Chá de Hibisco Emagrece? Dicas e Benefícios

🕐 18/11/2019

Quando estamos tentando perder alguns quilos extras, encontrar formas naturais de perder peso pode ser um desafio. Graças ao conhecimento tradicional de ervas e estudos recentes, sabemos que o chá verde e muitos outros podem ajudar com a perda de peso.

O chá de flor de hibisco, de cor vibrante feito das flores da árvore de hibisco, também é conhecido como um chá para perda de peso.

Embora ainda seja necessário mais pesquisas para afirmar que o chá de hibisco emagrece, os seguintes benefícios sugerem que ele pode ser uma boa adição ao seu plano de perda de peso.

O chá de hibisco é cheio de antioxidantes

Não apenas os antioxidantes ajudam diretamente com o controle do peso ao acelerar o metabolismo, mas eles ajudam indiretamente com a perda de peso ao melhorar sua saúde geral.

Antioxidantes combatem radicais livres, ajudam nosso sistema imune e nos protegem de doenças crônicas – e um corpo mais forte e mais saudável tende a perder peso mais fácil e rapidamente. Por conter uma quantidade muito grande destes antioxidantes, diz-se que o chá de hibisco emagrece.

Esse chá de ervas é um diurético natural

Tão importante quanto a água é para nossa saúde e bem estar, reter água em excesso pode ser muito frustrante (e até desconfortável) durante o processo de dieta. O chá de hibisco tem propriedades diuréticas naturais, o que quer dizer que ele pode ajudar a livrar o corpo do excesso de água (através da urina) e prevenir inchaço.

O chá de hibisco pode ajudar a prevenir a absorção de carboidratos

O chá de hibisco contém um inibidor de enzimas chamado “faseolamina”. Pesquisas mostram que a faseolamina pode ajudar com a perda de peso e, ao mesmo tempo, com a manutenção de massa magra ao reduzir a produção de amilase.

A amilase é uma enzima que metaboliza carboidratos complexos (açúcares e amidos), e, ao bloquear a produção de amilase, a faseolina reduz a absorção de carboidratos em nossos corpos – o que pode ajudar na perda de peso.

Então, para você está tentando perder peso, tomar chá de hibisco emagrece. Ele pode ser uma boa adição ao seu plano de controle de peso, junto com uma dieta saudável, descanso, atividade física, e controle do estresse. Além disso, você também terá todos os outros benefícios do chá de hibisco!

Apenas certifique-se de marcar uma consulta com seu médico antes de adicionar o chá de hibisco à sua dieta, e pergunte se esse chá é uma escolha saudável para você.

Chá de Hibisco e Diabetes

Um estudo iraniano de 2008 se concentrou nos benefícios do chá de hibisco para baixar a pressão arterial em pessoas com diabetes tipo 2 e hipertensão leve.

Nesse estudo, os 60 participantes, que não estavam tomando medicamentos para hipertensão, consumiram chá de hibisco ou chá preto duas vezes ao dia por um mês.

Cada xícara de chá era feito com 2 gramas de folhas em um sachê e então deixado em infusão por 20 a 30 minutos em 240 ml (cerca de 1 xícara) de água fervente com um cubo de açúcar.

Os resultados da pesquisa indicam que o chá de hibisco foi muito eficaz para baixar a pressão sistólica em pacientes diabéticos.

Nesse estudo, foi descoberto que o chá preto eleva os níveis sistólicos.

Aqueles com diabetes tipo 2 têm um risco maior de desenvolver hipertensão que aqueles que não têm diabetes. Esse estudo indica que o chá de hibisco pode ser uma forma saudável, efetiva e natural para diabéticos controlarem a pressão arterial.

Um estudo iraniano de 2009 se focou nos benefícios potenciais do chá de hibisco e chá preto para pessoas com diabetes tipo 2 e níveis de colesterol não saudáveis. Pessoas com diabetes tipo 2 também são mais propensas a níveis altos de colesterol ruim e níveis baixos de colesterol bom.

Nesse estudo, 60 participantes, todos com diabetes, consumiram chá de hibisco ou chá preto duas vezes por dia durante um mês.

Os resultados da pesquisa mostraram que o chá de hibisco aumentou de forma significante os níveis de colesterol bom e baixou o triglicérides, colesterol ruim e colesterol total. O chá preto também aumentou os níveis de colesterol bom nessa pesquisa.

Chá de Hibisco Pode Prevenir Hipertensão Arterial

A hipertensão é a principal causa de pressão alta. O chá de hibisco contém flavonoides antioxidantes que, se acredita, reduzem a hipertensão. A redução da pressão arterial tem um papel importante na prevenção de várias condições como AVCs e ataques cardíacos.

CUIDADO: O chá de hibisco pode ser bom para pessoas com hipertensão, mas o contrário não se aplica. Os efeitos podem ser prejudiciais para aqueles com pressão baixa. Evite se você tem pressão baixa ou se você está tomando medicação para hipertensão ou pressão baixa.

Riscos do Chá de Hibisco

O chá de hibisco tem alguns riscos associados a ele e você deve tomar cuidado antes de tomá-lo. Há riscos envolvidos especialmente se você tem pressão baixa ou está grávida. O chá de hibisco também interage negativamente com alguns medicamentos. Por exemplo, sabe-se que ele reduz a eficácia de medicamentos anti malária e pode ter efeitos adicionais em outros medicamentos, como medicamentos de câncer.

Vídeos:

Gostou das dicas?

Como você ouviu falar do chá de hibisco? Já o provou alguma vez? Qual é o seu chá emagrecedor preferido? Comente abaixo!

1 Estrela2 Estrelas3 Estrelas4 Estrelas5 Estrelas (24 votos, média: 4,33 de 5)
Loading...

6 comentários em “Chá de Hibisco Emagrece? Dicas e Benefícios”

  1. O que pode gerar tomar este chá se tenho pressão baixa? Nunca tive nenhum sintoma de pressão baixa, mas ela é 10 por 6.

    • É preciso monitorar o impacto na pressão e conforme for ajustar a medicação. Na dúvida, converse com seu médico.

  2. Tomo o 1 litro do chá de hibisco por dia, às vezes intercalo entre as refeições outras para matar a sede mesmo. Qual a forma correta de tomar para perder peso?

    • Josiane, para perder peso é necessário que você crie um déficit de calorias. Não importa se está tomando o chá e continua ingerindo mais calorias que no restante do dia do que gastando. O chá é apenas um adicional, para queimar mais calorias a fim de perder peso os exercícios físicos são indispensáveis.

Deixe um comentário