6 dicas para curar o furúnculo mais rápido

Especialista da área:
atualizado em 08/03/2022

Quem descobriu um furúnculo no corpo com certeza não vê a hora dele sarar. Afinal, além do caroço cheio de pus ser incômodo e desagradável, ele é doloroso. Ainda bem que existem algumas formas de curar o furúnculo mais rápido ou pelo menos aliviar o desconforto que ele causa.

Para furúnculos menores, que ainda não abriram

Furúnculo interno
Uma simples compressa de água morna pode ajudar se o furúnculo estiver menor

Aplique uma compressa de água morna

Primeiramente, a indicação para curar o furúnculo é aplicar uma compressa de água morna. Basta mergulhar uma toalha bem limpa na água morna, espremer para remover o excesso de água e pressionar delicadamente contra o furúnculo por aproximadamente 10 minutos.

  Continua Depois da Publicidade  

As compressas com água morna podem ser aplicadas de duas a quatro vezes ao dia e ajudam a eliminar o pus, fazendo com que a cicatrização ocorra mais rapidamente. Sem contar que são uma estratégia simples, fácil e barata. 

Para ajudar a curar o furúnculo quando ele abrir

Use sabonete antisséptico

Para manter a área afetada limpa, a dica é lavar delicadamente o furúnculo duas vezes ao dia com sabonete antisséptico e água morna. Após lavar, dê tapinhas bem de leve com uma toalha bem limpa para secar a região. Mas, não esfregue a ferida enquanto ela se encontra no processo de cicatrização.

Além disso, não use a mesma toalha que utiliza para secar outras partes do corpo. O ideal é separar a toalha usada na higienização do furúnculo das outras toalhas. 

Mantenha o furúnculo coberto

Outra estratégia para ajudar a curar o furúnculo mais rápido é mantê-lo coberto. Aliás, é especialmente importante fazer isso depois que a ferida abriu para evitar que a bactéria se espalhe.

Então, depois que lavar e secar cuidadosamente o furúnculo e a área ao seu redor, a instrução é colocar um curativo limpo para deixá-lo protegido. O curativo pode ser feito com uma gaze ou bandagem esterilizada e deve ser trocado duas a três vezes ao dia, dependendo da região atingida.

  Continua Depois da Publicidade  

Cuidados em geral

Jamais esprema o furúnculo

Por outro lado, espremer não vai curar o furúnculo mais rápido. Pelo contrário, isso vai agravar o problema, já que pode fazer com que a infecção se espalhe. 

Espremer o furúnculo empurra o pus para baixo, fazendo com que as bactérias desçam mais fundo na pele. Se elas atingirem a corrente sanguínea e o problema não for tratado, podem ocorrer infecções mais graves.

Remédios podem amenizar a dor

Medicamentos anti-inflamatórios e para dor como ibuprofeno e paracetamol podem ajudar a amenizar a dor causada pelos furúnculos. Entretanto, leia bem a bula e converse com o farmacêutico para saber direitinho como usá-los.

Outros cuidados de higiene para ajudar a curar o furúnculo mais rápido

Além disso tudo, há ainda alguns cuidados não associados diretamente à lesão que podem ajudar a curar o furúnculo mais rápido.

Por exemplo, sempre depois de encostar no furúnculo ao limpar, passar a compressa ou trocar o curativo, lave bem as mãos para evitar transmitir a infecção para outras partes do corpo ou até mesmo para outra pessoa.

Tomar um bom banho pelo menos uma vez ao dia mantém a pele limpa e também evita que a infecção se espalhe. Outro cuidado importante é lavar as toalhas, roupas de cama e roupas pessoais no mínimo uma vez por semana com água quente para matar bactérias.

  Continua Depois da Publicidade  

Ao mesmo tempo, não custa lembrar que quem tem um furúnculo não pode compartilhar toalhas com outras pessoas.

Quando é hora de procurar ajuda médica para curar o furúnculo

Dermatologista
Depois de algumas tentativas de tratamento, pode ser hora de procurar um médico

Geralmente, as dicas acima ajudam a curar o furúnculo mais rápido ou pelo menos a amenizar o desconforto causado por ele. Mas, é importante ficar de olho, pois o esperado é que a recuperação ocorra entre uma a duas semanas.

Se depois desse tempo, o furúnculo ainda não tiver curado é necessário procurar ajuda médica. Além disso, é aconselhável consultar o médico se, após tratar o problema com remédios caseiros, o furúnculo reaparecer. 

Caso mais furúnculos surjam, a pele ao redor deles fique ardente e dolorosa ou houver febre recorrente, também será necessário buscar auxílio médico. 

Quando os furúnculos são maiores, o médico pode precisar fazer uma incisão para drenar cuidadosamente o furúnculo. As infecções mais profundas, que não podem ser completamente drenadas, são envoltas por gaze esterilizada para ajudar a absorver e eliminar o resto de pus.

Além disso, o profissional de saúde pode prescrever antibióticos para tratar furúnculos graves ou recorrentes.

  Continua Depois da Publicidade  

Vale enfatizar que se o furúnculo piorar, é realmente necessário procurar ajuda médica, pois embora não seja tão frequente, ele pode gerar complicações como:

  • Carbúnculo (antraz) ou furúnculos que se formam ou reaparecem em grupos
  • Infecção em áreas mais profundas da pele
  • Cicatrizes
  • Infecção nos folículos capilares, geralmente causadas pela bactéria Staphylococcus 
  • Sepse (infecção generalizada).
  • Infecção e inchaço dos tecidos das válvulas cardíacas.
Fontes e referências adicionais

Você já teve furúnculo alguma vez ou está sofrendo com isso agora? Como foi ou vem sendo feito o tratamento? Comente abaixo!

1 Estrela2 Estrelas3 Estrelas4 Estrelas5 Estrelas (2 votos, média 5,00)
Loading...
Sobre Equipe MundoBoaForma

Quando o assunto é saúde, você tem que saber em quem confiar. Sua qualidade de vida e bem-estar devem ser uma prioridade para você. Por isso contamos com uma equipe profissional diversificada e altamente qualificada, composta por médicos, nutricionistas, educadores físicos. Nosso objetivo é garantir a qualidade do conteúdo que publicamos, que é também baseado nas mais confiáveis fontes de informação. Tudo isso para que você tenha confiança no MundoBoaForma e faça daqui sua fonte preferencial de consulta para assuntos relacionados à saúde, boa forma e qualidade de vida.

Deixe um comentário