Descubra Qual é a Fruta que Mais Engorda!

Especialista:
atualizado em 30/07/2020

Você consegue adivinhar qual é a fruta que mais engorda e você deve evitar na sua dieta? Veja se é o abacate, melancia, manga, banana, coco ou uva passa!

Quando se fala em dieta balanceada e saudável, um dos conselhos que mais se costuma ouvir é para consumir mais frutas no dia a dia. Não é à toa que a recomendação existe – afinal, elas servem como fonte de nutrientes importantíssimos para o organismo como vitaminas, minerais, fibras e antioxidantes.

Mas atenção: estamos falando das frutas integrais e não das frutas em forma de suco adoçado e/ou coado – aprenda aqui por que você deve comer a fruta inteira em vez de fazer um suco.

Mas será que isso significa que podemos consumir a fruta que quisermos, na quantidade que desejarmos, que não iremos engordar? Na realidade, não é bem assim. Existem frutas que exigem cuidado e precisam ser consumidas com moderação, especialmente quando o objetivo é perder peso – o que não significa que elas devam ser eliminadas da dieta.

Vamos conhecer algumas frutas polêmicas quando o assunto é emagrecimento e descobrir se elas são tão ruins assim quanto se imagina!

1. A fruta que mais engorda é o abacate?

Embora o abacate seja bastante nutritivo e uma reconhecida fonte de gorduras saudáveis, muitos viram a cara para a fruta devido ao fato dela ser calórica: são 322 calorias em um abacate.

Entretanto, quando nos voltamos para uma porção de 100 gramas da fruta, são encontradas aproximadamente 160 calorias. Esse último valor não é nada exorbitante ou algo que colocará a dieta a perder.

Dentro dessa porção de abacate existem 8,5 gramas de carboidratos, dos quais 7 gramas são fibras, uma classe de carboidratos que o organismo não é capaz de digerir.

O abacate não é uma fruta que altera a secreção de insulina, que é um hormônio que gera o acúmulo de gorduras quando há o consumo excessivo de calorias. A fruta ajuda a saciar e controlar ao apetite, graças aos seus teores de proteínas e gorduras saudáveis e as próprias fibras.

Ou seja, ao consumir o abacate em uma porção comedida, como essa de 100 gramas, dentro de um prato saudável, é possível obter efeitos positivos para o processo de emagrecimentos.

2. É a melancia?

Outra fruta que levanta polêmica quando o assunto é dieta para emagrecer é a melancia. Entretanto, quando olhamos para a sua composição em uma porção de 100 gramas, encontramos apenas cerca de 30 calorias e 8 gramas de carboidratos.

É verdade que o alimento não contém quase nada de fibras, gorduras ou proteínas e que o seu índice glicêmico é elevado. Entretanto, a sua carga glicêmica é baixa. Compreenda as diferenças entre índice glicêmico e carga glicêmica.

Rica em água, a melancia também contribui com a hidratação. O alimento ainda possui um sabor docinho bastante agradável, o que torna as porções controladas da fruta ótimas alternativas para substituir os doces e guloseimas como pudins, sorvetes ou bolos na dieta para emagrecer.

3 e 4. É a manga? A banana?

As duas aparecem juntas na lista porque são parecidas em termos de composição. Os valores podem variar, pois existem diferentes tipos de banana, no entanto, em média, 100 gramas de banana apresentam 90 calorias, entre 20 a 22 gramas de carboidratos, de 2 a 3 gramas de fibras e quase nada de proteínas e gorduras.

Quanto à manga, em uma porção de 100 gramas é possível encontrar entre 12 a 19 gramas de carboidratos, 2 gramas de fibras e um teor nulo de fibras e gorduras. O teor exato também varia conforme a variedade da manga. Nessa mesma porção de 100 gramas, estima-se que a manga palmer possua 65 calorias, a manga espada tenha 72 calorias, a manga tommy 51 calorias e a manga rosa 70 calorias.

Além disso tudo, é o fato das duas frutas serem bem docinhas e suculentas que faz com que as pessoas fiquem desconfiadas que elas possam atrapalhar o processo de perda de peso. No entanto, assim como ocorre com a melancia, dá para incluí-las na dieta desde que se tome cuidado com as quantidades consumidas.

Por exemplo, substituir uma doce ou sobremesa calóric, cheia de açúcar e pobre em nutrientes por uma porção moderada de 100 gramas da manga ou da banana é algo vantajoso para a dieta. Acompanhar as frutas com nozes ou chia é outra estratégia útil, pois ajuda a ganhar mais saciedade. O que não dá para fazer é para comer é três mangas inteiras ou meio cacho de banana de uma vez só.

5. É o coco?

Em uma porção de 100 gramas, são encontradas 350 calorias, 15 gramas de carboidratos (nove gramas são fibras, então o teor líquido de carboidratos é de seis gramas), três gramas de proteínas e 33 gramas de gorduras.

Ficou assustado com o valor calórico? Calma, quando você separar uma porção de 100 gramas da fruta vai perceber que o montante é grande e que é praticamente impossível consumir toda a porção de uma vez. Até porque o alimento tem um bom poder de saciedade.

Geralmente, o coco é picado ou ralado e polvilhado por cima de outro prato como um iogurte, por exemplo, o que resulta no consumo de uma quantidade bem mais reduzida da fruta.

6. É a uva passa?

Finalmente chegamos nela, na fruta com maior potencial para engordar, aquela que exige mais cuidado de quem procura emagrecer: a uva passa. Por se tratar da uva que passou por um processo de desidratação, ou seja, perdeu todo o seu teor de água, a fruta acumula uma quantidade muito grande de carboidratos na forma de açúcar (sim, o açúcar é um tipo de carboidrato) e apresenta um índice glicêmico elevadíssimo.

Uma porção de 100 gramas de uva-passa carrega impressionantes 400 calorias, 80 gramas de carboidratos (o que corresponde a dois pratos de macarrão!!), 4 gramas de fibras, 3 gramas de proteínas e quase nada de gorduras.

Como resultado da sua composição nutricional e do seu elevado índice glicêmico, a frutinha aumenta muito os níveis de glicose no sangue e libera muita insulina, o que estimula um acúmulo expressivo de gorduras.

Ou seja, substituir um lanchinho da tarde por um punhado ou um saquinho de uvas passas não vai ser nada positivo para a dieta voltada ao emagrecimento. O mesmo cuidado com as uvas passas precisa ser aplicado com as outras frutas secas, que também passam a concentrar muitos açúcares ao passarem pelo processo de desidratação.

Como se não bastasse toda a concentração natural de açúcar que aumenta com a eliminação da água nas frutas secas, muitas dessas frutinhas recebem o acréscimo de ainda mais açúcar durante a sua produção.

Para quem tem o objetivo de emagrecer e ama as frutas secas como as uvas passas, é importantíssimo checar o rótulo do produto para verificar se ela não possui a adição de açúcar, o que aumentará o seu teor de carboidratos que já é alto.

Da mesma forma, é essencial consumir as frutas secas com muito controle e moderação em quantidades pequenas e sempre dentro de uma receita saudável, em que haja o equilíbrio com os teores de proteínas, fibras e gorduras boas dos outros ingredientes, o que lentifica a absorção de carboidratos.

Aproveite e confira o vídeo da nossa nutricionista analisando as frutas que mais engordam:

Gostou das dicas?

Fontes e referências adicionais:

Você já sabia qual é a fruta que mais engorda? Pretende evitar o consumo dela na dieta agora? Comente abaixo!

1 Estrela2 Estrelas3 Estrelas4 Estrelas5 Estrelas (3 votos, média: 5,00 de 5)
Loading...
Sobre Dra. Patricia Leite

Dra. Patricia é uma das nutricionistas mais conceituadas do país, sendo uma referência profissional em sua área e autora de artigos e vídeos de grande sucesso e reconhecimento. Tem pós-graduação em Nutrição pela Universidade Federal do Rio de Janeiro, é especialista em Nutrição Esportiva pela Universidad Miguel de Cervantes (España) e é também membro da International Society of Sports Nutrition. É ainda a nutricionista com mais inscritos no YouTube em português. Dra. Patricia Leite é a revisora geral de todo conteúdo desenvolvido pela equipe de redatores especializados do Mundo Boa Forma.

Deixe um comentário