Dextrose Engorda?

Sabemos como é complicado escolher os suplementos certos para que conquistemos os nossos objetivos. O menor índice de gordura corporal sempre é almejado por todos os atletas, e uma escolha errada de suplemento pode proporcionar consequências indesejáveis. O principal fundamento é controlar a ingestão de glicose, mas esse controle não só deve ser priorizado na alimentação, como na suplementação também.

Se você pratica esportes de alta intensidade, necessita de fontes ricas de energia, e a dextrose pode ser o estímulo que você precisa. O seu desempenho poderá evoluir se você manter uma dieta saudável. Mas será que a dextrose engorda se não for usada corretamente?

O que é dextrose?

A dextrose é um suplemento que pode ser utilizado como fonte energética para a prática de exercícios intensos. É um carboidrato simples, de rápida absorção e é derivada da conversão da enzimática do amido de milho. Se você pratica musculação, crossfit, artes marciais e outras atividades que exijam alto esforço, é bem vindo ter um suplemento para os momentos de baixa disposição e fadiga.

O seu efeito é extremamente rápido e de fácil absorção, não oferecendo efeitos colaterais. Praticantes de atividades física utilizam a dextrose em shakes em conjunto com proteínas para energia antes do treino assim como para a rápida recuperação e crescimento muscular após o treino. A dextrose pode repor e reduzir a deficiência de glicose no momento dos exercícios físicos, assim garante melhor resistência física antes, durante e depois do treino.

A dextrose é calórica?

Uma colher de sopa ou um scoop de dextrose contém em meia 48 calorias. A densidade calórica é alta, sendo uma energia rápida que você poderá utilizar apra otimizar os rendimentos de seus treinos. Cada grama de dextrose tem quase uma grama de carboidrato simples. Ou seja, um porção de 4 colheres de sopa, que é muito comum em suplementos, tem cerca de 50g de peso e 48g de carboidratos. Isso significa 192 calorias. A dextrose não contém gordura ou proteínas.

É importante que você não abuse das doses de dextrose, pois ela pode proporcionar picos de insulina, o que poderá prejudicar no funcionamento correto de seu metabolismo. Ela pode ser adotada como um dos suplementos energéticos de seu plano alimentar. A dextrose engorda se for consumida de forma descontrolada, em alta quantidade e sem estar associada à prática de alguma atividade física. É importante que você reconheça suas necessidades e desfrute apenas dos seus benefícios.

Reação em seu corpo

A dextrose possui alto índice glicêmico, em torno de 110, e proporciona os picos de insulina que induzem a um melhor transporte de proteínas, aminoácidos de cadeia ramificada (BCAA), creatina, glutamina e outros nutrientes. Com a absorção da dextrose, ocorre a liberação de insulina, o que mantém seu corpo em estado anabólico. Isso pode ser uma boa coisa quando associada à prática de uma atividade física, especialmente para anabolismo, ganho de massa muscular. Mas se isso for feito apenas com uma atividade leve, ou mesmo sem a prática de exercício, esteja certo de que a dextrose engorda.

Quanto consumir

As dietas normalmente possuem controle de ingestão de carboidratos, por isso é importante não abusar das doses de dextrose. A quantidade a ser consumida deve ser avaliada de acordo com seu peso, mas a dosagem diária indicada é a média de 50 gramas de dextrose, ou seja, quatro colheres de sopa preferencialmente como pós-treino.

Onde e como comprar

A dextrose pode ser adquirida em lojas de suplementos e estabelecimentos que oferecem produtos naturais, podendo ser encontrada em embalagens de 1 kg, a quantidade pode ser consumida durante um período estabelecido de acordo com suas necessidades pessoais.

Diferenças entre dextrose e maltodextrina

A maltodextrina é formada pela junção de monossacarídeos, o que não proporciona uma absorção tão rápida quanto a da dextrose, pois a maltodextrina contém carboidratos complexos, enquanto a dextrose é fonte de carboidratos simples. A principal diferença de uso entre elas, é que os efeitos de assimilação dos carboidratos da maltodextrina demoram mais.

Valores acessíveis

O custo da dextrose é baixo, podendo ser adotada sem prejuízos financeiros. Se você busca economizar com suplementos e ter benefícios em seu treino, a dextrose é indicada para uso energético.

Diabéticos

O consumo da dextrose não é indicado para diabéticos. Eles necessitam de uma alimentação com índice glicêmico equilibrado, e os picos de insulina poderiam oferecer malefícios à saúde. É fundamental o acompanhamento médico, para que seja feita uma avaliação, assim os diabéticos poderão buscar alternativas que possam proporcionar benefícios semelhantes e não prejudiciais ao funcionamento de seu organismo.

Melhor absorção dos nutrientes

O uso da dextrose pode melhorar os resultados esperados do consumo de outros suplementos. Se você toma suplementos como BCAA, whey protein, creatina e outros, poderá notar diferenças significativas nos efeitos de todos em seu corpo. A dextrose proporcionará uma melhor e mais rápida absorção de todos.

Auxilia no ganho de massa magra

Se disserem que a dextrose engorda normalmente, não acredite. Ela oferece sim uma carga de carboidratos simples mas pode ser bem utilizada para ganho de massa muscular magra. Vale ter em mente que a redução de peso não será conquistada apenas com a ingestão de dextrose.

Se você busca emagrecer, é importante que você concilie uma dieta saudável, mas com o melhor transporte de nutrientes, seu metabolismo se manterá mais ativo. A massa magra também auxilia no processo de emagrecimento. Não se intimide em ganhar músculos, então acrescente mais proteínas em suas refeições, especialmente a pós-treino, pois a dextrose proporciona um rendimento 200% mais eficiente na síntese das proteínas.

Como utilizar

Você pode ingerir a dextrose antes dos treinos, durante ou até depois. É importante que você reflita sobre os efeitos e suas reações, assim faça a escolha ideal para o melhor funcionamento de seu metabolismo.

  • Ingestão pré-treino: Pode ser consumida trinta minutos antes dos treinos. A dextrose não substitui refeições, ou seja, não pratique exercícios sem fazer sua refeição equilibrada com todos os nutrientes funcionais para um treino de bom rendimento.
  • Ingestão durante o treino: Pode melhorar o rendimento de seu treino e preservar o glicogênio muscular. A dextrose engorda se for combinada com alimentos calóricos, então consuma junto com água durante os treinos.
  • Ingestão pós-treino: Auxilia no reequilíbrio do glicogênio muscular. Proporciona uma melhor recuperação do desgaste físico resultante do treino. Hora mais indicada para consumir.

Com quais suplementos tomar a dextrose

Você deve refletir sobre os acompanhamentos, pois a dextrose engorda caso você escolha os alimentos errados e muito calóricos. Busque os suplementos que auxiliem na definição mais eficiente de seu corpo. Utilize a dextrose a seu favor e reconheça os melhores rendimentos de seus treinos e na sua dieta. Veja abaixo os suplementos que podem auxiliar na definição de seu corpo:

Você já experimentou a suplementação de dextrose? Quais suplementos alimentares você tem o hábito de tomar? Comente abaixo.

1 Estrela2 Estrelas3 Estrelas4 Estrelas5 Estrelas (27 votos, média: 4,15 de 5)
Loading...

Deixe um comentário