16 Alimentos Que Fazem o Cabelo Crescer

Especialista:
atualizado em 21/02/2020

Se você se preocupa com os seus cabelos, consumir alimentos que fazem o cabelo crescer é um caminho para te ajudar fortemente com essa questão.

Abaixo você conhecerá os melhores alimentos para o crescimento dos cabelos e por que eles têm esse título. Além disso, você verá os principais motivos da queda dos cabelos e dicas de tratamentos naturais para o crescimento capilar.

O verdadeiro segredo para cabelos fortes e brilhantes não está no shampoo ou em tratamentos feitos em salões de beleza. Está na nossa dieta. Assim como a pele, a vitalidade dos cabelos é um sinal externo da saúde no interior do nosso corpo.

Uma das vitaminas mais importantes para a saúde e o crescimento dos cabelos é a vitamina A. Segundo a nutricionista Kayla McDonell, “Todas as células necessitam de vitamina A para crescer. Isso inclui os cabelos, o tecido que cresce mais rápido no corpo humano”. Se você está com os cabelos fracos, quebradiços ou com uma farta queda capilar, procure saber os benefícios da vinamina A para o cabelo.

Mas se você já está farta de tentar métodos naturais para o crescimento capilar e sua alimentação está em dia, mas mesmo assim não consegue ter os cabelos dos sonhos, saiba que os laboratórios se empenham cada dia mais para criar soluções para este problema. Viviscal, Biotina e Finasterida são apenas alguns exemplos de remédios para crescer cabelo. Conheça os outros.

Ultimamente, há uma grande conversa em torno do feno grego para crescer cabelo. Em um teste utilizando óleo à base de feno grego em roedores com alopecia, foi observado que o tempo de crescimento dos pelos dos ratos que usaram o óleo reduziu pela metade. Você vai gostar de saber os benefícios do feno grego para os cabelos humanos.

As células que compõem cada fio de cabelo requerem um fornecimento regular de nutrientes essenciais para que elas permaneçam fortes e não parem de se renovar.

Os homens são mais propensos a perder os cabelos devido à calvície de padrão masculino, mas a queda de cabelo também é comum entre as mulheres. As razões podem variar de uma simples e temporária deficiência de vitaminas a uma condição de saúde mais complexa.

Em muitos casos há maneiras de tratar a queda de cabelo em ambos os sexos e o ponto de partida é, sem dúvida, optar por alimentos que fazem o cabelo crescer.

Veja a seguir uma lista com dezesseis alimentos saudáveis e cheios de nutrientes que ajudam a estimular o crescimento dos fios e a manutenção da sua saúde.

1. Salmão

Peixes como o salmão e a sardinha são ricos em ômega-3, um tipo de gordura saudável que não é produzida naturalmente pelo nosso corpo e precisa ser adquirida a partir de alimentos ou suplementos. Estes peixes que contêm ômega-3 são alimentos que fazem o cabelo crescer, ajudam a mantê-lo brilhante e saudável e protegem o corpo contra inúmeras doenças.

Uma pesquisa publicada em 2015 no Journal of Cosmetic Dermatology avaliou que a perda de cabelo reduziu e que a densidade do cabelo aumentou em mulheres que tomaram um suplemento com ômega 3, ômega 6 e antioxidantes.

Também foi descoberto em outro estudo de 2015 publicado no Dermatology Research and Practice que o uso de um suplemento de óleo de peixe reduziu de forma significativa a perda de cabelo além de promover o crescimento dos fios.

Além do ômega 3, peixes gordurosos como o salmão também fornecem outros nutrientes importantes como as proteínas, a vitamina D, as vitaminas do complexo B e o selênio. Todos eles ajudam a deixar as madeixas fortes e saudáveis.

2. Pimentão amarelo

Este tipo de pimentão tem cinco vezes mais vitamina C do que a laranja (341 miligramas, em oposição a 63 por porção). Segundo dados nutritivos do pimentão, essa quantidade de vitamina C no pimentão amarelo é até 5,5 vezes maior do que a que é encontrada em uma laranja.

A vitamina C é um antioxidante que faz o cabelo crescer, reforça os folículos pilosos e a haste do cabelo, além de impedir a quebra dos fios.

O estímulo da vitamina C à produção de colágeno também ajuda a fortalecer os fios de cabelo e as propriedades antioxidantes do pimentão protegem o cabelo contra o estresse oxidativo, o que também contribui para um cabelo menos quebradiço.

3. Iogurte grego

Este alimento é rico em proteínas, a base da construção dos fios de cabelo. Ele também contém vitamina B5, conhecida como ácido pantotênico, um ingrediente que estimula o fluxo sanguíneo para o couro cabeludo ajudando no crescimento do cabelo e impedindo a queda. O ácido pantotênico é comumente adicionado a produtos para a pele e cabelos, mas ingeri-lo através do iogurte é muito mais saudável.

Além de beneficiar o cabelo, a vitamina B5 presente no iogurte atua como um hidratante e cicatrizante para a pele. De acordo com um estudo publicado em 2014 no periódico científico Dermatology and Therapy, a vitamina B5 foi capaz de reduzir a acne e manchas na face após 12 semanas de suplementação.

4. Sementes de girassol

Apenas algumas pequenas sementes de girassol podem conter alta concentração de vitamina E. Esta vitamina melhora o fluxo sanguíneo para o couro cabeludo e por isso as sementes são ótimos alimentos que fazem o cabelo crescer até mais rápido.

Apenas algumas pequenas sementes de girassol podem conter alta concentração de vitamina E. Esta vitamina melhora o fluxo sanguíneo para o couro cabeludo e por isso as sementes são ótimos alimentos que fazem o cabelo crescer até mais rápido.

Uma porção de 28 gramas de sementes de girassol garantem quase metade da necessidade diária de vitamina E.

Outros nutrientes que as sementes de girassol fornecem que promovem o crescimento do cabelo são as vitaminas do complexo B, o zinco e o selênio.

5. Espinafre

O espinafre é cheio de nutrientes que ajudam a manter a hidratação e a impedir a quebra dos cabelos. O vegetal também contém vitamina A, ferro, betacaroteno, ácido fólico e vitamina C, elementos que trabalham em conjunto para manter o couro cabeludo saudável e fértil para o nascimento de novos folículos capilares

A vitamina A, por exemplo, é responsável por ajudar as glândulas a produzir mais sebo, que deixa o couro cabeludo mais hidratado e saudável. Apenas uma porção de 30 gramas de espinafre fornece 54% da quantidade recomendada de vitamina A por dia. 

Já o ferro é outro nutriente essencial para o reparo e o crescimento dos cabelos já que ele ajuda os glóbulos vermelhos no transporte de oxigênio e de outros nutrientes por todo o corpo. Um estudo coreano de 2013 publicado no Journal of Korean Medical Science indica que a deficiência em ferro pode ter relação com a perda de cabelo.

6. Abacate

Os abacates são um segredo de beleza milenar devido à sua alta concentração de ácidos graxos essenciais, vitaminas B e E, que funcionam em nível celular para proteger e fortalecer o cabelo.

A vitamina B é essencial para o crescimento do cabelo. A vitamina E ajuda a reparar danos no couro cabeludo, o que pode retardar ou impedir o crescimento dos fios.

Comer abacate e usá-lo regularmente como máscara capilar são formas de garantir o cabelo saudável com o crescimento esperado de cerca de um centímetro a cada mês.

7. Amêndoas

As amêndoas são importantes alimentos que fazem o cabelo crescer mais rápido e com mais vigor devido ao seu alto teor de biotina. Uma xícara desta noz contém cerca de um terço da necessidade diária de biotina, uma vitamina do complexo B amplamente usada por especialistas para combater a queda dos cabelos. Os resultados podem ser notados entre um e dois meses após adicioná-las à sua dieta.

Uma porção de 28 gramas de amêndoas oferece ainda 37% da recomendação diária de vitamina E, importantíssima para cabelos bonitos e saudáveis. 

Conforme dados publicados em 2013 na revista científica Dermatologic Clinics, a falta de nutrientes como as vitaminas do complexo B, o zinco ou ácidos graxos essenciais está relacionada com a perda de cabelo. Ainda bem que além da biotina e de outras vitaminas do complexo B, as amêndoas também fornecem ácidos graxos essenciais e zinco.

8. Grãos como a soja e a lentilha

Ferro é um mineral essencial para garantir o crescimento e a estabilidade dos cabelos. Este nutriente pode ser encontrado em abundância em cereais e massas fortificados e grãos como a soja e a lentilha. Ele é recomendado para o crescimento e a saúde do cabelo porque transporta oxigênio para os folículos capilares que dão origem a novos fios.

É importante lembrar que para haver uma absorção adequada de ferro pelo organismo é preciso equilibrar também a ingestão de vitamina C.

9. Vegetais folhosos como acelga, couve e agrião

Estes vegetais contêm metilsulfonilmetano (MSM), uma forma biológica do enxofre, um nutriente importante para a saúde do cabelo, pele, unhas, e cartilagem. Alimentos e suplementos de MSM podem nutrir, aumentar a espessura e promover o crescimento dos cabelos.

Um estudo realizado na Universidade de Saúde e Ciência do Oregon relatou aumento do crescimento do cabelo entre os participantes depois de usarem MSM por cerca de seis semanas.

Cientistas explicam que o enxofre é necessário para o crescimento saudável de colágeno e queratina e serve para melhorar a circulação do sangue no couro cabeludo, o que suporta a indicação destes alimentos que fazem o cabelo crescer.

10. Carnes magras

Os cabelos são compostos de proteínas, e pesquisas mostram que o crescimento do cabelo para quando não há proteína suficiente no organismo. É importante consumir proteína de carnes magras como frango ou peru, que têm menos gordura saturada do que a carne bovina e suína.

Um pedaço de 100 gramas de bife de lombo cozido oferece até 29 gramas de proteína, o que ajuda no reparo e no fortalecimento dos folículos capilares. As carnes vermelhas em geral são boas fontes de ferro, um mineral essencial para o transporte de nutrientes por todo o corpo, inclusive para o couro cabeludo.

E claro, proteínas de origem vegetal proveniente das leguminosas e dos legumes em geral também são muito bem vindas e cumprem o mesmo papel no organismo.

11. Erva Saw Palmetto

Um estudo publicado pelo Journal of Alternative and Complementary Medicine informou que a erva Saw Palmetto (Serenoa repens) pode aumentar o crescimento do cabelo nos homens.

O extrato de Saw Palmetto tem sido ingerido na forma de suplemento e já é usado por herbalistas para estimular o crescimento de cabelo em homens e mulheres há muitas décadas. Este estudo mostrou através de pesquisas que a erva realmente aumenta o crescimento dos cabelos em homens que tomam extratos de Saw Palmetto diariamente.

12. Batata doce

As diferentes variedades de batatas doces são ricas em betacaroteno, um antioxidante que o organismo transforma em vitamina A assim que é ingerido. A vitamina A ajuda a evitar o ressecamento dos cabelos e estimula as glândulas do couro cabeludo a produzir o sebo, uma condição fundamental para o desenvolvimento de novos fios e a manutenção da vitalidade dos fios já desenvolvidos. O betacaroteno também pode ser encontrado em outros vegetais alaranjados como cenoura, abóbora, melão e manga, que portanto também podem ser bons alimentos que fazem o cabelo crescer.

13. Canela

O consumo de canela contribui para o fluxo adequado de sangue nos vasos que circundam o couro cabeludo. A saúde da circulação é essencial para que haja oxigênio e nutrientes adequados para o desenvolvimento dos folículos pilosos que dão origem aos fios de cabelo.

A boa circulação do sangue garante que os nutrientes e o oxigênio vão chegar em todas as partes do corpo e que o couro cabeludo não ficará para trás. Assim, junto com uma alimentação nutritiva e balanceada, é esperado que seus cabelos fiquem bem nutridos, favorecendo o crescimento e a beleza natural dos fios.

14. Ovos

Ovos são ricos em proteína, ferro e biotina, e por isso estão na lista de alimentos que fazem o cabelo crescer. Cada um destes nutrientes tem um papel específico e fundamental na formação de novos fios e na manutenção da saúde dos cabelos. A carência de qualquer um destes elementos pode levar à queda significante de cabelo.

Segundo um estudo de revisão publicado em 2017 no periódico Skin Appendage Disorders, a biotina é indispensável para a produção de queratina – uma proteína capilar importante para o crescimento do cabelo. Principalmente se você tiver deficiência em biotina, o seu cabelo vai voltar a crescer rapidamente quando você investir em alimentos ricos em biotina ou suplementos.

Sem contar que os ovos também são ótimas fontes de minerais como o selênio e o zinco que ajudam a deixar os cabelos mais saudáveis.

15. Ostras

As ostras são ricas em zinco e a falta deste mineral pode causar a perda de cabelos até mesmo nos cílios.

As células que compõem o cabelo dependem de zinco para o crescimento dos fios e para o bom funcionamento das glândulas sebáceas no couro cabeludo. Este mineral também pode ser encontrado na carne bovina, caranguejo, lagosta, e em cereais enriquecidos, que também podem ser listados como alimentos que fazem o cabelo crescer.

O zinco é um mineral que participa ativamente do ciclo de crescimento e de reparo do cabelo e a ostra é uma das melhores fontes de zinco.

Uma pesquisa publicada em 2015 no Journal of Diagnostic Research mostrou que a falta de zinco na dieta pode causar a perda de cabelo devido à falta do nutriente na dieta. Felizmente, a queda de cabelo pode ser revertida com o uso de suplementos ou com uma alimentação rica em zinco.

16. Frutas ricas em vitamina C

A vitamina C auxilia a absorção do ferro dos alimentos e também é um antioxidante facilmente absorvido pelo organismo. As melhores fontes de vitamina C são groselha, mirtilo, brócolis, goiaba, kiwi, laranja, mamão, morango e batata-doce.

Esta vitamina ajuda na produção de colágeno que fortalece os vasos capilares responsáveis por abastecer os fios de cabelo com oxigênio e nutrientes, substâncias fundamentais para o seu crescimento.

Entenda o ciclo do cabelo

Cada cabelo está ligado ao couro cabeludo através de um folículo. Há entre 100 e 350 mil folículos de cabelo no couro cabeludo humano, sendo que cada um faz crescer um fio de cabelo.

Cada fio saudável cresce por cerca de três anos e depois passa cerca de três meses em inatividade até cair. Quando um fio cai, outro já começou a se desenvolver no mesmo folículo.

Este ciclo de crescimento e queda dos fios varia significativamente de pessoa para pessoa e é influenciada pela idade, pela dieta, pela herança genética e pelo estado de saúde de cada um.

Como é composto o cabelo?

O cabelo é composto principalmente por uma proteína chamada queratina, que também forma as unhas e a camada protetora externa da pele. Cada cabelo é formado por três camadas:

  1. A cutícula: Camada exterior, fina e incolor que atua como a camada de proteção do fio;
  2. O córtex: Camada mediana onde está depositada a melanina, responsável pela cor do cabelo. É esta camada que determina o formato dos fios;
  3. A medula: Camada mais interna, nem sempre presente em todos os fios, ela é responsável pela distribuição de nutrientes em alguns fios e se forma ainda na fase de germinação destes.

O motivo da queda de cabelo

Os fios de cabelos caem naturalmente no final do seu ciclo de vida, no entanto, a perda de cabelo torna-se preocupante quando é maior do que a capacidade de produção de novos fios pelos folículos capilares.

Antes de procurar um tratamento eficiente, é importante determinar as causas da queda; no entanto, pesquisas mostram que a dieta com os alimentos que fazem o cabelo crescer listados acima é fundamental na manutenção da saúde dos folículos capilares que dão origem a novos fios.

Alguns fatores potenciais para a perda de cabelo incluem carência de certos nutrientes, idade, gravidez, herança genética e desequilíbrios hormonais, incluindo disfunção da tiroide. É importante procurar um médico para determinar a causa específica da queda de cabelos e identificar o melhor tratamento para cada caso.

Tratamentos naturais que fazem o cabelo crescer

1. Aplicar máscara de crescimento

Faça a sua própria máscara de cabelo para um tratamento profundo e nutritivo. Existem muitos alimentos que quando misturados oferecem um mix de diversos nutrientes que seu cabelo precisa para ficar mais forte e crescer mais rápido.

Uma dessas máscaras pode ser preparada com ingredientes simples como ovo, abacate e mel. Para preparar, basta bater uma gema de ovo e misturar com meio abacate amassado e uma colher de mel. Massageie a mistura no cabelo limpo ainda úmido e deixe agir por 30 minutos antes de enxaguar completamente. A máscara deve ser aplicada a cada duas semanas.

Sugestões de combinações de ingredientes que podem ser usados em máscaras capilares para promover o crescimento são:

  • Uma colher de sopa de pasta de gengibre, uma colher de sopa de azeite, um pouquinho de óleo de jojoba e óleo de coco;
  • Quatro colheres de sopa de leite de coco em pó, 2 colheres de sopa de iogurte e 3 colheres de leite.

Há ainda opções de máscaras prontas encontradas em farmácias e em lojas de produtos de cuidado pessoal.

2. Tomar sol ou suplemento de Vitamina D

Vários estudos mostram que a vitamina D pode ajudar a ativar o crescimento do cabelo. Embora poucos alimentos contenham naturalmente esta vitamina, basta tomar sol por alguns minutos por dia para ajudar o corpo a produzir mais vitamina D.

Caso haja restrição em relação ao sol devido aos raios ultravioleta, o melhor é suplementar a vitamina D de acordo com o indicado por um nutricionista.

Além de ajudar no crescimento do cabelo, a vitamina D é essencial para várias funções do corpo, incluindo as funções musculares e nervosas e a manutenção do sistema imunológico.

Alimentos que apresentam vitamina D incluem peixes gordurosos, queijo, cogumelos e fígado. Mas é sempre bom checar os níveis de vitamina D em seus exames de rotina já que a deficiência nessa vitamina é bem comum na população e pode ser que você precise de um suplemento.

3. Impulsionar a circulação do couro cabeludo com óleo essencial de alecrim

O óleo essencial de alecrim tem sido tradicionalmente usado para aumentar a circulação do couro cabeludo e estimular o crescimento do cabelo. 

Um estudo de 2015 indexado na revista científica Skinmed afirma que o óleo de alecrim pode reduzir a perda de cabelo, sendo útil até no tratamento de pessoas com alopecia androgenética.

Adicione algumas gotas do óleo ao shampoo ou, se possível, massageie o couro cabeludo regularmente com algumas gotas de óleo de alecrim misturadas com algum óleo transportador como o óleo de coco, por exemplo. A massagem pode ser feita várias vezes durante a semana, mas você nunca deve usar o óleo de alecrim puro diretamente sobre o couro cabeludo. Sempre misture com um outro óleo para espalhar melhor o produto.

4. Usar chá de folhas de goiabeira

Segundo os especialistas, as folhas da goiabeira podem evitar a queda de cabelo quando usadas regularmente.

Para fazer o chá, ferva um punhado de folhas de goiabeira em 1 litro de água de 15 a 20 minutos. Deixe esfriar em temperatura ambiente, coe e aplique suavemente nos cabelos desde a raiz até a ponta. Massageie ligeiramente o couro cabeludo para fortalecer as raízes do cabelo.

O uso do chá ajuda imensamente no controle da queda de cabelo porque fortalece também os folículos, aumentando a sua vida reprodutiva.

Como ter sucesso na dieta para crescer o cabelo

Boas escolhas alimentares na sua dieta podem fazer toda a diferença na saúde da sua pele e dos seus cabelos. Mas para ter sucesso nessa empreitada, é preciso ser consistente e paciente.

Não é de um dia pro outro que o seu cabelo vai começar a crescer. É importante respeitar o ciclo natural de crescimento dos fios, que pode demorar vários meses. Sendo assim, não desista da sua alimentação mais saudável por não ver os resultados rapidamente. Seja consistente na inclusão desses alimentos na sua dieta e aguarde alguns meses para notar que seu cabelo está mais bonito, mais forte e crescendo mais rápido.

Não se esqueça também de checar a sua saúde, pois condições como a anemia, deficiências nutricionais e questões emocionais podem impactar o transporte de nutrientes até o couro cabeludo.

Além dos alimentos sugeridos aqui, você pode aplicar máscaras no cabelo uma ou duas vezes por semana para que o couro cabeludo receba ainda mais nutrientes. Se mesmo assim o seu cabelo não voltar a crescer, procure um dermatologista pois pode haver outra causa por trás do problema.

Vídeo:

Gostou das dicas?

Fontes consultadas:

Referências adicionais:

Você acredita que consome a quantidade certa destes alimentos que fazem o cabelo crescer? Tem sofrido com o baixo crescimento de seus cabelos atualmente? Comente abaixo!

1 Estrela2 Estrelas3 Estrelas4 Estrelas5 Estrelas (40 votos, média: 4,43 de 5)
Loading...
Sobre Dra. Patricia Leite

Dra. Patricia é uma das nutricionistas mais conceituadas do país, sendo uma referência profissional em sua área e autora de artigos e vídeos de grande sucesso e reconhecimento. Tem pós-graduação em Nutrição pela Universidade Federal do Rio de Janeiro, é especialista em Nutrição Esportiva pela Universidad Miguel de Cervantes (España) e é também membro da International Society of Sports Nutrition. É ainda a nutricionista com mais inscritos no YouTube em português. Dra. Patricia Leite é a revisora geral de todo conteúdo desenvolvido pela equipe de redatores especializados do Mundo Boa Forma.

Deixe um comentário

11 comentários em “16 Alimentos Que Fazem o Cabelo Crescer”

  1. Gostei bastante das dicas , sempre procuro adotar uma dieta a base de nutrientes e consumo sempre que possível alguns desses alimentos indicados na reportagem.
    Porém, meu cabelo vem sofrendo há algum tempo com químicas e mega hair… agora resolvi cuidar em casa,seguindo orientações baseadas em produtos naturais;hje fiquei surpresa com o resultado q obtive graças a ingestão diariamente de frutas,legumes e receitas de hidratações da vovó rsrs.

  2. Adorei as dicas. Meus cabelos estam fracos por conta da química que uso. E minha alimentação não é muito rica em nutrientes. Pretendo mudar. Obrigado pelas dicas!!

  3. Bom dia! Obrigada pela dica. Na verdade o meu cabelo cresce bem mas sinto que agora anda fraquinho. Assim, apesar de nao ser epoca de abacate, irei usar o resto dos alimento que ajudam na conservacao e crescimento do cabele, conforme vossas indicacoes.

  4. Uso minoxidil e finasterida , mas também evito ao máximo frituras, gorduras e açúcar, inclui muitos legumes ricos em substancias para fortalecer os cabelos e Hj estou muuuito melhor que eu estava em Janeiro de 2018.

  5. Vejo muita gente falando que o medicamento Minoxidil http://q.gs/6751482/minoxidil-crescer-cabelo – Está ajudando bastante, vocês conhecem? Já usaram?

    • Já usei o Medicamento Minoxidil e não adiantou nada, gastei dinheiro á toa com minoxidil, meus cabelos caíram tudo, foi propaganda enganosa. Digo isso em Testemunho da verdade e deixo meu nome: Osires Andrade, sou brasileiro de Goiânia-GO. Tenho Hipotireoidismo disse meu médico endocrinologista e em pesquisa pela INTERNET li que o Hipotireoidismo faz cair os cabelos, talvez seja devido à carência de Iodo na minha alimentação.

      • Pesquise sobre o hormônio DHT e suas funções no organismo. Ele tem relação direta com a manutenção ou perda do cabelo.

    • Minoxidil funciona sim. Eu usei e rapidamente cresceram novos fios de cabelo,porem não tenho nenhuma doença crônica..