Conheça o remédio que pode ser esperança para acabar com o ronco

Especialista da área:
atualizado em 15/12/2020

Certamente, você sabe que dormir bem é muito importante para a saúde. No entanto, só quem dorme ao lado de alguém que ronca sabe como ter uma boa e completa noite de sono pode ser difícil.

  Continua Depois da Publicidade  

Se esse é o seu caso, temos uma boa notícia: o desenvolvimento em andamento de um novo remédio que promete ajudar a resolver este problema. O nome do medicamento é AD109 e ele se propõe a amenizar os sintomas da apneia obstrutiva do sono.

Um dos principais sintomas que a condição pode provocar é justamente o ronco alto. A doença faz os músculos da garganta relaxarem e os torna mais estreitos durante o sono. Como resultado, isso pode causar não apenas um ronco intenso, mas também paradas na respiração.

Resultados iniciais de experimentos clínicos com os compostos do remédio indicaram que pode haver uma diminuição de até 74% nesses problemas. O AD109 é um medicamento para ser tomado à noite, em desenvolvimento por uma equipe de cientistas norte-americanos.

A composição do remédio

Pílulas

O medicamento traz dois remédios já conhecidos: a atomoxetina e a oxibutinina. O primeiro existe há cerca de 20 anos e costuma ser prescrito para o tratamento do transtorno de déficit de atenção e hiperatividade (TDAH).

A atomoxetina aumenta os níveis da noradrenalina, que ajuda a melhorar a concentração. Os cientistas por trás do AD109 também acreditam que a noradrenalina pode estimular a liberação de certas células – os neurônios motores.

Essas células mantêm os músculos das vias respiratórias em boa condição, reduzindo assim o risco de que elas entrem em colapso durante o sono.

  Continua Depois da Publicidade  

Já a oxibutinina é um medicamento que costuma aparecer no tratamento dos sintomas da incontinência urinária. A substância restringe os espasmos nos músculos responsáveis por controlar a bexiga.

Assim, os pesquisadores acreditam que a oxibutinina também pode controlar os músculos da língua de quem sofre com a apneia obstrutiva do sono, fazendo com que ela permaneça em seu lugar. Como resultado, ela não bloquearia a garganta e não provocaria os roncos.

Os testes

Ainda não se estudou nenhum desses dois remédios para o tratamento da apneia obstrutiva do sono. No entanto, uma pesquisa de 2018 do Brigham and Women’s Hospital dos Estados Unidos administrou os medicamentos ao mesmo tempo para 20 pessoas que roncavam.

Então, observou-se que alguns pacientes passaram de uma média de 30 interrupções na respiração por hora, para 7. Ou seja, uma diminuição de aproximadamente 74%. Em alguns casos, os sintomas melhoraram logo na primeira noite.

Os níveis de oxigênio dos pacientes, algo importante para o funcionamento do coração e dos pulmões, também aumentaram conforme eles conseguiram ter mais ar nos pulmões.

Por isso, a companhia americana Apnimed juntou os dois medicamentos em uma cápsula e está organizando um teste clínico para avaliá-lo.

  Continua Depois da Publicidade  

Mas vamos com calma

De acordo com o especialista independente do sono e membro da Sociedade Britânica do Sono, Neil Stanley, as descobertas preliminares do estudo são interessantes e a redução nos sintomas é muito promissora.

No entanto, ele também advertiu que é necessário que ocorram mais pesquisas para verificar se o efeito se sustenta. Além de comprovar a eficácia do AD109, também é preciso garantir a sua segurança.

Isso porque o tratamento pode não ser livre de riscos. A atomoxetina já foi relacionada a efeitos como depressão e pensamentos suicidas em crianças que usavam o medicamento para tratar o TDAH.

Ao mesmo tempo, a oxibutinina pode provocar ressecamento nos olhos, cólicas estomacais e sonolência. Portanto, se você tem problemas com apneia do sono e ronco, nada de usar os dois remédios juntos por conta própria, sem consultar o médico, pois isso pode ser muito perigoso.

Assim, resta aguardar os resultados das pesquisas com o AD109, assim como o desenvolvimento de uma formulação segura e eficaz do remédio, além de esperar se as autoridades competentes autorizam o uso do medicamento.

  Continua Depois da Publicidade  

Enquanto isso, a melhor saída para quem sofre com a apneia obstrutiva do sono e os roncos é procurar a ajuda médica.

Aproveite para conferir um vídeo da nossa nutricionista com dicas de alimentos para dormir melhor, que podem ser úteis para quem dorme mal devido ao ronco do parceiro:

Fontes e Referências Adicionais

Você ou alguém da sua família ronca demais? O que faz para amenizar o problema? Conte para nós nos comentários!

1 Estrela2 Estrelas3 Estrelas4 Estrelas5 Estrelas (1 votos, média 5,00)
Loading...
Sobre Equipe MundoBoaForma

Quando o assunto é saúde, você tem que saber em quem confiar. Sua qualidade de vida e bem-estar devem ser uma prioridade para você. Por isso contamos com uma equipe profissional diversificada e altamente qualificada, composta por médicos, nutricionistas, educadores físicos. Nosso objetivo é garantir a qualidade do conteúdo que publicamos, que é também baseado nas mais confiáveis fontes de informação. Tudo isso para que você tenha confiança no MundoBoaForma e faça daqui sua fonte preferencial de consulta para assuntos relacionados à saúde, boa forma e qualidade de vida.

  Continua Depois da Publicidade  

Deixe um comentário