4 Razões para Comprar Mais Frutas e Vegetais Congelados

Especialista:
atualizado em 29/01/2020

Quando se trata de comprar frutas e vegetais, o fresco é sempre o melhor, certo? Bem, não necessariamente.

Apesar de produtos frescos de fato serem o ideal, também é importante levarmos em conta a necessidade de muitas pessoas de se adequarem a pelo menos cinco porções de frutas e vegetais por dia, todos os dias. E foi descoberto que quando as pessoas mantêm seus freezers abastecidos com produtos congelados, eles são muito mais propensos a atingir essa marca de porções.

Isso devido aos resultados de um estudo recente que descobriu que as pessoas que compram frutas e vegetais congelados consomem mais produtos do que as que não compram esses produtos congelados. Elas também possuem IMCs mais baixos e maior ingestão de nutrientes como potássio, fibra, cálcio e vitamina D.

Vale ressaltar que a pesquisa foi apoiada pela Frozen Food Foundation. Mas as descobertas fazem sentido pelo simples motivo de que o produto congelado pode ser muito mais fáceis de serem consumidos. Frutas e vegetais vendidos congelados não precisam ser lavados, descascados ou cortados. E eles não vão apodrecer antes de que você vá comê-los.

Por toda essa conveniência, você não está perdendo nada nutricionalmente. Um estudo da Leatherhead Food Research e da Universidade de Chester, no Reino Unido, mediram os níveis de nutrientes em produtos que estavam congelados ou guardados em uma geladeira por três dias. Os pesquisadores descobriram que as amostras congeladas (que incluíam brócolis e mirtilos) tinham mais nutrientes em geral do que as amostras frescas.

Além disso, esses produtos congelados podem ser mais baratos do que o frescos, na maioria dos mercados.

Agora, não estamos dizendo para que você substitua os seus alimentos frescos por congelados, porque os frescos também são importantes. Mas para ter certeza de que você está constantemente comendo cinco porções por dia, faça dos produtos congelados um complemento para os frescos.

É fácil encontrar opções limpas e sem aditivos, porque o congelamento é uma “técnica conservante natural”. Basta verificar a embalagem para se certificar de que a fruta ou o vegetal é o único ingrediente listado. Aqui estão algumas maneiras fáceis e deliciosas de desfrutar seus produtos congelados:

Misture frutas congeladas, como frutas vermelhas e cerejas, com verduras congeladas, em seu smoothie matinal.

Salteie vegetais congelados em um caldo de vegetais orgânico de baixo teor de sódio, juntamente com alho, ervas e especiarias, para um acompanhamento prático e rápido para uma porção de proteína.

Para uma sopa de vegetais rápida, refogue vegetais congelados com alho e ervas, adicione caldo, leve a fervura rápida e, em seguida, reduza por cerca de 10 minutos. Complete a refeição com feijão, lentilhas ou grão-de-bico.

Você ainda não tem esse hábito de comprar e consumir vegetais e frutas congelados? Por que motivo? Comente abaixo!

1 Estrela2 Estrelas3 Estrelas4 Estrelas5 Estrelas (2 votos, média: 5,00 de 5)
Loading...
Sobre Dra. Patricia Leite

Dra. Patricia é uma das nutricionistas mais conceituadas do país, sendo uma referência profissional em sua área e autora de artigos e vídeos de grande sucesso e reconhecimento. Tem pós-graduação em Nutrição pela Universidade Federal do Rio de Janeiro, é especialista em Nutrição Esportiva pela Universidad Miguel de Cervantes (España) e é também membro da International Society of Sports Nutrition. É ainda a nutricionista com mais inscritos no YouTube em português. Dra. Patricia Leite é a revisora geral de todo conteúdo desenvolvido pela equipe de redatores especializados do Mundo Boa Forma.

Deixe um comentário