A Dieta do Iogurte: Como Funciona, Cardápio e Dicas

Especialista:
atualizado em 18/12/2019

O sabor é irresistível e ele não é só consumido como sobremesa. O iogurte pode ser um dos alimentos que contribuem positivamente para a perda de peso, além de beneficiar a sua saúde. A dieta do iogurte pode ser uma das alternativas para você conquistar o corpo que deseja e você ainda poderá desfrutar do sabor adocicado do alimento em diversas refeições do seu dia.

Essa dieta tem feito sucesso pelo seu curto prazo para a percepção de seus resultados. Pode-se reduzir até 4 quilos em 3 dias! Os cardápios são indicados para aqueles momentos em que você precisa se sentir confortável e confiante em pouco tempo.

Como funciona?

A dieta do iogurte possui um plano alimentar padrão e recomenda-se não modificar a estrutura indicada. Ela é simples e insere o iogurte em todas as refeições diárias, o que pode ser utilizado como motivador, pois o sabor delicioso pode reduzir a vontade de comer doces.

Durante a dieta é importante excluir frituras e doces das refeições, você deve manter uma alimentação equilibrada e rica em alimentos naturais.

Os iogurtes integrais devem ser evitados, pois possuem mais calorias e podem interferir negativamente nos resultados esperados. Busque ingerir iogurtes probióticos e desnatados, que possuem índice glicêmico inferior, menos gorduras, calorias e ainda auxiliam no funcionamento do seu organismo.

Benefícios do iogurte

O alimento não só é saboroso, como também pode contribuir para o equilíbrio de seu corpo. O iogurte é rico em diversas vitaminas e ainda proporciona uma melhor digestão. Ele contém cálcio, que induz a uma absorção mais fácil dos nutrientes, pois quanto maior a ingestão de Cálcio, menor é a entrada de minerais adipócitos, que se ligam ao hormônio Calcitrol, 1ue dificulta a queima de gorduras. Assim, quanto mais cálcio oferecido pelo iogurte, menor a interferência do hormônio na redução de peso.

Você pode ainda melhorar o funcionamento da flora intestinal, o que resultará a eliminação das toxinas desnecessárias ao seu corpo. O alimento é rico em lactobacilos, o que estimula a defesa das células, com isso seu sistema imunológico se fortalecerá.

O cálcio contido no iogurte, que é maior que o conteúdo do leite, pode ainda oferecer mais saúde aos seus ossos, o que reduz a probabilidade de osteoporose também.

Com o consumo do iogurte, você consumirá vitamina A, vitaminas de complexo B, como B6 e B12, Riboflavina, ácido fólico, niacina e Fósforo, que são benéficos para o combate contra ansiedade, depressão e ainda pode metabolizar melhor as proteínas e carboidratos.

O iogurte possui pouquíssimas calorias; busque sempre as versões naturais.

Dicas

Os intolerantes à lactose podem buscar alternativas como iogurte de soja.

Se você está em forma e deseja apenas ter uma vida mais saudável, pode incorporar 1 pote de iogurte ao seu plano alimentar.

Leia os rótulos, é importante saber os ingredientes, aditivos e conservantes aplicados na composição do produto.

Acompanhamento de um profissional

Não é recomendável adotar um plano alimentar sem o acompanhamento e autorização de um profissional da saúde. Busque orientação, é importante expor suas dificuldades características particulares, pois assim você poderá começar a dieta do iogurte com mais segurança e confiança nos resultados a serem conquistados.

Alimentação equilibrada

Na dieta do iogurte, você acrescentará o alimento ao seu plano alimentar, mas é indispensável que reflita sobre seus hábitos alimentares. Você deverá apenas consumir alimentos naturais e saudáveis.

Exercícios físicos

A perda de peso pode ser ainda mais eficiente se você acrescentar exercícios físicos à sua rotina. O novo dia a dia não deve conter apenas a alimentação equilibrada, é importante que você busque hábitos saudáveis, para que assim não só seu corpo se mantenha equilibrado e saudável, mas sua mente também.

Beba água

É importantíssimo que você consuma pelo menos 2,5 litros de água por dia, pois intensificará o emagrecimento e a eliminação de toxinas, além de manter seu corpo hidratado.

Efeito sanfona

Se você deseja interromper a dieta do iogurte, não retorne à alimentação tradicional de forma inesperada. Ao retomar o consumo de altas calorias, você poderá adquirir todo o peso perdido e seu corpo se desequilibrará diante das substâncias que haviam se tornado ‘estranhas’. Trace uma alimentação gradativa e valorize toda a dedicação aplicada durante a dieta do iogurte.

Cardápio da dieta do iogurte

O objetivo é incorporar o iogurte a todas as refeições feitas no seu dia. Busque se alimentar com alimentos naturais e mais saudáveis possível.

Café da manhã:

  • 1 fatia de pão de forma integral;
  • 1 colher de (sopa) de pasta de ricota light;
  • 1 pote de iogurte natural (integral ou desnatado) de 200ml.

Lanche da manhã:

  • 1 fruta;
  • 1 pote de iogurte natural (integral ou desnatado) de 200ml.

Almoço:

  • 1 filé de peito de frango médio;
  • Salada à vontade;
  • 1 pote de iogurte natural (integral ou desnatado) de 200ml.

Lanche da tarde:

  • 1 copo de suco de frutas ou chá;
  • 1 pote de iogurte natural (integral ou desnatado) de 200ml.

Jantar:

  • Salada à vontade;
  • 1 fruta;
  • 1 pote de iogurte natural (integral ou desnatado) de 200ml.

Ceia:

  • 1 copo de água;
  • 1 pote de iogurte natural (integral ou desnatado) de 200ml.

Vídeo:

Gostou das dicas?

O que você achou do cardápio e de como funciona a dieta do iogurte? Acredita que conseguiria adotá-la para emagrecer? Comente abaixo!

1 Estrela2 Estrelas3 Estrelas4 Estrelas5 Estrelas (37 votos, média: 3,78 de 5)
Loading...
Sobre Dra. Patricia Leite

Dra. Patricia é uma das nutricionistas mais conceituadas do país, sendo uma referência profissional em sua área e autora de artigos e vídeos de grande sucesso e reconhecimento. Tem pós-graduação em Nutrição pela Universidade Federal do Rio de Janeiro, é especialista em Nutrição Esportiva pela Universidad Miguel de Cervantes (España) e é também membro da International Society of Sports Nutrition. É ainda a nutricionista com mais inscritos no YouTube em português. Dra. Patricia Leite é a revisora geral de todo conteúdo desenvolvido pela equipe de redatores especializados do Mundo Boa Forma.

Deixe um comentário

1 comentário em “A Dieta do Iogurte: Como Funciona, Cardápio e Dicas”

  1. Olá.
    Preciso perder 20 kg.
    Tenho 1,67 e 77 kg.
    Quanto tempo pode durar esta dieta?
    Pode-se alternar?
    Tipo uma semana sim e outra não?
    Sds, Rose