Descubra se você pode ter intolerância à lactose

Especialista da área:
atualizado em 19/02/2021

O organismo de quem sofre com a intolerância à lactose, que é o açúcar do leite, não consegue digerir completamente essa substância. Geralmente, a causa do problema é uma produção muito baixa e insuficiente de lactase, enzima que atua na digestão da lactose.

  Continua Depois da Publicidade  

Assim, quem sofre com a condição precisa restringir o seu consumo de leite e até de outros produtos laticínios, dependendo do seu grau de intolerância.

Entretanto, sabia que não são poucas pessoas que têm o problema? Isso porque estima-se que até 65% das pessoas no mundo apresentem algum tipo de deficiência de lactase.

Você já sentiu-se mal depois de consumir leite, alguma receita com leite ou um produto laticínio? Já suspeitou que possa ter a intolerância à lactose? Existem alguns sintomas que podem indicar que uma pessoa tem a condição. Por exemplo:

1. Gases

Gases

O aumento da produção de gases dentro de 30 minutos a duas horas após fazer uma refeição que contenha lactose pode ser um dos sintomas da intolerância ao açúcar do leite.

2. Inchaço

Ao mesmo tempo, um inchaço na região abdominal também é um dos possíveis sintomas da intolerância à lactose.

Isso pode ocorrer porque a maior produção de gases trazida pela condição dilata o estômago e o intestino, deixando a barriga mais volumosa. Aliás, para alguns, o efeito pode ser expressivo.

Além disso, o açúcar do leite não digerido fermenta no organismo e dá uma considerável sensação de inchaço.

3. Diarreia

Pessoa com diarreia

Além disso, o intolerante à lactose também pode ter diarreia após consumir leite e seus derivados porque a presença da lactose não digerida atrai muita água para o intestino.

4. Cólica, náuseas e vômito

Embora não tenham diarreia, algumas pessoas que possuem a intolerância ao açúcar do leite podem sofrer com cólicas, náusea e até mesmo vômito após ingerir a lactose.

  Continua Depois da Publicidade  

Intolerância não é o mesmo que alergia

A intolerância à lactose é uma condição, enquanto a alergia à proteína do leite de vaca é outra doença diferente. Aliás, a última é uma questão que envolve o sistema imunológico e costuma ser um problema mais grave e que exige mais cuidado. Saiba mais sobre a alergia à proteína do leite.

Atenção!

Tem alguma dúvida ou percebeu que seu corpo apresenta um ou mais desses sintomas? Então, você precisa procurar a ajuda de um médico para confirmar se realmente tem a intolerância à lactose e saber direitinho quais cuidados deve tomar a partir de então.

Este artigo serve apenas para informar e jamais pode substituir o diagnóstico ou as orientações profissionais do médico.

Caso a sua intolerância à lactose se confirme, saiba que existem leites vegetais e receitas sem lactose, como sobremesas sem lactose e pães sem lactose, que você pode preparar aí mesmo da sua casa!

Não perca o vídeo a seguir! A nossa nutricionista apresenta os sinais da intolerância à lactose que o corpo dá. Confira:

Fontes e Referências Adicionais

Você tem intolerância à lactose? Conhece alguém que tenha? Então, conte para nós nos comentários!

1 Estrela2 Estrelas3 Estrelas4 Estrelas5 Estrelas (2 votos, média 5,00)
Loading...
Sobre Equipe Editorial MundoBoaForma

Quando o assunto é saúde, você tem que saber em quem confiar. Sua qualidade de vida e bem-estar devem ser uma prioridade para você. Por isso contamos com uma equipe profissional diversificada e altamente qualificada, composta por médicos, nutricionistas, educadores físicos. Nosso objetivo é garantir a qualidade do conteúdo que publicamos, que é também baseado nas mais confiáveis fontes de informação. Tudo isso para que você tenha confiança no MundoBoaForma e faça daqui sua fonte preferencial de consulta para assuntos relacionados à saúde, boa forma e qualidade de vida.

  Continua Depois da Publicidade  

Deixe um comentário