19 Dicas Para Perda de Gordura e Boa Saúde

Especialista:
atualizado em 09/12/2019

Se o seu objetivo é a perda de gordura e começar a ter e manter uma boa saúde para o eu organismo, aqui vão algumas dicas importantes e essenciais para você alcançá-lo. Confira abaixo:

1. Durma

Mais. Esta é, de longe, a mais importante. Você não dorme o suficiente. Entre dedicar-se muito tempo no trabalho, levar seu filho aos jogos de futebol, recitais de dança e aulas de karatê do seu filho, você está se matando de exaustão. E depois os especialistas te dizem para fazer as refeições junto com a família e você ainda quer passar tempo com sua esposa ou marido enquanto tenta terminar um projeto importante e fica até altas horas respondendo emails! Relaxe um pouco e durma bastante (de sete a oito horas por noite). Você terá um desempenho melhor em tudo e uma boa saúde se estiver descansado.

2. Não pule o café da manhã

Pular o café da manha ou prolongar o jejum matinal pode funcionar para algumas pessoas, apesar de raro, mas para a maioria dos seres humanos um café da manhã de qualidade é o melhor. E aí está a chave – qualidade, ou seja, proteínas, cores (vegetais ou frutas) e fibras. Um omelete, por exemplo. Dois ovos cozidos com frutas. Um shake de proteína. A lista é grande, e recarregar seu corpo pela manhã é o melhor para a perda de gordura durante o resto do dia.

3. Desconecte-se

Você pode estar fisicamente presente, mas estar mentalmente presente é mais importante para uma boa saúde. Separe um tempo sem eletrônicos toda noite com a sua família para conversar. Com pessoas de verdade. É incrível.

4. Comece melhor seu dia

Em vez de imediatamente conferir seu Iphone, experimente algo diferente. Pense em pegar uma revista para ler. Separe alguns minutos para brincar com seus filhos. Ou gaste cinco minutos extras fazendo um café da manhã melhor. Relaxar é necessário para uma boa saúde e irá aumentar sua capacidade mental.

5. Movimente-se

Nos últimos anos, temos visto alguns especialistas dizerem que exercícios aeróbicos são ruins. Aeróbicos jamais serão ruins. Apesar de aeróbicos leves não serem a melhor maneira de atingir a perda de gordura desejada, qualquer movimento completo do corpo é excelente e necessário. Então, além de suas corridas ou treinos intensos e curtos, adicione movimentações aleatórias também. Seja caminhar, pedalar, jogar tênis ou nadar – o que você preferir – apenas faça. 

6. Coma proteínas com maior frequência

Todos podem se beneficiar em comer proteínas sempre, e ao menos consumi-las com maior frequência já é um começo para a perda de gordura. Hoje em dia, a maioria come muita proteína à noite. Mas seria melhor distribuí-las durante o dia. Inclua uma quantidade igual em todas as refeições e lanches. Ovos, nozes, queijos, peixes, frango, iogurtes, shakes proteicos – varie, mas tenha certeza de comer com frequência!

7. Coma os “3”

Como o assassino número 1 são as doenças cardíacas, comer mais peixes ou substituir outras fontes de proteína por peixes é uma decisão muito sábia. É importante também para uma boa saúde tomar óleo de peixe, por causa do Ômega3 presente nele. 

8. Carregue peso

À medida que envelhecemos, perdemos massa muscular – por volta de 1% por ano após os 30! Combine essa regra com treinos de peso e certamente irá prevenir ou reduzir essa perda natural. 

9. Coma água

Melancias, pepinos, hortaliças, melões, e muitas frutas e saladas são feitos de mais de 90% de água. É uma quantidade enorme de nutrientes em pouquíssimas calorias. Em outras palavras, essas comidas irão te nutrir sem te encher – quer algo melhor para uma perda de gordura saudável?

10. Também beba água

Junto com a dica número 9, também é bom beber bastante água. Adquirir esse hábito pode te ajudar a se sentir melhor – toda manhã, a primeira coisa ao sair da cama é beber um grande copo de água gelada antes do café, chá ou de comer qualquer coisa. É revigorante e estimula ainda mais uma boa saúde. Experimente.

11. Vá para a cozinha (para cozinhar, não apenas para comer)!

Quanto mais você cozinha, melhor você fica. Homens (e mulheres) estão cada vez menos dispostos a cozinhar. É triste, mas essa falta de conhecimento e habilidade na cozinha irá, sozinha, destruir nossa sociedade. Congelados, quentinhas e fast-food ocasionais não constituem um problema. Mas nenhum deles é bons com frequência. Vá para a cozinha e aprenda. Cozinhar é uma habilidade essencial para a vida e para uma boa saúde. 

12. Coma nozes

Nozes são uma das comidas mais saudáveis – pistache, amêndoas, castanha de caju, castanha do pará – todas são muito boas para você. Sugere-se que duas porções por dia pode até auxiliar na perda de gordura. Além disso, são práticas, convenientes e não perecíveis. 

13. Tome um café da manhã rico em proteínas

Os dados mostram que não seguimos muito bem essa regra, consumimos em média 10 gramas de proteína no café da manhã, 15 no almoço e cerca de 65 no jantar. Mas pesquisas mostram que consumir por volta de 30 gramas de proteína no café da manhã gera um efeito tão potente que você irá diminuir naturalmente em 200 calorias nas refeições da tarde. Isso pode significar perda de gordura, ou pelo menos a manutenção, mas também significa que seus músculos estarão mais tranquilos e poderá manter sua massa muscular. Um ganha-ganha. Considere começar seu dia com um pequeno filé com ovos, queijos, iogurtes ou um shake proteico.

14. Ponha cores na sua dieta

Não estamos falando de cereais matinais, mas sim de verduras e frutas. Para cada duas verduras, coma uma fruta e tente incluir um pouco em cada refeição e lanche. 

15. Troque o óleo

A gordura de sua dieta pode impactar bastante para uma boa saúde. Além do ômega 3 já mencionado, o óleo usado no preparo da sua comida também é importante. Substitua óleos ruins – óleo de soja, de milho, margarina – por azeite, óleo de coco ou de abacate no preparo, ou adicione-os à salada.

16. Coma apenas 80% do seu prato

Podemos estar exagerando, mas normalmente todos nós comemos mais quando vamos a restaurantes ou quando colocamos comida demais no prato.

17. Coma grãos, mas use-os como “temperos”

Grãos não são inimigos quando escolhemos os de alto teor de fibras. Mas não os use como o principal do prato. Encha seu prato de vegetais e proteínas, e depois inclua um pouco de grãos.

18. Feijão, bom pro coração

Sim, rimou! Feijões são feras. Coma-os. Experimente com ovos mexidos. Ache sobras do filé de ontem, corte-os bem finos, misture com dois ovos, espinafre e meia xícara de feijão preto. Prepare tudo, tempere com salsa, e pronto. Um excelente café da manhã (ou qualquer outra refeição), rico em proteínas. 

19. Coma muitas frutinhas (bagas)

Essas frutinhas (berries) são das melhores combatentes de doenças cardíacas. Framboesa, mirtilo, morango, amora, etc são altamente concentradas em nutrientes. Frescas ou congeladas, são ambas excelentes. Utilize-as em shakes, queijos, iogurte – ou simplesmente engula um punhado.

Captura de Tela 2014-04-22 às 15.54.09

Você já está acostumado a fazer alguma dessas dicas para perda de gordura? Qual você acredita ser a mais difícil de implementar em seu cotidiano? Comente abaixo!

1 Estrela2 Estrelas3 Estrelas4 Estrelas5 Estrelas (4 votos, média: 5,00 de 5)
Loading...

 

Sobre Dra. Patricia Leite

Dra. Patricia é uma das nutricionistas mais conceituadas do país, sendo uma referência profissional em sua área e autora de artigos e vídeos de grande sucesso e reconhecimento. Tem pós-graduação em Nutrição pela Universidade Federal do Rio de Janeiro, é especialista em Nutrição Esportiva pela Universidad Miguel de Cervantes (España) e é também membro da International Society of Sports Nutrition. É ainda a nutricionista com mais inscritos no YouTube em português. Dra. Patricia Leite é a revisora geral de todo conteúdo desenvolvido pela equipe de redatores especializados do Mundo Boa Forma.

Deixe um comentário

2 comentários em “19 Dicas Para Perda de Gordura e Boa Saúde”

  1. O mais dificil pra mim é comer bastante no café da manhã. Eu acordo muito cedo e ainda estou sem fome, ai fica dificil me alimentar direito…