A Dieta da Água Morna Para Emagrecer – Como Funciona e Dicas

Especialista:
atualizado em 20/12/2019

A água é um elemento essencial para a vida humana. Em nosso corpo, ela participa de diversos processos como a hidratação, o combate a infecções, o auxílio ao transporte de minerais, a diminuição da retenção de líquidos, a desintoxicação do organismo, a absorção de nutrientes e a renovação celular.

Mas você sabia que o consumo de água pode ajudar até mesmo a perder peso? Uma pesquisa realizada na Universidade Virgínia Tech, nos Estados Unidos, indicou que consumir de dois a três copos de água antes das refeições favorece o controle do apetite e, consequentemente, a ingestão de uma quantia menor de calorias.

Além disso, a água morna dá origem a uma dieta. Isso mesmo! Estamos falando da dieta da água morna para emagrecer. E então? Vamos lá conhecer como ela funciona?

Como funciona a dieta da água morna para emagrecer? 

Uma das versões do programa tem origem na tradicional medicina chinesa, que traz ensinamentos a respeito do equilíbrio das energias do organismo humano.

A ideia é bem simples: consiste em consumir um copo com 300 ml de água morna (entre 29º C e 36º C) diariamente logo após acordar, enquanto ainda estiver em jejum, 15 minutos antes de tomar o café da manhã. Além disso, é preciso tomar um copo com 200 ml de água morna 15 minutos antes do almoço e outro copo com 200 ml de água morna 15 minutos antes do jantar.

A filosofia oriental prega que esse hábito diminui a fome, reduz a ansiedade e controla os desejos desnecessários por comida – também conhecidos como gula – que possam surgir eventualmente ao longo do dia.

O que acontece é que com a água morna, o estômago acalma e demora mais tempo para que seja esvaziado. Por consequência, o resultado é a diminuição do apetite.

A nutricionista especializada em fisiologia humana, Ana Paula Souza, explicou que a ingestão da água morna facilita a digestão. A explicação é que o organismo passa a trabalhar de forma mais eficiente e transforma os nutrientes que virariam gordura em energia para ser utilizada e queimada.

Um exemplo prático da dieta da água morna para emagrecer

Uma moça chamada Ulla Reis contou que adotou o método chinês para a dieta da água morna para emagrecer e que o programa a auxiliou a eliminar 24 kg ao longo de um período de seis meses.

A mulher contou que no começo sentia-se um pouco enjoada com a água morna, mas que depois se acostumou. Ela ainda disse que percebeu que conseguia controlar sua vontade de comer doces e driblar a fome.

Ulla tomava o copo de água morna e esperava 10 minutos para fazer sua primeira refeição diária. Seu café da manhã tratava-se de uma refeição rica, de modo que ela não exagerasse em outros momentos em que fosse se alimentar durante o dia. Ela também bebia chá verde entre as refeições como outra tática para reduzir a fome.

Além da água morna e do chá, Ulla passou a diminuir a quantidade das porções de comida que consumia e se matriculou em aulas de dança para conseguir emagrecer.

Sugestão de cardápio para a dieta da água morna para emagrecer 

De acordo com os defensores da dieta da água morna para emagrecer, a associação da ingestão diária da água morna com uma dieta equilibrada pode ajudar a eliminar 2 kg dentro de um período de sete dias.

Segue uma sugestão de um cardápio que pode auxiliar o processo. Confira como funciona:

  • Café da manhã: 300 ml de água morna 15 minutos antes de comer, 1 fatia de pão integral ou 1 tapioca, 1 colher de chá cheia de requeijão ou manteiga ou cottage e uma xícara de chá verde.
  • Lanche da manhã: 1 banana média e 1 colher de sopa de semente de linhaça dourada.
  • Almoço: 200 ml de água morna com meio limão exprimido 15 minutos antes de comer, 4 colheres de sopa de arroz integral ou quinoa, 1 concha de feijão, 100 g de carne grelhada, 1 prato de de folhas verdes com 1 fio de azeite e 1 colher de sopa de vinagre de maçã e 1 fatia de abacaxi.
  • Lanche da tarde: 150 ml de iogurte natural com aveia e/ou 1 colher de sobremesa de linhaça dourada.
  • Jantar: 200 ml de água morna 15 minutos antes de comer, 100 g de frango grelhado, 3 colheres de sopa de arroz integral ou quinoa, 1 prato de sobremesa de salada e 2 colheres de sopa chuchu cozido com cheiro-verde.
  • Ceia: 1 fatia de queijo frescal ou 1 iogurte natural.

Atenção: este cardápio apresenta 1300 calorias. Antes de segui-lo, cheque com o seu nutricionista se ele corresponde às necessidades do seu corpo, em relação aos nutrientes e energia e se ele é realmente indicado para você, tendo em vista seus objetivos e saúde. 

Água morna com limão 

Percebeu que o cardápio traz a adição de limão na água morna? Pois bem, cada vez mais são propagados os benefícios de tomar água com limão todos os dias.

Água morna com vinagre 

A receita de água morna com limão pode receber a adição do vinagre de maçã. A promessa é que por ser fonte de pectina, uma fibra solúvel, o ingrediente ajuda a aumentar a saciedade do corpo.

Além disso, acredita-se que o ácido acético encontrado no vinagre trabalha na diminuição da absorção de carboidratos por parte do organismo.

Entretanto, é importante tomar cuidado com a ingestão do vinagre puro, porque ele aumenta a irritação do estômago e causa dor e queimação. Por conter bastante acidez, ele não deve ser ingerido por pessoas que sofrem com refluxo e úlceras gástricas ou intestinais.

Cuidados com a dieta da água morna para emagrecer 

É importante saber que o programa não deve ser adotado por pacientes que fazem hemodiálise, um tratamento para quem sofre com problemas nos rins.

Antes de iniciar a dieta da água morna para emagrecer, assim como qualquer outro programa alimentar, é fundamental certificar-se de que o plano é indicado para o seu caso e não fará mal à saúde. Não existe melhor forma de fazer isso do que conversar com o médico e o nutricionista de sua confiança.

Seguir as orientações dos profissionais é essencial para não colocar a saúde em risco e encontrar um método que permita que você emagreça, mantenha os resultados obtidos e garanta que o seu corpo permaneça em um bom estado.

Você já tinha ouvido falar da dieta da água morna para emagrecer? Conhece alguém que tenha experimentado e fala que ela funciona? Comente abaixo!

1 Estrela2 Estrelas3 Estrelas4 Estrelas5 Estrelas (49 votos, média: 3,80 de 5)
Loading...
Sobre Dra. Patricia Leite

Dra. Patricia é uma das nutricionistas mais conceituadas do país, sendo uma referência profissional em sua área e autora de artigos e vídeos de grande sucesso e reconhecimento. Tem pós-graduação em Nutrição pela Universidade Federal do Rio de Janeiro, é especialista em Nutrição Esportiva pela Universidad Miguel de Cervantes (España) e é também membro da International Society of Sports Nutrition. É ainda a nutricionista com mais inscritos no YouTube em português. Dra. Patricia Leite é a revisora geral de todo conteúdo desenvolvido pela equipe de redatores especializados do Mundo Boa Forma.

Deixe um comentário

3 comentários em “A Dieta da Água Morna Para Emagrecer – Como Funciona e Dicas”