A Dieta da USP Original: Como Funciona, Cardápio e Dicas!

Especialista:
atualizado em 13/07/2020

Hipocalórica, promete resultados em duas semanas e restringe o consumo de carboidratos: conheça a dieta da USP original e como fazer!

A Universidade de São Paulo não confirma a autoria da dieta da USP original e nem recomenda sua prática, mas o regime continua sendo utilizada por quem quer emagrecer rapidamente. A dieta é hipocalórica, ou seja, recomenda uma baixa ingestão diária de calorias e praticamente elimina os carboidratos do cardápio, colocando em seu lugar muitas proteínas e gorduras.

Fala-se em uma perda de peso de até 14 quilos em duas semanas, mas o número obviamente varia de pessoa para pessoa. Como a ingestão de alimentos é limitada, e o teor de carboidratos baixíssimo, há uma perda de massa magra (musculatura), levando à diminuição dos níveis de energia. Por essa razão, não é recomendável fazer atividades físicas vigorosas enquanto estiver seguindo a dieta da USP.

Cardápio da dieta da USP original: como fazer

O primeiro dia parece ser o mais difícil da dieta, pois a quantidade de alimentos é muito pequena. Vamos ao cardápio:

Dia 1

  • Manhã: Café preto sem açúcar (pode colocar adoçante)
  • Almoço: 2 ovos cozidos e ervas a desejar
  • Jantar: Salada de alface com pepino e salsão à vontade

Dia 2

  • Manhã: Café com bolacha tipo cream-cracker (água e sal)
  • Almoço: 1 bife grande com salada de frutas a gosto
  • Jantar: Presunto à vontade

Dia 3

  • Manhã: Café com bolachas cream-crackers
  • Almoço: 2 ovos cozidos, salada de vagem e 2 torradas
  • Jantar: Presunto e salada

Dia 4

  • Manhã: Café com bolacha cream-craker
  • Almoço: 1 ovo cozido, 1 cenoura e queijo minas à vontade
  • Jantar: Salada de frutas e iogurte natural

Dia 5

  • Manhã: Cenoura crua espremida com limão e café preto
  • Almoço: Frango grelhado à vontade
  • Jantar: 2 ovos cozidos com cenoura

Dia 6

  • Manhã: Café com cream-crackers
  • Almoço: Filé de peixe com tomate à vontade
  • Jantar: 2 ovos cozidos com cenoura

Dia 7

  • Manhã: Café com limão
  • Almoço: Bife grelhado e frutas à vontade
  • Jantar: comer o que quiser, menos doces e bebidas alcoólicas

Após o sétimo dia, reinicie novamente a dieta com o dia 1. Faça a dieta da USP original por no máximo 14 dias, e então retome aos poucos com uma alimentação equilibrada para evitar que todo o peso perdido nos dias anteriores seja recuperado.

Perigos e contraindicações da dieta USP original

A dieta da USP original é muito reduzida em calorias e uma diminuição tão drástica assim não é indicada para a maioria das pessoas, a menos que exista uma razão médica por trás da dieta – como a necessidade de emagrecer rápido para reduzir os riscos de uma cirurgia que precisa ser feita em um futuro próximo.

Como toda dieta radical, a dieta da USP original não leva a uma mudança de hábitos e à reeducação alimentar, fundamentais para emagrecer com saúde. Sendo a maior parte do peso perdido composta por líquidos e massa muscular e quase nada de gordura, é muito fácil recuperar o peso novamente.

Isso sem contar que toda a restrição alimentar e a pobreza nutricional que a dieta envolve podem levar a deficiências nutricionais e às doenças que decorrem dessas carências.

Efeitos colaterais da dieta da USP

  • Cansaço, fraqueza muscular e dores de cabeça, devido à falta de carboidratos na dieta;
  • Prisão de ventre, devido ao baixo teor de fibras e ao teor elevado de proteínas na dieta;
  • Mau hálito;
  • Irritabilidade;
  • Alterações no sono;
  • Dificuldade para dormir;
  • Tonturas;
  • Complicações renais, devido ao alto teor proteico da dieta.

Como se trata de uma dieta muito restritiva nutricionalmente e com uma baixa quantidade de calorias, não é recomendável fazer a dieta da USP por mais de 14 dias. Para qualquer pessoa é fundamental consultar o médico antes de iniciar o regime, especialmente quem tem menos de 18 anos, está grávida ou amamentando, é idoso ou tem alguma doença ou condição de saúde preexistente.

Você já conhecia a dieta da USP? Acredita que seria possível para você segui-la, com todas as restrições? Comente abaixo!

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Sobre Dra. Patricia Leite

Dra. Patricia é uma das nutricionistas mais conceituadas do país, sendo uma referência profissional em sua área e autora de artigos e vídeos de grande sucesso e reconhecimento. Tem pós-graduação em Nutrição pela Universidade Federal do Rio de Janeiro, é especialista em Nutrição Esportiva pela Universidad Miguel de Cervantes (España) e é também membro da International Society of Sports Nutrition. É ainda a nutricionista com mais inscritos no YouTube em português. Dra. Patricia Leite é a revisora geral de todo conteúdo desenvolvido pela equipe de redatores especializados do Mundo Boa Forma.

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293 comentários em “A Dieta da USP Original: Como Funciona, Cardápio e Dicas!”

  1. Gente vou começar hoje E tentar fazer o mais regrado possível, peso 85 kg, vou documentar tudo no meu insta e depois juntar tudo e fazer um vídeo legal, quem quiser ver meu resultado vai lá no meu Insta : camyllalucena qualquer dúvida ou troca de experiência pode me chamar e a gente troca uma ideia.

  2. Com o que vocês estão temperando as saladas?
    O que são ervas? rsrs
    qual a quantidade das coisas como, de manhã cream cracker e cafe. Mas quanto de cream cracker??

  3. Iniciei hoje dia 01/07. Tomei o café de manhã, depois comi 2 fatias pequenas de mamão,almocei dois ovos cozidos e temperados e agora de noite comi a salada de alface e pepino(não usei o salsão) Estou tomando bastante água.eu costumo dormir um pouco mais tarde, então caso eu sentir muita fome .. todos os dias comentarei aqui como tem sido essa dieta e quais resultados tive no decorrer da semana.

  4. Sim já fiz ,e muito boa e ajuda a reeducação alimentar. Se não abusar dos alimentos não volta mas a engordar.

  5. Comecei hoje dia 24/04/2020. Estou confiante, espero conseguir seguir a risca. Dia 30/04 volto para dizer quanto ja perdi.
    Abraços, espero que voces consigam tbm.

  6. Bom dia comecei hoje 07/02 estou bem confiante 1,74 87kilos foco total daqui 15 dia eu retorno para falar meu resultado

  7. Boa tarde, começei hoje a dieta, so que quero fazer exercícios físicos, nem que seja uma esteira, poderia comer algo antes de ir, uma fruta quem sabe?

  8. Essa dieta é para dar um up no ânimo, perde-se rápido, quando acaba, aconselho entrar com a reeducação alimentar e exercícios , é o momento para começar para manter o corpo com saúde, se não trabalhar a mente não consegue manter, partiu dar sequencia na dieta e focar na seqüência!

  9. Eu estarei iniciando essa dieta amanhã 27/12/19 já fiz ela antes é obtive ótimos resultados, porém engravidei 3 vezes depois é hoje vejo que preciso realmente fazer dinovo

  10. Acabei de fazer…estava com 85 kg …eliminei 11kg..voltei a usar minhas roupas q estavam p doar🥰Minha amiga fez junto comigo..passou do GG p o M…👏👏