Dieta de Nutricionista para Emagrecer Rápido

Especialista:
atualizado em 14/04/2020

Uma dieta de nutricionista para emagrecer rápido pode ser o que está faltando na sua vida, já que o nutricionista é um profissional que estuda em média 4 anos, que ajuda os pacientes a tratarem de reeducação alimentar, nas dietas, tanto no processo de emagrecer como de engordar, criam cardápios de diferentes alimentos formulando dietas especiais e oferecem acompanhamento alimentar para atletas e praticantes de atividades físicas, promovendo um bem estar ao paciente.

Normalmente, as sopas são grandes aliadas para quem está fazendo dieta, e são à base de vegetais, já que as carnes contêm mais gorduras. Aprenda a fazer essas 5 receitas de sopas fáceis para emagrecer.

A maioria das pessoas tem recorrido a remédios emagrecedores por falta de tempo para fazerem uma atividade física ou por acharem que são mais eficazes, mas será que vale todo esse esforço? A má alimentação vem contribuindo muito para que as pessoas utilizem esse procedimento. Descubra como os remédios funcionam para o desempenho da dieta. 

Para quem quer eliminar as gorduras, umas das melhores formas é encaixar a atividade física no seu cotidiano. Cada dia é um processo e pode ser demorado, porém, os resultados são satisfatórios. Pode parecer que não, mas ao correr com o seu cachorro na rua ou num parque, já é considerado uma atividade física. Conheça os 10 melhores exercícios físicos para o seu dia a dia.

Para quem deseja ou necessita emagrecer rápido, o auxílio do profissional é fundamental para encontrar uma dieta e um cardápio que permitem que os seus objetivos sejam alcançados.

Além disso, o acompanhamento do profissional traz a segurança da escolha de um programa que não visa somente a conquista das metas, como também a saúde da pessoa, garantindo que o cardápio das refeições forneça os nutrientes e a energia que o organismo necessita para funcionar adequadamente.

O acompanhamento nutricional é importante não só para ter mais sucesso no seu plano de emagrecimento, mas também para monitorar a sua saúde. Por meio da análise dos seus hábitos alimentares e de alguns exames laboratoriais, o nutricionista é capaz de identificar deficiências nutricionais que podem impactar toda a sua saúde. 

Corrigir o déficit de vitaminas e minerais é muito importante para uma perda de peso saudável e para manter todo o seu corpo funcionando como deveria.

Como funciona uma dieta de nutricionista para emagrecer rápido?

O primeiro passo da dieta de nutricionista para emagrecer rápido é um tanto quanto óbvio: procurar a ajuda de um nutricionista. Para quem usa o Sistema Único de Saúde (SUS), a dica é checar se os postos da saúde cidade dispõem do profissional e como fazer para agendar uma consulta. Vale perguntar se é necessário algum tipo de encaminhamento.

Para as pessoas que utilizam plano de saúde, é necessário checar quais nutricionistas trabalham com o plano na cidade. Já para quem vai pagar a consulta de maneira particular, a escolha entre os profissionais pode oferecer opções mais amplas.

Nesses dois últimos casos, para quem nunca se consultou com um nutricionista, vale a pena pedir indicações de amigos a respeito de um bom profissional, de quem eles tenham gostado e obtido bons resultados com o trabalho.

Outro ponto importante a ser levado em consideração é que, uma vez que a consulta foi feita, os seus objetivos foram apresentados, a sua saúde foi avaliada, o cardápio foi montado e as orientações foram passadas, é importante ter em mente que é fundamental seguir todas as instruções trazidas pelo profissional.

Até porque se você não fizer o que ele mandar e não seguir a risca a dieta de nutricionista para emagrecer rápido, não poderá culpá-lo se não conseguir perder o peso, não é mesmo?

Como é o trabalho do nutricionista? 

O que o profissional faz é dar uma olhada na integralidade do estilo de vida, nos hábitos alimentares e na saúde geral de seu paciente. Isso serve para que o nutricionista possa fornecer um aconselhamento nutricional individualizado para o paciente em questão, de acordo com suas necessidades e objetivos.

O trabalho do profissional não para na primeira consulta. Sua função também abrange monitorar o progresso do cliente e as eventuais mudanças e melhorias em sua saúde.

Da mesma forma, ele pode observar quando não há mudança alguma ou nos casos em que há piora. Aí, o nutricionista pode conversar com seu paciente para verificar o que a pessoa não conseguiu fazer, a que não conseguiu se adaptar, o que não deu certo e determinar as mudanças que achar necessárias para o plano.

A vantagem do plano individualizado 

Um ponto a favor da dieta de nutricionista para emagrecer rápido é que ela é elaborada e guiada por um profissional que leva em conta as suas características pessoais. Ou seja, você sai do consultório com um plano de dieta que foi feito especificamente para você, visando as necessidades do seu corpo, seus objetivos e até a sua rotina.

Esse último ponto pode parecer não tão relevante, mas, na realidade é bem importante. De que adianta você copiar a receita de uma celebridade que tem diversos funcionários para preparar as refeições que são caras, demoradas e específicas feitas para ela, se você não dispõe desses profissionais, nem de dinheiro para pagar os ingredientes do prato ou tempo para cozinhar?

Portanto, ao receber a orientação de uma dieta de nutricionista para emagrecer rápido, você deve deixar claro ao profissional se aquele plano realmente e viável de ser seguido por você e se encaixa na sua rotina.

Além disso, quando você copia uma dieta da internet, nunca pode ter a garantia de que aquilo realmente funcionará para você, mesmo que o plano tenha trazido bons resultados para outras pessoas. Isso porque cada pessoa tem um organismo e cada organismo funciona de maneira diferente.

Calorias x Composição dos alimentos 

Ao consultar-se com um nutricionista, você certamente aprenderá que uma dieta para emagrecer rápido compreende bem mais do que o corte de calorias. Não que isso não possa ajudar, porém, mais do o valor energético das refeições, é preciso levar em consideração a composição desses pratos.

Por exemplo, uma lanchinho de 200 calorias de junk food como salgadinhos ricos em sódio ou guloseimas cheios de açúcar é bem diferente de um lanchinho de 200 calorias de pedaços de frutas ricas em fibras.

Isso porque, ao comer os primeiros, você não saciará o seu organismo e sentirá fome pouco tempo depois. Já ao consumir as frutas e suas fibras, você se sentirá mais satisfeito, tendo que vista que as fibras contribuem com a promoção da saciedade ao organismo.

Entretanto, isso não significa que a dieta passada pelo nutricionista não incluirá comidas saborosas. O que ele pode fazer, em vez de excluir esses alimentos, é ensinar ao paciente que existem horas e quantidades apropriadas para eles serem consumidos. Ou seja, com moderação, eles podem aparecer de vez em quando, fazendo com que o plano não se torne tão difícil de ser seguido, ao mesmo tempo em que não prejudicam o bom progresso.

A ajuda do profissional serve também para orientar em relação a escolhas e substituições sábias nas refeições do dia a dia, de modo que o peso seja perdido e o corpo continue a ser nutrido.

Dicas para emagrecer rápido 

Para que o seu emagrecimento seja rápido, é preciso alinhar suas expectativas com as recomendações nutricionais. Se você não seguir a dieta de nutricionista ou substituir refeições por alimentos ultraprocessados, ricos em açúcar ou que não correspondem ao mesmo grupo alimentar indicado pelo profissional, você não vai emagrecer rápido e pode até correr o risco de não emagrecer nada.

Caso você não tenha a sorte de ter um nutricionista para te acompanhar e te orientar em suas escolhas, siga as dicas abaixo para ter uma alimentação mais equilibrada e que vai te ajudar a perder peso mais rápido.

– Coma proteínas no café da manhã: um estudo publicado em 2010 no International Journal of Obesity indica que o consumo de proteínas logo cedo reduz o apetite ao longo do dia e ajuda a ingerir menos calorias.

– Evite bebidas açucaradas: refrigerantes e sucos adoçados são bebidas muito calóricas que devem ser eliminadas da dieta para que você perca peso rápido.

– Beba água antes das refeições: além de te manter hidratado, esse hábito ajuda a reduzir o apetite. Segundo estudo publicado em 2010 no periódico científico Obesity, tomar água meia hora antes das refeições pode aumentar a perda de peso em até 44% no período de 3 meses. Beber café e chá (sem açúcar) ao longo do dia também pode ajudar a acelerar o metabolismo e a emagrecer mais rápido.

– Consuma fibras solúveis: fibras solúveis podem contribuir para a perda de peso. Uma pesquisa de 2008 publicada no The American Journal of Clinical Nutrition indica que suplementos de fibras como o glucomanano também pode auxiliar na redução do peso.

Mudanças de hábitos que contribuem para a perda de peso rápida

– Pesar-se com frequência: você não precisa se pesar todo dia, mas é importante monitorar o seu peso para saber se seu esforço está trazendo resultados. Vale lembrar que a estagnação do peso não é ruim, pois muitas vezes ela significa que você está trocando gordura por músculo, o que é muito benéfico para a saúde e também contribui com a queima de mais calorias.

– Dormir bem: a privação de sono é um dos fatores de risco associados à obesidade. Assim, ter um sono de qualidade é essencial para que você consiga perder peso mais rápido.

– Comer devagar: comer muito rápido faz você comer mais do que o seu corpo precisa. Passar a comer mais lentamente faz com que seu corpo entenda com mais facilidade quando você está saciado, fazendo com que você perca peso.

– Alimentar-se com mais frequência: comer com mais frequência não significa comer mais. A ideia é ter mais refeições ao longo do dia para evitar ficar morrendo de fome e sabotar a dieta. Ao ter várias pequenas refeições, dificilmente você sentirá fome, o que ajuda a aderir ao plano alimentar.

– Preparar suas próprias refeições: comer fora de casa geralmente faz você comer mais e optar por alimentos pouco saudáveis. Preparar suas refeições pode ser um pouco maçante, principalmente se você não gosta de cozinhar, mas o esforço vale a pena pois assim você pode controlar melhor o que você come.

Manter apenas alimentos saudáveis no seu armário também ajuda muito a reforçar o hábito de não comer alimentos processados e besteiras em geral.

– Procurar ajuda: é difícil mudar qualquer hábito, especialmente os alimentares. Conte com o suporte de um amigo ou familiar que também está tentando perder peso. Combine de praticar exercícios juntos ou compartilhe suas vitórias e dificuldades em relação ao processo de emagrecimento. Isso ajuda muito a saber que você não está sozinho e a compartilhar experiências que podem ajudar uns aos outros.

Se possível, busque ajuda profissional de um médico ou nutricionista que poderão te auxiliar de uma forma mais objetiva.

Exemplo de cardápio elaborado por uma nutricionista

Agora, vamos conhecer um modelo de cardápio de um dia montado por uma nutricionista. Trata-se de um cardápio saudável e que traz opções que se encaixam no gosto dos brasileiros, que foi montado pela nutricionista Beatriz Botéquio.

  • Café da manhã: 200 ml de leite desnatado, 2 fatias de pão integral, 1 colher de sopa de queijo cottage, uma fatia de blanquet de peito de peru e ½ unidade de mamão papaia. 
  • Lanche da manhã: 1 maçã.
  • Almoço: 1 prato de saladas de folhas verdes, 2 colheres de sopa de cenoura, 1 colher de sopa de azeita de oliva extra virgem, 3 colheres de sopa de arroz integral, 1 concha de feijão, 2 unidades de almôndegas de carne recheadas com espinafre e 200 ml de suco de maracujá. 
  • Lanche da tarde: 2 torradas integrais salgadas e 1 iogurte desnatado de frutas.
  • Jantar: 1 prato de sobremesa de alface roxa com minicenoura e cubos de abacaxi, 3 colheres de sopa de batata corada e 1 unidade pequena de filé de frango grelhado com molho barbecue.
  • Lanche da noite: 1 copo de leite desnatado.

Se você seguir o cardápio acima, não podemos assegurar que emagrecerá de maneira rápida, porém, ele traz diferentes alimentos saudáveis que servem como fonte de diferentes nutrientes. Isso porque cada pessoa pode responder de uma maneira diferente à determinado cardápio ou dieta.

Depois de todas as vantagens que vimos aqui que o acompanhamento com um nutricionista pode trazer, não tem como não concluir que a melhor forma de emagrecer rápido e com segurança é com o auxílio do profissional, não é mesmo?

Vídeo:

Gostou das dicas?

Fontes consultadas:

Referências adicionais:

Você já experimentou alguma dieta de nutricionista para emagrecer rápido? Como foi conduzida sua consulta e tratamento? Teve bons resultados? Comente abaixo!

1 Estrela2 Estrelas3 Estrelas4 Estrelas5 Estrelas (11 votos, média: 4,36 de 5)
Loading...
Sobre Dra. Patricia Leite

Dra. Patricia é Nutricionista - CRN-RJ 0510146-5. Ela é uma das mais conceituadas profissionais do país, sendo uma referência profissional em sua área e autora de artigos e vídeos de grande sucesso e reconhecimento. Tem pós-graduação em Nutrição pela Universidade Federal do Rio de Janeiro, é especialista em Nutrição Esportiva pela Universidad Miguel de Cervantes (España) e é também membro da International Society of Sports Nutrition. É ainda a nutricionista com mais inscritos no YouTube em português. Dra. Patricia Leite é a revisora geral de todo conteúdo desenvolvido pela equipe de redatores especializados do Mundo Boa Forma.

Deixe um comentário

5 comentários em “Dieta de Nutricionista para Emagrecer Rápido”

  1. Adorei todo o artigo! Parabéns por abordar assuntos que nos ajudam a levar uma vida mais saudável com mais qualidade de vida!

  2. Eu fazia exercicio fisico em geral então descobri que tenho pedra nos rins, qual alimento e tipo de exercicio posso praticar. desde já agradeço curto muito vossas dicas.