A Dieta da USP Original: Como Funciona, Cardápio e Dicas

Especialista:
atualizado em 06/07/2020

A dieta da USP original é uma dieta com poucas calorias onde se diminui a ingestão de carboidratos como arroz, massa, pão ou torradas. Esta dieta tem um cardápio específico de uma semana e não é permitido trocar os alimentos nem as refeições que estão no cardápio. Abaixo, você aprenderá mais sobre a dieta da USP, como funciona, seu cardápio e suas dicas.

Muito embora a Universidade de São Paulo não confirme sua autoria nem recomende sua prática, a dieta da USP original ainda faz sucesso e continua sendo utilizada por quem quer emagrecer rapidamente.

Na busca por alimentos pouco calóricos, pode não ser fácil encontrar receitas para lanches rápidos que sejam pouco calóricos. Na sua dieta, você pode focar no que vai preparar no seu almoço e jantar, procurando por versões leves e light de receitas, com baixas calorias, que não comprometam sua dieta. No entanto, você também deve lembrar que os lanches também são refeições importantes do seu dia e que você deve tomar cuidado para não comprometer e exagerar. Confira os 25 lanches saudáveis com poucas calorias.

Para os que querem ser mais exigentes, podem optar por uma dieta que traga resultados mais rápidos, de apenas 800 calorias diárias. Apesar de ser mais restritiva, é possível escolher os alimentos certos se você souber o que pode ou não consumir. Não deixe de conferir o cardápio para dieta de 800 calorias por dia.

Mas se você acredita que 800 calorias é uma quantidade que você terá dificuldades em seguir, por subir um pouco e seguir um cardápio menos restritivo. Você verá que é bem mais fácil seguir um cardápio para dieta de 1300 calorias.

Quem fez a dieta da USP garante que ela emagrece, mas é importante saber como ela funciona e conhecer os riscos que pode oferecer à sua saúde.

Como funciona a Dieta da USP original?

A dieta da USP original é uma dieta hipocalórica, ou seja, ela recomenda uma baixa ingestão diária de calorias. Além disso, praticamente elimina os carboidratos do cardápio, colocando em seu lugar muitas proteínas e gorduras.

Fala-se em uma perda de peso de até 14 quilos em duas semanas, embora esse número obviamente varie de acordo com o quanto cada pessoa tenha a perder.

Podemos então dizer que a Dieta da USP original emagrece por dos motivos:

  • Você acaba ingerindo menos calorias a cada dia;
  • Ao cortar os carboidratos, há uma grande eliminação de líquidos pelo organismo, sobretudo nos primeiros dias.

Como a ingestão de alimentos é limitada, e o teor de carboidratos baixíssimo, há uma perda de massa magra (musculatura), levando à diminuição dos níveis de energia. Por essa razão, não é recomendável fazer atividades físicas vigorosas enquanto estiver seguindo a dieta da USP.

É comum que ocorra uma perda massiva de líquidos e de massa magra em dietas restritivas com baixo teor de carboidratos e com a dieta da USP original não é diferente. A perda de músculos junto com a desidratação pode ser prejudicial para a saúde, principalmente se você for um praticante assíduo de exercícios físicos intensos. A redução da massa magra pode deixar você fraco e a desidratação vai impedir que seu corpo receba a quantidade de eletrólitos que seu organismo precisa durante a após a atividade física.

Além disso, a dieta da USP é muito reduzida em calorias e uma redução tão drástica assim não é indicada para a maioria das pessoas, a menos que exista uma razão médica por trás da dieta – como a necessidade de emagrecer rápido para reduzir os riscos de uma cirurgia que precisa ser feita em um futuro próximo.

Cardápio da Dieta da USP original

O primeiro dia parece ser o mais difícil da dieta, pois a quantidade de alimentos é muito pequena. Vamos ao cardápio:

Dia 1

  • Manhã: Café preto sem açúcar (pode colocar adoçante)
  • Almoço: 2 ovos cozidos e ervas a desejar
  • Jantar: Salada de alface com pepino e salsão à vontade

Dia 2

  • Manhã: Café com bolacha tipo cream-cracker (água e sal)
  • Almoço: 1 bife grande com salada de frutas a gosto
  • Jantar: Presunto à vontade

Dia 3

  • Manhã: Café com bolachas cream-crackers
  • Almoço: 2 ovos cozidos, salada de vagem e 2 torradas
  • Jantar: Presunto e salada

Dia 4

  • Manhã: Café com bolacha cream-craker
  • Almoço: 1 ovo cozido, 1 cenoura e queijo minas à vontade
  • Jantar: Salada de frutas e iogurte natural

Dia 5

  • Manhã: Cenoura crua espremida com limão e café preto
  • Almoço: Frango grelhado à vontade
  • Jantar: 2 ovos cozidos com cenoura

Dia 6

  • Manhã: Café com cream-crackers
  • Almoço: Filé de peixe com tomate à vontade
  • Jantar: 2 ovos cozidos com cenoura

Dia 7

  • Manhã: Café com limão
  • Almoço: Bife grelhado e frutas à vontade
  • Jantar: comer o que quiser, menos doces e bebidas alcoólicas

Após o sétimo dia, reinicie novamente a dieta com o dia 1. Faça a dieta da USP original por no máximo 14 dias, e então retome aos poucos com uma alimentação equilibrada para evitar que todo o peso perdido nos dias anteriores seja recuperado. 

Dicas

Para você obter melhores resultados com a dieta da USP original, lembramos:

  • Não faça substituições de alimentos nem os troque de horário.
  • As verduras permitidas na dieta são: alface, agrião e chicória.
  • Você pode beber água, chá e café (sem açúcar!) o dia todo.

Quanto à última dica, use o bom senso, pois o café e alguns tipos de chá contêm cafeína, que pode até ajudá-lo a emagrecer, mas que também tem seus efeitos colaterais como ansiedade e insônia.

Riscos da Dieta da USP original

Como se trata de uma dieta muito restritiva nutricionalmente e com uma baixa quantidade de calorias, não é recomendável fazer a dieta da USP por mais de 14 dias.

Além disso, a falta de carboidratos pode levar a sintomas de cansaço e fraqueza muscular, além de dores de cabeça.

Devido à baixa presença de fibras na dieta, e a uma maior ingestão de proteínas, essa dieta pode causar constipação intestinal.

Outros efeitos colaterais da dieta da USP original são:

  • Mau hálito
  • Irritabilidade
  • Alterações no sono
  • Dores de cabeça
  • Dificuldade para dormir
  • Tonturas
  • Complicações renais (devido ao alto teor proteico da dieta)

E como toda dieta radical, a Dieta da USP original não leva a uma mudança de hábitos e à reeducação alimentar, fundamentais para emagrecer e manter os quilinhos bem longe. Sendo a maior parte do peso perdido composta por líquidos e massa muscular, e quase nada de gordura, é muito fácil recuperar o peso novamente.

Exatamente por isso, com a reintrodução de carboidratos ao final da dieta, é importante que haja um controle das porções e um cuidado para não voltar aos mesmos hábitos que causaram o excesso de peso.

É fundamental que você consulte seu médico antes de iniciar a dieta.

Como evitar que os quilos voltem…

Para evitar o indesejável efeito sanfona, inimigo número 1 de quem faz dieta, um requisito é identificar e tentar modificar os hábitos errados que levaram ao excesso de peso. É recomendável também incluir mais legumes e verduras em sua dieta, diminuir (ou eliminar) bebidas calóricas e sem nenhum valor nutritivo, reduzir o estresse, entre outros fatores.

É também importante controlar ao máximo a ingestão de:

  • Açúcar
  • Frituras
  • Álcool
  • Alimentos gordurosos e sem valor nutritivo
  • Sal
  • Doces em geral

É difícil mudar hábitos, principalmente os alimentares. Se propor a fazer uma reeducação alimentar depois da dieta de 14 dias é o primeiro passo para evitar o efeito sanfona. Para isso, evite sempre que puder os alimentos industrializados ultraprocessados e prefira os alimentos naturais ou minimamente processados.

Você pode e deve voltar a consumir carboidratos, mas opte por carboidratos complexos que sejam ricos em fibras e que tenham um baixo índice glicêmico. Eles vão te fornecer energia sem estimular o acúmulo de gordura no corpo. Isso sem contar que as fibras são indispensáveis para regular os movimentos intestinais e auxiliar na perda de peso.

Outra dica: pratique atividade física com regularidade. Correr somente aos domingos não adianta, além de ser perigoso para a saúde. Para conseguir encaixar os exercícios em sua vida, é fundamental que você encontre uma atividade que lhe seja prazerosa, pois somente assim será possível mantê-la a longo prazo. Pode ser yoga, caminhada, corrida, academia, natação- o importante é se mexer!

Você já conhecia a dieta da USP? Acredita que seria possível para você segui-la, com todas as restrições? Comente abaixo!

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Sobre Dra. Patricia Leite

Dra. Patricia é uma das nutricionistas mais conceituadas do país, sendo muito solicitada para palestras, consultoria a empresas e atendimento personalizado para atletas, pessoas com condições especiais de saúde e pessoas que desejam melhorar a forma física de forma saudável. É a nutricionista com mais inscritos no YouTube em português. Tem pós-graduação em Nutrição pela Universidade Federal do Rio de Janeiro e é especialista em Nutrição Esportiva pela Universidad Miguel de Cervantes (España). É também membro da International Society of Sports Nutrition. Dra. Patricia Leite é a revisora geral de todo conteúdo desenvolvido pela equipe de redatores especializados do Mundo Boa Forma. Dra. Patricia Leite é uma referência profissional em sua área e autora de artigos e vídeos de grande sucesso e reconhecimento.

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287 comentários em “A Dieta da USP Original: Como Funciona, Cardápio e Dicas”

  1. Com o que vocês estão temperando as saladas?
    O que são ervas? rsrs
    qual a quantidade das coisas como, de manhã cream cracker e cafe. Mas quanto de cream cracker??

  2. Iniciei hoje dia 01/07. Tomei o café de manhã, depois comi 2 fatias pequenas de mamão,almocei dois ovos cozidos e temperados e agora de noite comi a salada de alface e pepino(não usei o salsão) Estou tomando bastante água.eu costumo dormir um pouco mais tarde, então caso eu sentir muita fome .. todos os dias comentarei aqui como tem sido essa dieta e quais resultados tive no decorrer da semana.

  3. Sim já fiz ,e muito boa e ajuda a reeducação alimentar. Se não abusar dos alimentos não volta mas a engordar.

  4. Comecei hoje dia 24/04/2020. Estou confiante, espero conseguir seguir a risca. Dia 30/04 volto para dizer quanto ja perdi.
    Abraços, espero que voces consigam tbm.

    • Hoje dia 28/04 consegui perder 4 kg, não consegui seguir a risca a dieta, a gente fica muito fraca e indisposta. Entre as refeições a fome e quase impossível de ser controlada. Estou tentando continuar, espero perder mais 4 kg, apesar da estrema dificuldade

  5. Bom dia comecei hoje 07/02 estou bem confiante 1,74 87kilos foco total daqui 15 dia eu retorno para falar meu resultado

  6. Boa tarde, começei hoje a dieta, so que quero fazer exercícios físicos, nem que seja uma esteira, poderia comer algo antes de ir, uma fruta quem sabe?

  7. Essa dieta é para dar um up no ânimo, perde-se rápido, quando acaba, aconselho entrar com a reeducação alimentar e exercícios , é o momento para começar para manter o corpo com saúde, se não trabalhar a mente não consegue manter, partiu dar sequencia na dieta e focar na seqüência!

  8. Eu estarei iniciando essa dieta amanhã 27/12/19 já fiz ela antes é obtive ótimos resultados, porém engravidei 3 vezes depois é hoje vejo que preciso realmente fazer dinovo

  9. Acabei de fazer…estava com 85 kg …eliminei 11kg..voltei a usar minhas roupas q estavam p doar🥰Minha amiga fez junto comigo..passou do GG p o M…👏👏