Descubra Quantas Horas de Sono Você Precisa Ter por Noite

Especialista:
atualizado em 30/01/2020

Muito se fala na importância de ter uma boa noite de sono para descansar bem e estar bem-disposto no dia seguinte, ficar com a cabeça boa, a memória funcionando bem e manter a boa forma. Entretanto, como saber exatamente quantas horas de sono é preciso ter por noite? Será que existe um número que se aplica a todas as pessoas ou a quantidade varia em cada caso? Fique com a gente, pois é sobre isso que nós vamos falar hoje!

O que geralmente ouvimos dizer por aí é que é preciso dormir oito horas por noite. E isso não está necessariamente incorreto, tendo em vista que a recomendação da Fundação Nacional do Sono (National Sleep Foundation, NSF, nome original em inglês), dos Estados Unidos, é que uma pessoa precisa dormir entre sete e oito horas por noite. No entanto, é importante ressaltar que esse número varia sim de acordo om cada indivíduo.

A diretora de medicina comportamental do sono do Centro Médico Montefiore, da Faculdade de Medicina Albert Einstein, nos Estados Unidos, Shelby Harris explicou que a maioria das pessoas precisa de 6 a 9 horas de sono por dia. A diferença é grande – a variação chega a 3 horas – e por mais que os cientistas ainda não tenham determinado porque isso acontece, Shelby garante que a genética exerce um grande papel nessa definição.

“O sono é crucial e não dormir o suficiente é prejudicial à sua saúde”, enfatizou a diretora. Uma vez que entendemos que não dá para ter horas de sono de menos e que o número é diferente para cada indivíduo, chegou a vez de procurar descobrir quanto tempo precisamos dormir. Como não dá simplesmente para adivinhar ou ir testando uma quantidade diferente de horas a cada noite, é necessário fazer um cálculo, para chegar bem próximo ao número exato.

Como fazer isso? Confira quatro passos a seguir, do teste ensinado pela especialista Shelby Harris:

1 – Quando você tiver um período mais longo de férias, reserve toda a primeira semana de descanso para realizar o teste.

2 – Desde o primeiro dia, se esforce o máximo que puder para dormir nos mesmos horários todas as noites. Também anote o horário em que você acorda naturalmente em todos esses dias.

3 – Com os dados do horário em que foi dormir e do em que despertou, calcule quantas horas você dormiu por noite no quarto, no quinto e no sexto dia. De acordo com Shelby, não deve-se fazer o cálculo dos três primeiros dias, pois há chances de que você tenha dormido além da conta, devido à semana anterior, em que precisou levantar-se mais cedo.

4 – Por último, divida o número obtido por três e você terá o resultado. Por exemplo, se você foi dormir à meia-noite todos os dias e levantou às 9h no quarto dia, às 8h no quinto dia e novamente às 9h no sexto dia, o número de horas de sono que você precisa ter por noite é aproximadamente 8:30 h.

Com esse dado em mãos, quando você voltar ao trabalho e/ou aos estudos e precisar acordar mais cedo, poderá utilizar o número de horas obtidos com o teste para calcular a hora em que deve dormir, tendo em vista o horário em que precisa estar de pé. Tomando o exemplo das 8:30 h que utilizamos acima, caso você tenha que levantar às 7h30, o horário mais adequado para dormir é 23h30.

Você tem dormido as horas suficientes para descansar por dia? Como isso tem afetado seu dia-a-dia? Comente abaixo!

1 Estrela2 Estrelas3 Estrelas4 Estrelas5 Estrelas (1 votos, média: 5,00 de 5)
Loading...
Sobre Equipe Editorial MundoBoaForma

Quando se trata de saúde, é muito importante poder contar com uma fonte confiável de informações. Afinal de contas sabemos que o sua qualidade de vida e bem-estar devem estar em primeiro lugar para você. Por isso contamos com uma equipe profissional diversificada, com redatores e editores que desenvolvem um conteúdo de qualidade, adaptando-o a uma linguagem de fácil compreensão para o público em geral, tendo por base as mais confiáveis fontes de informação. Além disso todo artigo é revisado por profissional especialista da área, para garantir que as informações são verídicas. Tudo isso para que você tenha confiança no MundoBoaForma e faça daqui sua fonte preferencial de consulta para assuntos relacionados a saúde, boa forma e qualidade de vida. Conheça mais sobre os profissionais que contribuem para a qualidade editorial do portal.

Deixe um comentário