Descubra o que os pelos do seu corpo estão querendo lhe dizer

Especialista:
atualizado em 13/11/2020

À primeira vista, o seu cabelo diz muito sobre você. O mesmo pode ser dito a respeito dos pelos do seu corpo. Eles podem funcionar como grandes indicadores da sua saúde.

Prestar atenção no que eles têm a dizer, portanto, pode ser fundamental se você quiser evitar dores de cabeça no futuro.

Entenda o que a ciência diz a respeito dos pelos do seu corpo e descubra também quais os sinais que eles estão mandando para você.

O que pode causar a perda de pelos

Conhecer algumas condições que podem causar a queda, o aumento excessivo ou até mesmo a modificação na espessura dos pelos pode fazer toda a diferença.

Algumas das condições que podem causar queda de cabelos são:

  • Micose no couro cabeludo;
  • Uso de medicamentos;
  • Estresse;
  • Reação hormonal pós-parto;
  • Uso de produtos químicos inadequados;
  • Lúpus eritematoso sistêmico;
  • Doenças como hipotireoidismo, hipertireoidismo, sífilis secundária ou líquen plano;

Da mesma forma, a perda de pelos pode significar uma doença autoimune. Neste tipo de condição, o próprio sistema imunológico ataca o corpo. Como resultado, algumas delas causam queda ou perda total do cabelo.

De acordo com os especialistas, a queda de pelos pode indicar a alopecia areata. Esta doença ocorre quando o sistema imunológico ataca os folículos pilosos ou o coro cabeludo.

Por isso, é importante contatar um médico para verificar se está tudo certo com seu sistema imunológico.

Crescimento de pelos pode apontar problemas hormonais

O aumento repentino de hormônios masculinos ou femininos pode fazer com que você ganhe ou perca pelos. Ou seja, a mudança nos seus pelos corporais pode estar sendo causada por um desequilíbrio hormonal.

Condições como a diminuição de testosterona, por exemplo, podem fazer seus pelos caírem. Em contrapartida, a síndrome dos ovários policísticos pode fazer com que surjam pelos em excesso no corpo de mulheres.

Descobrir a causa na modificação dos seus pelos é super importante. Lembre-se. Apenas um médico poderá dizer a real causa da sua queda de cabelo. Do mesmo modo, ele poderá dizer se o aparecimento anormal de pelos indica alguma condição mais grave.

Pelos finos podem indicar problemas na tireoide

Seus pelos corporais também podem ser sinais de problemas na tireoide. Se a sua tireoide produz hormônios em excesso, ela é considerada hiperativa. Esta é uma condição conhecida como hipertireoidismo.

Por outro lado, se a sua tireoide não produz um suprimento suficiente dos hormônios necessários, você pode ter uma tireoide pouco ativa ou o hipotireoidismo.

Sendo assim, essas condições podem resultar em cabelos secos e diminuição da espessura do couro cabeludo ou do corpo.

Do mesmo modo, é importante observar que certos medicamentos que tratam problemas da tireoide podem agravar sua perda de cabelo.

A perda de pelos pode ser genética

cabelo

Enquanto algumas pessoas perdem os pelos do corpo como resultado de uma condição de saúde, outras nunca conseguiram fazer o seu cabelo crescer. Esse sintoma pode indicar uma doença genética.

Neste sentido, existem várias doenças que podem causar esta condição. Alguns exemplos são a aplasia congênita e a alopecia triangular.

Por isso, você deve procurar um médico para investigar a causa da perda de cabelo.

Perda de cabelo irregular pode ser um sinal de uma DST

Conforme observado pelo WebMD, uma das mais respeitadas publicações da área médica do mundo, certas DSTs podem levar à perda de cabelo irregular. De acordo com a publicação, esta é uma ocorrência comum quando alguém está com sífilis há algum tempo.

Portanto, se o couro cabeludo irregular ou a perda de pelos do corpo for acompanhada de dor de garganta e erupção na pele que não coça, você deve consultar o seu médico.

Em contrapartida, é importante notar que alguns dos remédios utilizados para combater DSTs também podem causar a queda de cabelo.

Excesso de pelos faciais pode ser um sinal de um problema adrenal

O excesso de pelos faciais, conforme os especialistas, também pode indicar um problema na glândula adrenal.

Se as glândulas suprarrenais estiverem hiperativas, elas estão secretando muitos hormônios específicos para o seu sistema, explicam os cientistas. Isso faz com que uma mulher apresente algumas características masculinas exageradas, como excesso de pelos no rosto.

Esta mulher, por outro lado, pode apresentar até mesmo calvície como aponta a revista de ciência médica Johns Hopkins Medicine.

Outro sinal de deficiência nutricional é a queda excessiva de cabelo. Isso pode significar que seu corpo não está recebendo a quantidade de ferro necessária.

De qualquer forma, seja qual for a causa, é importante que você consulte um médico para verificar esta mudança nos pelos no seu corpo.

Você já experimentou queda ou crescimento excessivo de pelos no seu corpo? Conte para a gente nos comentários!

1 Estrela2 Estrelas3 Estrelas4 Estrelas5 Estrelas (1 votos, média: 5,00 de 5)
Loading...
Sobre Equipe Editorial MundoBoaForma

Quando se trata de saúde, é muito importante poder contar com uma fonte confiável de informações. Afinal de contas sabemos que o sua qualidade de vida e bem-estar devem estar em primeiro lugar para você. Por isso contamos com uma equipe profissional diversificada, com redatores e editores que desenvolvem um conteúdo de qualidade, adaptando-o a uma linguagem de fácil compreensão para o público em geral, tendo por base as mais confiáveis fontes de informação. Além disso todo artigo é revisado por profissional especialista da área, para garantir que as informações são verídicas. Tudo isso para que você tenha confiança no MundoBoaForma e faça daqui sua fonte preferencial de consulta para assuntos relacionados a saúde, boa forma e qualidade de vida. Conheça mais sobre os profissionais que contribuem para a qualidade editorial do portal.

Deixe um comentário