Nem Todos os Alimentos Processados São Ruins Para Você – Descubra Quais São Bons

Especialista da área:
atualizado em 17/02/2020

O termo “processado” se aplica a qualquer alimento que tenha sido alterado de seu estado natural de alguma forma, por razões de segurança ou conveniência. 

  Continua Depois da Publicidade  

Se você come muitos alimentos altamente processados, corre o risco de consumir muito sódio, açúcares adicionados e gorduras não saudáveis. Mas, ao contrário do que muitos pensam, os alimentos processados ​​são mais do que apenas as refeições congeladas como a lasanha que você compra no mercado e os sanduíches da rede de fast food que você ama.

Entenda, por exemplo, o que é carne processada e veja se ela faz mal.

Você pode se surpreender ao saber, por exemplo, que tomates enlatados, legumes congelados e massas integrais também são considerados alimentos processados. As técnicas de processamento de alimentos incluem produtos de congelamento, conservas, moagem, secagem e pasteurização. 

A realidade é que a maioria de nós, mesmo os mais preocupados com a saúde, provavelmente está comendo muito mais desses alimentos e nem imaginamos… Mas fique calmo, nem todos eles fazem mal. Confira quais são eles:

1. Iogurte natural

O processo de transformar o leite em iogurte, usando culturas bacterianas vivas, é uma forma de processamento de alimentos. Você deve saber que existem diversos benefícios do iogurte para a saúde, principalmente por conta dos probióticos que fornecem benefícios à saúde digestiva e ao sistema imunológico.

2. Extrato de tomate

Um estudo do The American Journal of Clinical Nutrition descobriu que o responsável pelo pigmento vermelho nos tomates (licopeno) é mais biodisponível para o corpo (em outras palavras, o corpo pode absorver e usá-lo com mais eficiência) na forma de extrato de tomate, em vez de fresco tomates. 

O licopeno é um poderoso antioxidante e pode diminuir o risco de próstata e outros tipos de câncer, além de proteger contra AVC.

3. Legumes e verduras congelados

Existe um equívoco comum que muitas pessoas acreditam que produtos congelados são nutricionalmente inferiores aos frescos. Na verdade, vegetais congelados tendem a ser colhidos e imediatamente congelados para reter seus nutrientes e sabor. 

Os produtos frescos, por outro lado, perdem parte de seu valor nutritivo quando viajam e podem ficar armazenados por dias ou semanas antes de chegar às prateleiras dos supermercados. Entenda como alimentos congelados podem ser mais nutritivos com detalhes.

  Continua Depois da Publicidade  

4. Manteiga de amendoim

A manteiga de amendoim sempre será a base de um lanche nutritivo, pois tem uma boa combinação de proteínas e fibras, que fazem você se sentir satisfeito por mais tempo. É também uma fonte fantástica de gordura monoinsaturada e vitamina E. Entenda por que é mentira que a manteiga de amendoim faz mal à saúde.

Você se surpreendeu ao saber que existem alimentos processados que fazem bem à saúde? Pretende incorporá-los à sua dieta? Comente abaixo!

1 Estrela2 Estrelas3 Estrelas4 Estrelas5 Estrelas (4 votos, média 5,00)
Loading...
Sobre Dra. Patricia Leite

Dra. Patricia é Nutricionista - CRN-RJ 0510146-5. Ela é uma das mais conceituadas profissionais do país, sendo uma referência profissional em sua área e autora de artigos e vídeos de grande sucesso e reconhecimento. Tem pós-graduação em Nutrição pela Universidade Federal do Rio de Janeiro, é especialista em Nutrição Esportiva pela Universidad Miguel de Cervantes (España) e é também membro da International Society of Sports Nutrition.

  Continua Depois da Publicidade  

Deixe um comentário