Dicas Para Uma Dieta de 1200 Calorias

Especialista:
atualizado em 20/04/2020

A maioria de nós tem momentos que precisa perder alguns quilinhos, e para muitas pessoas, a obesidade é um problema real. Na verdade, existem milhões de pessoas somente nos Estados Unidos que são obesas, e isso pode levar a inúmeros problemas de saúde, incluindo problemas no coração, pressão alta e até mesmo certos tipos de câncer. A obesidade é um dos maiores problemas de saúde enfrentados pelos Americanos nos dias de hoje e é uma das principais causas de morte.

Mesmo se você não for obeso, você ainda pode sentir a necessidade de perder alguns quilos de vez em quando. Talvez você esteja indo a uma reunião dos colegas de escola e queira usar as roupas daquela época. Ou talvez você tenha uma roupa especial para uma ocasião e você precise perder de dois a cinco quilos para que ela entre direito. É nesse momento que você provavelmente vai começar uma dieta de baixa caloria, e muitas pessoas tentam uma daquelas dietas doentias. Frequentemente, essas dietas usam tão poucas calorias que elas têm o efeito oposto ao que você está buscando, e você não irá perder peso algum. Tipicamente, as pessoas devem consumir de 1800 a 2000 calorias na sua alimentação regular a cada dia, e se elas estiverem de dieta, cerca de 1500 calorias. Mas se você quer perder alguns quilos em umas duas semanas, você pode também tentar a dieta de 1200 calorias. Isso significa que você irá consumir não mais que 1200 calorias todos os dias. E as calorias que você consome devem vir de uma fonte saudável de alimentação.

Alimentando-se de Forma Saudável em uma Dieta de 1200 Calorias

Não importa quantas calorias você esteja consumindo por dia, você deve obtê-las da maior quantidade de fontes saudáveis possível. Nós todos sabemos do perigo de comer muita junk food, desde obesidade até pressão alta, diabetes e outros problemas de saúde. Quando você está fazendo uma dieta de 1200 calorias para perder peso, é muito importante ter certeza de que você está incluindo alimentos saudáveis na sua dieta. E se você estiver comendo os alimentos certos, você não irá sentir fome logo depois das refeições, e será mais fácil seguir a dieta (e não dói saber que a dieta é só por um período curto). Seguir uma dieta de 1200 calorias pode ser tão nutritivo quanto seguir uma dieta que se baseie numa quantidade maior de calorias, então você não irá perder nada que o seu corpo precise para se manter saudável.

Nós todos precisamos de certos nutrientes em nossas dietas, e é essencial consumir alimentos que são ricos em bons carboidratos, boas gorduras e proteína. Esses todos são macro nutrientes que um corpo precisa ter, e eles podem ser encontrados em diversas fontes deliciosas. E quando você come alimentos que são ricos em proteína, você se sente mais saciado e mais satisfeito após as refeições. Alimentos ricos em proteínas saciam, mas se você estiver numa dieta de 1200 calorias, você também precisa ter certeza de escolher alimentos proteicos que não sejam cheios de calorias e gorduras. Uma dieta típica deve consistir de aproximadamente 55% carboidratos, 15% gorduras e 30% proteínas.

É importante que quando você estiver em uma dieta de 1200 calorias, você tenha um equilíbrio saudável dos alimentos certos. Esses alimentos são os que são ricos nos nutrientes que você precisa (incluindo os nutrientes que ajudam a perder gordura). E é sempre importante, não importa qual tipo de dieta você esteja fazendo, ter certeza de que você sempre coma algo no café da manhã, porque você precisa de energia para começar o dia com o pé direito. Você também precisa de um almoço e um jantar saudável e tenha certeza de que você não fique com fome durante o dia, e faça lanches que sejam bons para a perda de peso.

Curta Alimentos Deliciosos em uma Dieta de 1200 Calorias

Só porque você está em uma dieta de baixa caloria para perda de peso, não significa que você precisa se sacrificar e não comer alimentos saborosos. Na verdade, existem todos os tipos de alimentos dietéticos (assim como várias dicas para perda de gordura) que não são somente bons para a perda de peso, mas também são deliciosos. Quando você escolhe os tipos certos de alimentos saudáveis, você irá notar que terá poucos ou nenhum problema para seguir a sua dieta de algumas semanas. Alguns dos alimentos deliciosos que você deve incorporar à sua dieta de 1200 calorias são:

– Frutas e vegetais

– Carne vermelha magra

– Aves (carne branca)

– Peixe

– Integrais

– Nozes e sementes

– Laticínios de baixa ou nenhuma caloria

Dentro desses grupos de alimentos você tem todos os tipos de opções, de forma que você está apto a planejar vários planos de alimentação diferentes para cada dia da semana. Isso é importante quando se está de dieta porque, muitas vezes, as pessoas saem das dietas porque estão cansadas dos alimentos que estão comendo. E se você for realmente criativo na cozinha, você pode fazer todos os tipos de refeições deliciosas que tem o sabor das suas comidas favoritas, mas são saudáveis, irão ajudar a promover a perda rápida de peso, e são ideais para qualquer dieta de 1200 calorias.

Suplementos de Proteína e a Dieta de 1200 Calorias

Se você não achar que está consumindo o suficiente dos nutrientes certos quando estiver fazendo uma dieta de 1200 calorias, você pode aliviar esse sentimento usando os suplementos alimentares. Existem vários disponíveis, que são de baixa caloria e gordura e são excelentes para diversos tipos de dietas, incluindo as de baixa caloria com uma de 1200 calorias.

Você prefere dietas balanceadas ou dietas mais rígidas? Concorda com a dieta de 1200 calorias? Comente abaixo!

1 Estrela2 Estrelas3 Estrelas4 Estrelas5 Estrelas (33 votos, média: 4,03 de 5)
Loading...
Sobre Dra. Patricia Leite

Dra. Patricia é uma das nutricionistas mais conceituadas do país, sendo uma referência profissional em sua área e autora de artigos e vídeos de grande sucesso e reconhecimento. Tem pós-graduação em Nutrição pela Universidade Federal do Rio de Janeiro, é especialista em Nutrição Esportiva pela Universidad Miguel de Cervantes (España) e é também membro da International Society of Sports Nutrition. É ainda a nutricionista com mais inscritos no YouTube em português. Dra. Patricia Leite é a revisora geral de todo conteúdo desenvolvido pela equipe de redatores especializados do Mundo Boa Forma.

Deixe um comentário