5 Motivos Para Você Comprar Frutas e Vegetais Congelados

Alimentos congelados recebem uma má reputação por serem processados, mas a verdade é que alguns dos alimentos mais saudáveis do mercado estão na seção do freezer nos supermercados. Aqui estão cinco razões importantes para estocar durante todo o ano vegetais e frutas congeladas em seu freezer:

Eles são maduros – de uma boa maneira!

No momento em que uma fruta ou vegetal é colhido, ele começa a perder nutrientes, então o tempo depois da colheita que você o  consome afeta seu valor nutricional.

Como a maioria das frutas e vegetais são congelados pouco depois de serem colhidos, eles amadurecem completamente até a colheita, o que significa que estão cheios de vitaminas, minerais e antioxidantes, e o congelamento “bloqueia” muitos de seus nutrientes.

Por outro lado, grande parte do produto fresco em seu supermercado foi colhido a quilômetros de distância, e teve que viajar de caminhão para chegar lá. Como resultado, pode ter sido colhido antes de atingir seu pico nutricional, e amadureceu artificialmente durante o transporte.

Eles são tão nutritivos (ou mesmo mais) do que os frescos

As diferenças acima podem ocorrer porque o produto congelado já mostrou ser tão rico em nutrientes quanto, ou mesmo superior aos frescos, fato apoiado por dois novos estudos independentes. Cientistas da Leatherhead Food Research e da Universidade de Chester realizaram 40 testes para medir os níveis de nutrientes em produtos que estavam guardados em uma geladeira por três dias, em comparação com seus equivalentes congelados.

Eles encontraram nutrientes mais benéficos em geral nas amostras congeladas, em tudo, desde brócolis até mirtilos. Na verdade, em dois de três casos, frutas e vegetais congelados carregavam níveis mais altos de antioxidantes, incluindo polifenóis, antocianinas, luteína e betacaroteno.

Esta conclusão apóia pesquisas anteriores, que descobriram que o congelamento de produtos não destrói seus nutrientes. Em um relatório, o teor de vitamina C no brócolis fresco caiu em mais de 50% com uma semana, e apenas 10% ao longo de um ano inteiro quando congelado.

Eles são livres de aditivos

Como o congelamento preserva os alimentos, não são necessários aditivos indesejados em produtos congelados como espinafre e morangos. É fácil encontrar frutas e vegetais com listas de ingredientes de uma única palavra – simplesmente a fruta ou o próprio vegetal.

Com certeza, sempre vale a pena verificar os ingredientes, mas certamente você encontrará pelo menos uma dúzia de variedades nos corredores de congelador do mercado com absolutamente nada adicionado.

São comidas rápidas super saudáveis

Uma das grandes vantagens de manter as opções congeladas em casa é que elas não precisam ser lavadas, descascadas ou cortadas. E para muitas pessoas, esse benefício é o único motivo pelo qual os vegetais terminam em seus pratos.

Um estudo descobriu que as mulheres que trabalham gastam, em média, menos de uma hora por dia preparando refeições, servindo, comendo e lavando a louça. Não é menos de uma hora para cada refeição – é menos de uma hora para todas as refeições diárias!

Como o produto congelado não requer preparação, você pode economizar muito tempo, permitindo que faça pratos saudáveis em casa, em vez de optar por um fast food, por exemplo.

São versáteis

Manter o seu freezer abastecido com uma grande variedade de frutas e vegetais congelados permite utilizá-los de várias formas possíveis. Além de adicionar frutas congeladas a smoothies, você pode descongelá-las ou aquecê-las para comer com aveia ou torrada de grãos integrais.

Você pode fazer fazer os vegetais refogados em azeite com alho e ervas, misturar com um pouco de quinoa ou macarrão ou arroz integral com uma proteína magra. Simples, deliciosos, nutritivos e prontos em um instante.

Você já experimentou guardar frutas e vegetais congelados em seu freezer? Sabia que eles são tão saudáveis? Comente abaixo!

1 Estrela2 Estrelas3 Estrelas4 Estrelas5 Estrelas (1 votos, média: 5,00 de 5)
Loading...

Deixe um comentário