Garfo com fita métrica

A Dieta da USP Original: Como Funciona, Cardápio e Dicas

Muito embora a Universidade de São Paulo não confirme sua autoria nem recomende sua prática, a dieta da USP original ainda faz sucesso e continua sendo utilizada por quem quer emagrecer rapidamente.

Se você precisa perder peso urgentemente, a recomendação é fazer a dieta da USP original por sete dias, podendo repeti-la por mais uma semana. Como veremos abaixo, não é recomendável fazê-la por mais de 14 dias. Mas será que a Dieta da USP original emagrece mesmo?

Quem fez a dieta garante que ela emagrece, mas é importante saber como ela funciona e conhecer os riscos que pode oferecer à sua saúde.

Como funciona a Dieta da USP original?

A dieta da USP original é uma dieta hipocalórica, ou seja, ela recomenda uma baixa ingestão diária de calorias. Além disso, praticamente elimina os carboidratos do cardápio, colocando em seu lugar muitas proteínas e gorduras.

Fala-se em uma perda de peso de até 14 quilos em duas semanas, embora esse número obviamente varie de acordo com o quanto cada pessoa tenha a perder.

Podemos então dizer que a Dieta da USP original emagrece por dos motivos:

  • Você acaba ingerindo menos calorias a cada dia;
  • Ao cortar os carboidratos, há uma grande eliminação de líquidos pelo organismo, sobretudo nos primeiros dias.

Como a ingestão de alimentos é limitada, e o teor de carboidratos baixíssimo, há uma perda de massa magra (musculatura), levando à diminuição dos níveis de energia. Por essa razão, não é recomendável fazer atividades físicas vigorosas enquanto estiver seguindo a dieta da USP.

Cardápio da Dieta da USP original

O primeiro dia parece ser o mais difícil da dieta, pois a quantidade de alimentos é muito pequena. Vamos ao cardápio:

Dia 1

  • Manhã: Café preto sem açúcar (pode colocar adoçante)
  • Almoço: 2 ovos cozidos e ervas a desejar
  • Jantar: Salada de alface com pepino e salsão à vontade

Dia 2

  • Manhã: Café com bolacha tipo cream-craker
  • Almoço: 1 bife grande com salada de frutas a gosto
  • Jantar: Presunto à vontade

Dia 3

  • Manhã: Café com bolachas cream-crakers
  • Almoço: 2 ovos cozidos, salada de vagem e 2 torradas
  • Jantar: Presunto e salada

Dia 4

  • Manhã: Café com bolacha cream-craker
  • Almoço: 1 ovo cozido, 1 cenoura e queijo minas à vontade
  • Jantar: Salada de frutas e iogurte natural

Dia 5

  • Manhã: Cenoura crua espremida com limão e café preto
  • Almoço: Frango grelhado à vontade
  • Jantar: 2 ovos cozidos com cenoura

Dia 6

  • Manhã: Café com cream-crakers
  • Almoço: Filé de peixe com tomate à vontade
  • Jantar: 2 ovos cozidos com cenoura

Dia 7

  • Manhã: Café com limão
  • Almoço: Bife grelhado e frutas à vontade
  • Jantar: comer o que quiser, menos doces e bebidas alcoólicas

Após o sétimo dia, reinicie novamente a dieta com o dia 1. Faça a dieta da USP original por no máximo 14 dias, e então retome aos poucos com uma alimentação equilibrada. 

Dicas

Para você obter melhores resultados com a dieta da USP original, lembramos:

  • Não faça substituições de alimentos nem troque-os de horário.
  • As ervas permitidas na dieta são: alface, agrião e chicória.
  • Você pode beber água, chá e café (sem açúcar!) o dia todo.

Quanto à ultima dica, use o bom senso, pois o café e alguns tipos de chá contêm cafeína, que pode até ajudá-lo a emagrecer, mas que também tem seus efeitos colaterais.

Riscos da Dieta da USP original

Como se trata de uma dieta muito restritiva nutricionalmente e com uma baixa quantidade de calorias, não é recomendável fazer a dieta da USP por mais de 14 dias.

Além disso, a falta de carboidratos pode levar a sintomas de cansaço e fraqueza muscular, além de dores de cabeça.

Devido à baixa presença de fibras na dieta, e a uma maior ingestão de proteínas, essa dieta pode causar constipação intestinal.

Outros efeitos colaterais da dieta da USP original são:

  • Mau hálito
  • Irritabilidade
  • Alterações no sono
  • Dores de cabeça
  • Dificuldade para dormir
  • Tonturas
  • Complicações renais (devido ao alto teor proteico da dieta)

E como toda dieta radical, a Dieta da USP original não leva a uma mudança de hábitos e à reeducação alimentar, fundamentais para emagrecer e manter os quilinhos bem longe. Sendo a maior parte do peso perdido composta por líquidos e massa muscular, e quase nada de gordura, é muito fácil recuperar o peso novamente.

Exatamente por isso, com a reintrodução de carboidratos ao final da dieta, é importante que haja um controle das porções e um cuidado para não voltar aos mesmos hábitos que causaram o excesso de peso.

É fundamental que você consulte seu médico antes de iniciar a dieta.

Como evitar que os quilos voltem…

Para evitar o indesejável efeito sanfona, inimigo número 1 de quem faz dieta, um requisito é identificar e tentar modificar os hábitos errados que levaram ao excesso de peso. É recomendável também incluir mais legumes e verduras em sua dieta, diminuir (ou eliminar) bebidas calóricas e sem nenhum valor nutritivo, reduzir o estresse, entre outros fatores.

É também importante controlar ao máximo a ingestão de:

  • Açúcar
  • Frituras
  • Álcool
  • Alimentos gordurosos e sem valor nutritivo
  • Sal
  • Doces em geral

Outra dica: pratique atividade física com regularidade. Correr somente aos domingos não adianta, além de ser perigoso para a saúde. Para conseguir encaixar os exercícios em sua vida, é fundamental que você encontre uma atividade que lhe seja prazerosa, pois somente assim será possível mantê-la a longo prazo. Pode ser yoga, caminhada, corrida, academia, natação- o importante é se mexer!

Você já conhecia a dieta da USP? Acredita que seria possível para você segui-la, com todas as restrições? Comente abaixo!

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Revisão Geral pela Dra. Patrícia Leite - (no G+)



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206 comentários

  1. Começando Hoje 😰 estou com 74kg meu peso normal era 62kg porem minha meta é perder 10 kg !

  2. Boa noite pessoal… Essa dieta realmente funciona?? Fiquei animada e curiosa!! É bastante kls para poucos dias… Alguém me diz si realmente funciona…?!

  3. Começarei amanhã uma semana minha meta é sete kilos

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