo e separá-los em vasilhas de plástico ou sacolas transparentes próprias para serem levadas ao congelador;
  • Somente levar ao congelador porções de alimentos que irão ser consumidas após retiradas do local. Uma vez congeladas, eles não podem retornar ao freezer novamente;
  • Não deixar espaço aberto na sacola ou entre a tampa e o alimento congelado, para evitar que ocorra a oxidação e que o processo de congelamento seja prejudicado;
  • Levar ao congelamento apenas os alimentos que estiverem frescos e limpos;
  • É possível colocar carnes, aves e peixes crus descongelados no freezer mais uma vez, porém, isso só deve acontecer depois que eles tiverem sido cozidos.

Você tem o costume de congelar seus alimentos em casa para o consumo posterior? Esse congelamento é feito da maneira correta, como ensinado acima? Comente abaixo.

1 Estrela2 Estrelas3 Estrelas4 Estrelas5 Estrelas (2 votos, média: 5,00 de 5)
Loading...
Sobre Dra. Patricia Leite

Dra. Patricia é Nutricionista - CRN-RJ 0510146-5. Ela é uma das mais conceituadas profissionais do país, sendo uma referência profissional em sua área e autora de artigos e vídeos de grande sucesso e reconhecimento. Tem pós-graduação em Nutrição pela Universidade Federal do Rio de Janeiro, é especialista em Nutrição Esportiva pela Universidad Miguel de Cervantes (España) e é também membro da International Society of Sports Nutrition. É ainda a nutricionista com mais inscritos no YouTube em português. Dra. Patricia Leite é a revisora geral de todo conteúdo desenvolvido pela equipe de redatores especializados do Mundo Boa Forma.

Deixe um comentário

3 comentários em “Descubra Como Alimentos Congelados Podem Ser Mais Nutritivos”

  1. Adorei as reportagens, comecei com os celiacos, pesquisei alimentos sem gluten e depois alimentos congelados. Vou começar a congelar os alimentos. Só faltou informação a respeito de como descongelar estes alimentos depois para prepara-los.