Dextrose – O que é, para que serve e como tomar

Especialista:
atualizado em 15/11/2020

Um dos suplementos mais consumidos pelos praticantes de musculação, a dextrose é uma fonte de energia rápida e de fácil absorção pelo corpo.

Vamos agora entender agora o que é a dextrose, para que serve exatamente e como tomar para melhores resultados.

O que é Dextrose?

A dextrose é um carboidrato simples, de digestão e absorção extremamente rápidas, e que fica disponível para as células em um tempo muito menor comparado a outros carboidratos.

Nossas células precisam de energia para realizar suas atividades, e ela vem principalmente dos carboidratos que consumimos. E é justamente aí que entra a dextrose.

Assim, podemos dizer que a dextrose é uma fonte de energia rápida e de fácil utilização pelas células, ideal para quem pratica exercícios.

Para que Serve a Dextrose?

A dextrose possui um alto índice glicêmico, o que significa que assim que é digerida e absorvida ela irá elevar os níveis de glicose no sangue, causando o que chamamos de pico de glicemia.

Esse pico de glicemia gera um aumento rápido dos níveis de insulina, que faz com que as células musculares absorvam o açúcar e estoquem na forma de glicogênio.

Assim, os músculos têm a quantidade de energia necessária para gerar todo processo anabólico de ganho de tecido e aumento de volume.

Entretanto consumi-la antes do treino poderá deixar você sem energia e com hipoglicemia (baixa nos níveis de açúcar no sangue) na metade da atividade.

Diferença entre dextrose e maltodextrina

Não é incomum as pessoas confundirem esses dois suplementos, já que ambos são carboidratos e podem ser utilizados como fonte de energia.

A primeira diferença entre os dois é que a maltodextrina é um carboidrato complexo, o que significa que sua digestão e absorção é mais lenta. Já a dextrose é um carboidrato simples e de rápida absorção.

Outra diferença entre elas se dá pela via de metabolização. Embora ambos sejam absorvidos no intestino e causem um aumento de glicose e insulina no sangue, a maltodextrina precisa primeiramente passar pelo fígado, para que suas moléculas sejam quebradas. Só depois desse processo é que ela é absorvida.

Dessa maneira, como tem uma assimilação mais lenta, a maltodextrina fornece energia de maneira mais gradual, o que a torna uma melhor opção de suplemento para o pré-treino, enquanto a dextrose traz mais benefícios se for utilizada no pós-treino.

Por que utilizar dextrose?

Logo após o fim do treino, há uma janela de até 60 minutos onde nutrientes deverão chegar até os músculos para que sejam reduzidos os efeitos do catabolismo, que é a utilização do tecido muscular para fornecimento de energia para o organismo.

Para quem está na academia e ainda tem que ir para casa, o tempo de preparar o alimento e consumi-lo pode não ser suficiente.

A dextrose serve exatamente como uma opção rápida para recuperar os estoques de glicogênio dos músculos, evitando que ocorra uma degradação do tecido muscular, que poderia colocar a perder todo o seu esforço durante o treino.

Dextrose engorda?

Esse é o principal medo de muitos praticantes de musculação que evitam o suplemento, justamente por acreditar que a dextrose engorda.

Como a dextrose é um carboidrato simples que aumenta as taxas de glicose e insulina no sangue, ela pode levar ao acúmulo de gordura, mas apenas se usada de forma isolada, sem associação com exercícios.

O segredo é utilizar a dextrose como suplemento pós treino e controlar o que consome ao longo do dia, evitando ingerir mais do que o corpo irá gastar com seu metabolismo.

Como tomar dextrose?

A melhor maneira de tomar dextrose é combiná-la com uma fonte de proteínas de rápida absorção, como o Whey Protein, de preferência na forma isolada.

A glicose é essencial para a entrada das proteínas, vitaminas e minerais nas células, dentro da “janela” dos 60 minutos após o treino, que é o tempo ideal para evitar o catabolismo muscular.

Dilua a dextrose e o whey em água, e tome imediatamente após o treino. Caso opte somente pela dextrose, o procedimento deverá ser o mesmo: dissolva a dextrose em 200 ml de água e tome tão logo acabe de se exercitar.

Quanto tomar de dextrose?

A quantidade ideal de dextrose irá depender de uma série de fatores, mas em geral um scoop de 30 g já é suficiente para fornecer a quantidade de energia necessária para repor os estoques de glicogênio.

Para saber ao certo qual é a quantidade exata que atenda suas necessidades, o ideal é procurar um profissional especializado em nutrição esportiva.

Dextrose + Maltodextrina

Como cada uma delas tem um perfil de digestão e absorção diferentes, o uso de cada uma delas pode satisfazer objetivos também diferentes.

Sendo a dextrose uma molécula de açúcar simples e com absorção rápida, diferente da maltodextrina, que é composta por carboidratos complexos, combinar os dois tipos de suplemento pode ser uma boa alternativa para obter uma fonte de energia constante e ininterrupta no pré-treino.

Uma das opções de uso pode ser utilizá-las em conjunto, em uma proporção de 50-50 (metade de maltodextrina, e a outra metade dextrose).

Dicas

  • Não tome dextrose nos dias em que não se exercite;
  • Cuidado com a quantidade de dextrose que você toma para evitar o ganho indesejado de peso. Se você acha que 30 g ao dia é muito pouco, aumente gradualmente a quantidade, mas interrompa qualquer acréscimo caso note um aumento no ponteiro da balança;
  • Quem é diabético ou tem a glicemia alta deve evitar o consumo de dextrose, já que ela eleva bruscamente as taxas de açúcar no sangue e pode causar um quadro de resistência à insulina;
  • Não se esqueça de somar as calorias da dextrose ao total consumido ao longo do dia;
  • Não tome qualquer tipo de suplemento sem a supervisão de um profissional especializado.

Aproveite para conferir no vídeo da nossa nutricionista maiores detalhes a respeito da dextrose

Ficou claro agora o que é dextrose? Você já utilizou essa suplementação alguma vez? Seus resultados foram dentro do esperado? Comente abaixo!

1 Estrela2 Estrelas3 Estrelas4 Estrelas5 Estrelas (63 votos, média: 4,14 de 5)
Loading...
Sobre Dr. Alexandre Seraphim

Dr. Alexandre Seraphim é Nutrologista - CRM 52.978779. Formou-se médico pela Universidade do Grande Rio e é pós-graduado em Nutrologia pela Associação Brasileira de Nutrologia. Possui diversos cursos na área de emagrecimento, hipertrofia e medicina ortomolecular que o qualificam ainda mais como um grande especialista da área. Atualmente, exerce sua especialidade em uma clínica localizada na Barra da Tijuca e também em Bangu, ambas no Rio de Janeiro. Para mais informações, entre em contato com ele em sua conta oficial no Instagram (@dr.alexandre.seraphim).

Deixe um comentário

4 comentários em “Dextrose – O que é, para que serve e como tomar”

  1. Posso misturar dextrose,bcaa e creatina numa garrafa com água e tomar durante o treino de Muaithay?E posteriormente ir para a musculação?