A Dieta do Chá de Hibisco – Como Funciona, Cardápio e Dicas

Especialista:
atualizado em 20/12/2019

O chá de hibisco tem ação antioxidante, auxilia no tratamento da hipertensão, ansiedade, alivia a pressão arterial, auxilia na digestão e muitos outros. Descubra a seguir como ele pode te ajudar a emagrecer, como funciona a dieta do chá de hibisco, quais as regras básicas dessa dieta e o cardápio adequado. Também descubra os cuidados que você deverá tomar ao seguir esse tipo de dieta

A chá de hibisco também é fonte de nutrientes como carboidratos, fibras, proteínas, potássio, vitamina A, vitamina C, cálcio ferro e magnésio. Com tudo isso, ela é utilizada em um programa alimentar, a dieta do chá de hibisco.

Mas como será que o método funciona? E qual o seu cardápio? Vamos descobrir isso agora!

Obviamente o chá de hibisco não é a única solução para emagrecer e perder barriga. Anis estrelado, porangaba e hortelã são outros parceiros do emagrecimento. Conheça esses três e mais 10 chás para emagrecer.

Como funciona a dieta do chá de hibisco 

O chá de hibisco é considerado um auxiliar do emagrecimento por inibir a enzima amilase, responsável por transformar o amido em açúcar. Acredita-se que o consumo da bebida depois das refeições ajuda a diminuir a absorção de carboidratos.

Além disso, uma pesquisa publicada no Journal of Ethnopharmacology (Jornal de Etnofarmacologia, tradução livre), da Sociedade Internacional de Etnofarmacologia, indicou que o chá de hibisco reduz o processo de maturação de células que armazenam gordura.

Com a diminuição do processo, também ocorre a redução das chances de acúmulo de gordura no abdômen e nos quadris. Acredita-se que os antioxidantes flavonoides antocianina e quercetina estejam por trás desse efeito.

Ele ainda combate a retenção de líquidos, ou seja, promove a eliminação do excesso de água presente no corpo e ajuda a acabar com o inchaço.

A ideia do programa alimentar é inserir o consumo do chá no dia a dia. Porém, isso não basta: o hábito deve estar associado a uma dieta saudável e controlada. Até porque ninguém vai emagrecer tomando o chá se estiver se empanturrando de pizza e coxinha, por exemplo.

Boa parte da história da medicina se deve aos benefícios dos chás. Existe chá para tudo e eles são utilizados há milênios pela humanidade. Boa parte dos estudos sobre essa bebida aponta que existem 5 chás incríveis para pressão.Você precisa conferir.

Mas se você veio atrás dos benefícios antioxidantes do chá de hibisco, saiba que ele pode ser combinado com sucos para potencializar seu efeito. Em um dia frio, tome chá de hibisco. Para os dias de calor, conheça 10 sucos antioxidantes e deliciosos

Regras básicas da dieta do chá de hibisco

Defensores da dieta dieta do chá de hibisco afirmam que ela pode ajudar a baixar 4 kg em até 15 dias. Entretanto, para que isso aconteça, as seguintes regras devem ser seguidas:

  • Tomar 1 litro ou cinco xícaras de chá de hibisco diariamente;
  • Fazer seis refeições por dia;
  • Não ficar mais de três horas sem se alimentar;
  • Mastigar bem os alimentos para ter uma boa digestão e absorver bem os seus nutrientes;
  • Consumir uma boa variedade de frutas, verduras e legumes para fornecer a gama de vitaminas e minerais necessárias ao funcionamento do corpo;
  • Beber bastante água, que deve ser ingerida durante o intervalo das refeições;
  • Não ingerir líquidos durante as refeições.

Outra dica importante, dada pela médica homeopata e membro da Sociedade Brasileira de Fitoterapia (Sobrafito), Maria de Fátima Ramos, é a de tomar cuidado na hora de comprar as flores de hibisco que serão utilizadas no preparo do chá.

Isso porque as flores para o chá são diferentes das ornamentais, utilizadas em jardins. Assim, ao adquirir as suas procure pelo nome científico Hibiscus sabdariffa na embalagem.

Cardápio da dieta do chá de hibisco

O cardápio a seguir foi elaborado pela nutricionista Lucyanna Kaluf. É apenas um exemplo, portanto, antes de adotar o seu cardápio, não deixe de consultar o seu nutricionista.

Dia 1 

  • 30 minutos antes do café da manhã: suco desintoxicante com 1 laranja, 1 folha de couve e 100 ml de água batidos no liquidificador. Finalizar com gelo a gosto.
  • Café da manhã: 1 copo de 200 ml de leite de soja light com café, 2 torradas ou 1 fatia de pão integral com margarina light, 1 fatia de peito de peru ou 2 colheres de chá de geleia diet.
  • Lanche da manhã: 1 fruta média, 2 castanhas-do-pará e 1 xícara de chá de hibisco.
  • 30 minutos antes do almoço: 1 xícara de chá de hibisco.
  • Almoço: salada de folhas verde-escuras, 1 filé médio de frango grelhado, 2 colheres de sopa de arroz integral, 1 concha média de feijão ou lentilha e 1 taça de gelatina.
  • Lanche da tarde 1: 1 fruta e 1 xícara de chá de hibisco.
  • Lanche da tarde 2: 1 copo de leite de soja batido com 1 colher de sobremesa de farelo de aveia ou 2 ameixas-pretas e 1 xícara de chá de hibisco.
  • 30 minutos antes do jantar: 1 xícara de chá de hibisco. 
  • Jantar: sopa funcional com abóbora japonesa com casca, cebolinha, pimentão verde, tomate, aipo, cebola, cenoura, nabo, vagem, sálvia, pimenta-caiena, curry e salsa e 1 maçã ou banana assada com canela.

Dia 2

  • 30 minutos antes do café da manhã: suco desintoxicante feito com suco de 1 limão, ½ xícara de chá de hortelã fresca e 200 ml de água batidos no liquidificador. Acrescentar gelo e adoçante a gosto na bebida.
  • Café da manhã: 1 copo de 200 ml de leite de soja light com 1 colher de sobremesa de achocolatado light, 1 omelete com 1 ovo e 2 fatias de peito de peru e 2 colheres de sopa de mix de fibras (receita total: 7 colheres de sopa de farelo de aveia, 7 colheres de sopa de farelo de trigo e 6 colheres de sopa de farelo de arroz).
  • Lanche da manhã 1 fatia média de melão, melancia ou abacaxi, 3 amêndoas e 1 xícara de chá de hibisco.
  • 30 minutos antes do almoço: 1 xícara de chá de hibisco.
  • Almoço: salada de alface, agrião e tomate, 1 filé médio de peixe grelhado, 2 batatas pequenas assadas ou cozidas com 1 fio de azeite de oliva e orégano e 1 taça de gelatina.
  • Lanche da tarde 1: 1 barrinha de cereais light e 1 xícara de chá de hibisco
  • Lanche da tarde 2: 1 pote de iogurte de soja e 1 xícara de chá de hibisco.
  • 30 minutos antes do jantar: 1 xícara de chá de hibisco.
  • Jantar: sopa funcional com abóbora japonesa com casca, cebolinha, pimentão verde, tomate, aipo, cebola, cenoura, nabo, vagem, sálvia, pimenta-caiena, curry e salsa e 1 maçã ou banana assada com canela.

Cuidados com a dieta do chá de hibisco 

O chá de hibisco não pode ser consumido por mulheres que estejam grávidas ou amamentando os seus bebês, por pessoas com pressão baixa e usam remédios para tratar o problema e indivíduos que fazem uso de medicamentos para hipertensão.

Diabéticos que seguem tratamento para controlar a glicemia correm o risco de sofrer uma redução drástica dos níveis de açúcar no sangue ao tomarem a bebida. Pelo mesmo motivo, é preciso cortar o consumo do chá duas semanas antes de fazer uma cirurgia.

O excesso da bebida ainda pode trazer efeitos colaterais como desidratação com perda de eletrólitos, que são nutrientes fundamentais para o funcionamento do organismo, compostos por minerais como sódio, potássio, cálcio e magnésio.

Ela também pode prejudicar o foco e a concentração e existe a possibilidade de que o hibisco abra e expanda os vasos sanguíneos, algo que pode ter como consequência o aparecimento de doenças no coração.

O chá ainda pode interagir com medicamentos como antivirais, anti-inflamatórios e paracetamol. Assim, caso esteja usando esses ou outros remédios, cheque com seu médico se o hibisco pode ou não causar interações prejudiciais.

Portanto, antes de seguir a dieta do chá de hibisco, cheque com seu médico se a planta não é contraindicada ou poderá lhe fazer mal. Além disso, tenha o apoio de um nutricionista, para avaliar se o método é o mais adequado para você e te acompanhar durante o processo.

Isso não é apenas em relação ao alcance do emagrecimento, mas também no que se refere à saúde, para garantir que seu organismo receba os nutrientes e energia que necessita para funcionar direitinho enquanto segue o programa.

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Gostou das dicas?

O que você achou de como funciona e os exemplos de cardápio da dieta do chá de hibisco? Conhece alguém que tenha tentado e obtido bons resultados com o plano alimentar? Comente abaixo!

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Sobre Dra. Patricia Leite

Dra. Patricia é uma das nutricionistas mais conceituadas do país, sendo uma referência profissional em sua área e autora de artigos e vídeos de grande sucesso e reconhecimento. Tem pós-graduação em Nutrição pela Universidade Federal do Rio de Janeiro, é especialista em Nutrição Esportiva pela Universidad Miguel de Cervantes (España) e é também membro da International Society of Sports Nutrition. É ainda a nutricionista com mais inscritos no YouTube em português. Dra. Patricia Leite é a revisora geral de todo conteúdo desenvolvido pela equipe de redatores especializados do Mundo Boa Forma.

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