Pycnogenol – O que é, para que serve, benefícios e cuidados

atualizado em

Extraído da casca do pinheiro marítimo francês, o pycnogenol (ou picnogenol) é um potente antioxidante que serve para o tratamento e prevenção de uma série de condições de saúde. 

Ele pode ser encontrado em lojas de produtos naturais ou em sites especializados na internet, em cápsulas ou em suplementos alimentares. 

Por isso, a seguir vamos conhecer o pycnogenol e descobrir quais são suas propriedades, seus efeitos colaterais e como ele deve ser usado. 

O que é Pycnogenol?

O pycnogenol é na verdade uma combinação de 40 diferentes compostos que estão presentes na casca do pinheiro marítimo.

O pinheiro marítimo, ou Pinus pinaster, é originário da Europa, estando presente em todo o litoral Mediterrâneo. Além de seu potencial farmacológico, o pinheiro também tem grande importância econômica devido à sua madeira.

mulher segurando uma cápsula

Para que serve?

O pycnogenol pode ter diversas funções no organismo, mas sua principal característica é seu alto potencial antioxidante, e seu efeito é comparável ao das Vitaminas C e E.

Por isso, o extrato de pycnogenol vem sendo cada vez mais estudado por pesquisadores de todo o mundo, para descobrir se ele pode auxiliar no tratamento de doenças associadas ao estresse oxidativo.

Benefícios do Pycnogenol

Devido ao seu potencial antioxidante, o pycnogenol contribui para o combate aos radicais livres, que são os agentes responsáveis pelo estresse oxidativo.

Assim, o uso do pycnogenol pode ser bastante benéfico para a saúde e para a boa forma, ajudando a tratar e a prevenir alguns condições de saúde, como veremos a seguir:

1. Mantém a saúde da pele

A pele é o órgão mais atingido pelos radicais livres, que contribuem para o aparecimento precoce dos sinais de envelhecimento, como:

  • Rugas;
  • Marcas de expressão;
  • Redução da elasticidade;
  • Afinamento da pele.

E, devido à sua ação antioxidante, o pycnogenol ajuda a combater esses danos e prevenir o aparecimento dos sinais de envelhecimento, mantendo assim a pele saudável e com a aparência jovem por mais tempo. 

2. Combate inflamações

Outro efeito do pycnogenol é a sua ação anti-inflamatória, que se deve à ação do antioxidante na regulação do sistema imunológico.

Desta forma, o pycnogenol atua na prevenção de reações imunes exageradas, como aquelas que vemos nas inflamações.

3. Dilata os vasos sanguíneos

O pycnogenol estimula a produção de um composto chamado óxido nítrico, que atua diretamente na dilatação dos vasos sanguíneos.

Assim, o consumo do pycnogenol pode ajudar a melhorar a circulação em todo o corpo, e, em conjunto com a ação antioxidante, pode contribuir para:

  • Melhorar e prevenir doenças cardiovasculares, pois melhora o fluxo sanguíneo e auxilia na manutenção da saúde das veias e artérias;
  • Melhorar o desempenho sexual, uma vez que pode ajudar a aumentar o fluxo sanguíneo na região genital, e muitos afirmam que ele funciona como um “Viagra” natural;
  • Melhora nos treinos: Sua ação na produção do óxido nítrico aumenta a circulação sanguínea nos músculos, o que significa mais oxigênio e nutrientes para eles. Por isso, ele melhora o rendimento dos treinos, além de auxiliar na recuperação muscular e na prevenção de cãibras.

4. Auxilia o trabalho da Insulina

A utilização regular do pycnogenol pode ajudar pessoas com diabetes a controlar melhor a glicemia, uma vez que melhora o funcionamento da insulina, permitindo que ela retire açúcar mais rápido da circulação e envie para dentro das células.

Além disso, ele também estimula a quebra de gordura, podendo ser útil para quem precisa ou deseja perder peso.

Como tomar pycnogenol?

A dose recomendada de pycnogenol pode variar bastante, dependendo da fonte. Mas de forma geral, considera-se doses menores que 200 mg por dia como seguras.

Além disso, deve-se dividir em duas tomadas diárias, uma pela manhã e uma pela noite.

Mas, devido aos possíveis efeitos colaterais, é importante procurar a orientação de um médico, especialmente se você tem alguma doença crônica ou utiliza algum outro medicamento, seja alopático ou natural.

pycnogenol frasco

Contraindicações e cuidados

Apesar de ser uma substância considerada bastante segura, alguns grupos de pessoas devem usar o pycnogenol apenas com acompanhamento médico. São elas:

  • Pessoas que irão realizar no futuro próximo algum tipo de procedimento cirúrgico;
  • Mulheres grávidas ou que estejam amamentando;
  • Pessoas com diagnóstico de problemas de coagulação e doenças autoimunes;
  • Pessoas com problemas cardíacos e hepáticos.

Além disso, o pycnogenol pode interagir com alguns medicamentos, causando toxicidade ou aumentando seus efeitos colaterais:

  • Imunossupressores;
  • Medicamentos usados em quimioterapia;
  • Antidiabéticos;
  • Medicamentos e ervas que afetem a coagulação.

Efeitos Colaterais

Para muitas pessoas, o pycnogenol não causa efeitos colaterais. Mas existe a possibilidade de que eles ocorram, e os mais comuns são:

  • Tontura e vertigem;
  • Distúrbios gástricos;
  • Fadiga;
  • Irritabilidade;
  • Dor de cabeça;
  • Irritação na pele e nas mucosas;
  • Problemas urinários.
Fontes e referências adicionais

Você conhece alguém que tenha o costume de consumir Pycnogenol? Você tem vontade de utilizar esta substância? Comente abaixo!

Foi útil?
1 Estrela2 Estrelas3 Estrelas4 Estrelas5 Estrelas
Loading...
Sobre Marcela Gottschald

Marcela Gottschald é Farmacêutica Clinica - CRF-BA 8022. Graduada em farmácia pela Universidade Federal da Bahia (UFBA) em 2013. Residência em Saúde mental pela Universidade do Estado da Bahia (UNEB). Experiência em pediatria e nefrologia, com ênfase em unidade de terapia intensiva. Ela faz parte da equipe de redatores do MundoBoaForma.

Deixe um comentário

127 comentários em “Pycnogenol – O que é, para que serve, benefícios e cuidados”

  1. Se deu dor de cabeça ou outro desconforto diminua pra 50mg ao dia. se mesmo assim continuar continuar pare, seu organismo não aceita, então não insista

    Responder
  2. Comecei a tomar o picnogenol mais percebi que sinto uma dor de cabeça horrível,oque posso fazer queria muito continuar tomando para o tratamento de melasmas e para a melhora da circulação das varizes nas pernas.

    Responder
  3. Gostaria de saber se posso tomar esseexicamwnto tive câncer de mama mas não tomo mais nada e tenho muita dor na perna mão e estou com 51 anos .já na pré menopausa né tem algum problema tomar?

    Responder
  4. Posso tomar o sache de 50 mg e continuar tomando creatina?

    Faz mau se ingerir álcool a noite caso eu tome o picnogenol 50 mg?

    Responder
  5. Gostaria de usar, mas tenho tensão alta e tenho segundo o médico arritmia ( deu no mapa) não sinto a arritmia. Mesmo assim passou Concor de 1,25. Tomo Citalor, Plagrel e Benicar Anlo de 20/5.
    Tem problema eu tomar Pycnogenol?

    Responder