Dextrose – O Que é, Para Que Serve e Como Tomar!

Especialista:
atualizado em 16/07/2020

Fonte rápida de energia, beneficia o ganho de massa muscular e facilmente utilizada pelas células: conheça o que é a dextrose e como tomar!

Um dos suplementos mais consumidos pelos praticantes de musculação, a dextrose é uma fonte de energia rápida e de fácil assimilação pelo organismo. Quando ingerida da maneira adequada, ela pode trazer diversos benefícios para quem procura aumentar a massa muscular.

Aproveite para conferir no vídeo da nossa nutricionista maiores detalhes a respeito da dextrose:

O que é dextrose?

As células precisam de energia para realizar suas atividades, assim como um carro precisa de combustível para rodar. A energia é absorvida pelo organismo através da conversão do carboidrato em glicose, um combustível que está para nosso corpo assim como a gasolina está para o carro.

E é exatamente isso que é a dextrose – uma molécula de glicose obtida a partir de um carboidrato simples. Como se trata de uma molécula pequena, a dextrose possui uma digestão e absorção extremamente rápida, o que permite que a glicose esteja disponível para as células em um tempo muito menor do que ocorre com outros suplementos. Assim, podemos dizer que a dextrose é uma fonte de energia rápida e de fácil utilização pelas células.

Para que serve?

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A dextrose possui um alto índice glicêmico, ou seja, logo que é digerida e absorvida no intestino, rapidamente eleva os níveis de glicose, causando o chamado pico de glicose. Para sair da circulação e ser utilizada pelas células, a glicose precisa da atuação da insulina, hormônio produzido pelo pâncreas que “joga” a glicose para dentro das células e também tem o importante papel de repor os estoques de glicogênio das fibras musculares, que é drasticamente reduzido durante um treino intenso.

Assim, a dextrose serve para repor os estoques de glicogênio muscular e acelerar a entrada de nutrientes nas células musculares, acelerando também o processo de recuperação, prevenindo o catabolismo (degradação dos músculos) e contribuindo para o desenvolvimento de massa muscular.

Como tomar: aproveite os benefícios!

Recomenda-se combinar com uma fonte de proteínas de rápida absorção, como o whey protein. A glicose é essencial para a entrada das proteínas, vitaminas e minerais nas células dentro da janela dos 60 minutos, o tempo ideal para evitar o catabolismo muscular e otimizar a entrada de nutrientes para a reconstrução das fibras.

Dilua a dextrose e o whey em água e tome imediatamente após o treino. Caso opte somente pela dextrose, o procedimento deverá ser o mesmo: dissolva-a em 200 ml de água e tome tão logo acabe de se exercitar.

Quando tomar?

A dextrose tem uma digestão muito rápida e causa um pico de glicose em pouco tempo, assim, consumi-la antes do treino poderá deixar você sem energia e com hipoglicemia (baixa nos níveis de açúcar no sangue) na metade da atividade. O melhor horário para tomar dextrose é logo após o treino de musculação, para evitar o catabolismo muscular e dar início o mais rápido possível ao processo de regeneração muscular.

Porém, quem pratica exercícios aeróbicos de alta intensidade como a corrida pode optar pelo consumo da dextrose imediatamente antes ou durante o exercício, já que essas atividades exigem uma grande disponibilidade de energia em um curto espaço de tempo.

Quanto tomar de dextrose?

A quantidade ideal de dextrose depende de uma série de fatores, mas em geral, um scoop (colher-medida) de 30 gramas já é suficiente para fornecer a quantidade de energia necessária para repor os estoques de glicogênio hepático e muscular.

Para saber ao certo qual é a quantidade adequada de dextrose e outros suplementos para musculação para suas necessidades, o ideal é consultar um nutricionista.

Outras dicas importantes

  1. Não tome dextrose nos dias em que não se exercita;
  2. Cuidado com a quantidade que você toma para evitar o ganho indesejado de peso. Se você acha que 30 gramas ao dia é muito pouco, aumente gradualmente a quantidade, mas interrompa qualquer acréscimo caso note um aumento no ponteiro da balança;
  3. Quem é diabético ou tem a glicemia alta deve evitar o consumo de dextrose, já que ela eleva bruscamente as taxas de açúcar no sangue e pode causar um quadro de resistência à insulina;
  4. Não se esqueça de somar as calorias da dextrose ao total de carboidratos consumido ao longo do dia, para evitar surpresas indesejadas com a balança;
  5. Não tome qualquer tipo de suplemento sem a supervisão de um profissional especializado.

Diferença entre Dextrose e Maltodextrina

Não é incomum confundir esses dois suplementos, já que ambos são carboidratos e podem ser utilizados como fonte de energia. A primeira diferença é que a maltodextrina é um carboidrato complexo, o que significa que sua estrutura molecular é formada por polissacarídeos e sua digestão é mais lenta. Já a dextrose é um carboidrato simples (refinado) de rápida absorção.

Outra diferença entre eles se dá pela via de metabolização: embora ambos sejam absorvidos no intestino e causem um aumento de glicose e insulina na circulação, a maltodextrina precisa primeiramente passar pelo fígado (para que as moléculas de glicose sejam quebradas) antes de ser absorvida, o que faz com que sua taxa de reposição de glicose seja menor que aquela da dextrose.

Na prática, a energia chega mais rápido às células musculares com a dextrose do que com a maltodextrina. No entanto, exatamente por possuir uma assimilação mais lenta, a maltodextrina fornece energia de maneira mais gradual, o que a torna uma melhor opção de suplemento para o pré-treino, enquanto a dextrose traz mais benefícios se for utilizada após o fim da atividade física.

Dextrose engorda?

A dextrose é um carboidrato simples que aumenta as taxas de glicose e insulina, dois fatores que podem levar ao acúmulo de gordura. Isso se você não tivesse treinado antes: ao terminar um treino intenso de musculação (no qual você terá queimado centenas de calorias), seu metabolismo estará em alta, necessitando de energia para repor os estoques perdidos durante o exercício.

Consumir dextrose nesse momento (e na quantidade adequada) não fará você engordar, já que a energia será utilizada para repor o glicogênio muscular e iniciar o processo de regeneração das fibras. O que deve ser levado em consideração é a quantidade de calorias ingeridas ao longo do dia. Para quem consome a mesma quantidade de calorias que queima (já contando os exercícios), acrescentar a dextrose poderá levar sim ao ganho de peso.

O segredo é utilizar a dextrose como suplemento pós treino e controlar o que consome ao longo do dia, evitando ingerir mais calorias do que o corpo gastará. Entenda melhor se a dextrose engorda.

Ficou claro agora o que é dextrose? Você já utilizou essa suplementação alguma vez? Seus resultados foram dentro do esperado? Comente abaixo!

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Sobre Dr. Alexandre Seraphim

Dr. Alexandre Seraphim formou-se médico pela Universidade do Grande Rio e é pós-graduado em Nutrologia pela Associação Brasileira de Nutrologia. Possui diversos cursos na área de emagrecimento, hipertrofia e medicina ortomolecular que o qualificam ainda mais como um grande especialista da área. Atualmente, exerce sua especialidade em uma clínica localizada na Barra da Tijuca e também em Bangu, ambas no Rio de Janeiro. Para mais informações, entre em contato com ele em sua conta oficial no Instagram (@dr.alexandre.seraphim).

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4 comentários em “Dextrose – O Que é, Para Que Serve e Como Tomar!”

  1. Posso misturar dextrose,bcaa e creatina numa garrafa com água e tomar durante o treino de Muaithay?E posteriormente ir para a musculação?