A Dieta do Pão para Emagrecer – Como Funciona, Cardápio e Dicas

Especialista:
atualizado em 18/12/2019

Não é difícil encontrar propostas de programas alimentares que reduzem ou eliminam de vez o consumo do pão devido ao fato de se tratar de um alimento rico em carboidratos. Porém, você sabia que existe um método que vai justamente ao contrário dessa onda?

Pois é, estamos falando da dieta do pão para emagrecer, defendida pela nutricionista israelense Olga Raz, que é autora do livro The Bread for Life Diet: The High-on-Carbs Weight-Loss Plan (A Dieta do Pão para a Vida: o Plano de Perda de Peso Rico em Carboidratos, tradução livre).

Para a nutricionista, é possível eliminar 4,5 kg ao longo de um período de duas semanas ao consumir de 8 a 12 fatias de pão integral light diariamente.

Como funciona a dieta do pão para emagrecer? 

A ideia de Olga Raz, que também é diretora do Centro Médico Sourasky, em Tel Aviv, cidade de Israel, é que o consumo do pão gera uma sensação de bem-estar, fazendo com que as pessoas tenham uma tendência menor de recorrer a lanchinhos lotados de açúcar.

De acordo com o que explicou, os carboidratos encontrados no pão fazem com que o corpo libere triptofano, uma substância que contribui com a produção de serotonina, um neurotransmissor que responsável pela sensação de bem-estar.

A serotonina também previne a desaceleração do metabolismo. Um metabolismo acelerado é sinônimo de um processo mais eficiente de queima de gorduras e calorias por parte do corpo.

A dieta do pão para emagrecer ainda determina que sejam realizadas refeições pequenas e regulares ao longo do dia, em intervalos de três e quatro horas. A nutricionista israelense aconselha o consumo de pães de grãos integrais, com baixo teor calórico, além de peixes frescos, iogurte com baixo teor de gorduras, vegetais e frutas.

O cardápio da dieta do pão para emagrecer permite que o indivíduo adicione os seus alimentos favoritos, desde que eles não sejam compostos por gorduras ou sejam fonte de carboidratos simples. Os carboidratos simples são aqueles cuja absorção acontece de maneira mais rápida, tendo como resultado um pico nos níveis de glicose no sangue, seguido de uma queda brusca. Isso traz como efeito a elevação do apetite.

Para a nutricionista, nem todo tipo de carboidrato deve ser considerado o vilão da boa forma. Enquanto ela concorda que os carboidratos simples são ruins, ela defende a ideia de que os carboidratos complexos são benéficos. Eles são digeridos de maneira mais devagar pelo organismo, causam um aumento gradual e pequeno nas taxas de açúcar no sangue e deixam o corpo saciado por mais tempo.

Outros argumentos em defesa do método 

Para defender a dieta do pão para emagrecer, Olga argumenta que trabalhou durante 20 anos com pessoas obesas e constatou que a ingestão de pães integrais e com pouca quantidade de calorias os auxiliou a cortar os desejos por guloseimas e melhorar o estado de sua saúde mental.

Além disso, ela revelou que seu marido também aderiu ao programa alimentar, conseguiu emagrecer mais de 11 kg e que ele se sente muito feliz e em forma.

O cardápio da dieta do pão para emagrecer 

Além da presença constante do pão, o programa alimentar determina a ingestão de sete a oito copos de líquidos todos os dias, o que inclui água, suco de frutas, café ou chá. É permitido o consumo de óleo de oliva em quantidades moderadas.

Os seguidores da dieta do pão são liberados a consumir a quantidade que desejarem de carne magra e peixe. No entanto, nos dias em que isso acontecer, a ingestão de carboidratos deverá ser limitada a duas ou quatro fatias. O método ainda defende a utilização de suplementos de vitamina D e cálcio.

Depois de passar duas semanas consumindo torradas, pães e sanduíches, a pessoa pode adicionar alguns grãos, arroz integral, cereais ricos em fibras batata-doce e mix de aveia crua, grãos, nozes, sementes e frutas secas (muesli).

Confira a seguir um exemplo de cardápio da dieta do pão para emagrecer:

  • Refeição 1 – entre 8h e 10h: duas fatias de torrada com queijo cottage ou ovo cozido e café ou chá com adoçante.
  • Refeição 2 – entre 11h e 13h: sanduíche com pão integral ou de baixas calorias recheado com abacate, peru ou salmão e quantidade à vontade de vegetais, fruta fresca ou iogurte com baixo teor de gorduras.
  • Refeição 3 – entre 14h e 16h: ovos mexidos e uma fatia de pão.
  • Refeição 4 – entre 17h e 19h: uma salada grande ou um sanduíche com kiwi.
  • Refeição 5 – entre 20h e 22h: sopa de vegetais com torrada.
  • Refeição 6 – 23h: iogurte com baixo teor de gorduras. 

Além do pão

A dieta ainda determina que seus seguidores não consumam bebida alcoólica e que pratiquem exercícios físicos durante no mínimo 30 minutos diariamente. Vale lembrar que a prática de atividades físicas é uma boa forma de maximizar a eliminação de calorias por parte do corpo.

Cuidados 

Antes de seguir a dieta do pão para emagrecer, assim como qualquer outra, é fundamental consultar-se com um médico e nutricionista para se certificar que se trata de um método adequado para o seu caso, tendo em vista seus objetivos, saúde e características individuais.

Falando especialmente sobre a dieta do pão para emagrecer, Claire MacEvilly, do Centro de Pesquisa em Nutrição Humana da Universidade de Cambridge, no Reino Unido, afirma que se preocupa com o fato do programa alimentar encorajar a utilização de suplementos. Segundo ela, não há necessidade de fazer isso quando a pessoa segue uma dieta saudável.

Além disso, Claire MacEvilly ainda ressaltou o fato de se tratar de um plano alimentar pouco variado, que pode fazer com que a pessoa fique enjoada de comer tanto pão. Para ela, apesar de não ser horrível, a dieta do pão não pode ser sustentada em longo prazo.

Já na opinião de Becky Lang, da Associação para o Estudo da Obesidade, o fato de pessoas perderem peso em dietas como a do pão está associado ao consumo de uma quantidade menor de calorias por conta da ingestão de pão com vegetais e do corte no consumo de álcool. Lang ainda classifica a dieta do pão como repetitiva e limitada.

O que você achou do cardápio e de como funciona a dieta do pão para emagrecer? Acredita que ela funcionaria com você? Comente abaixo!

1 Estrela2 Estrelas3 Estrelas4 Estrelas5 Estrelas (13 votos, média: 4,38 de 5)
Loading...
Sobre Dra. Patricia Leite

Dra. Patricia é Nutricionista - CRN-RJ 0510146-5. Ela é uma das mais conceituadas profissionais do país, sendo uma referência profissional em sua área e autora de artigos e vídeos de grande sucesso e reconhecimento. Tem pós-graduação em Nutrição pela Universidade Federal do Rio de Janeiro, é especialista em Nutrição Esportiva pela Universidad Miguel de Cervantes (España) e é também membro da International Society of Sports Nutrition. É ainda a nutricionista com mais inscritos no YouTube em português. Dra. Patricia Leite é a revisora geral de todo conteúdo desenvolvido pela equipe de redatores especializados do Mundo Boa Forma.

Deixe um comentário

6 comentários em “A Dieta do Pão para Emagrecer – Como Funciona, Cardápio e Dicas”

  1. Gostei muito. Da até medo de engordar.mas ela é variada. Não te deixa com fome. DÚVIDA, respondam o pai tem ser retirado o miolo?

  2. Vou tentar, adoro pão e já tentei várias outras dietas , mas essa me atraiu por não proibir o pão, volto daqui a um mês para dizer como foi hj estou com 78 kg 1:63 de altura. ?

  3. Eu acredito que dá certo msm, pois quando engravidei não comia arroz e nem feijão, mas comia muito pão e torrada e ñem era integral,no começo da gravidez eu pesava 97 e fui para ter nenem com 92 e sai do hospital com 85 kilos, qdo falo para as pessoas parece que chegam a duvidar, mas enfim estou gorda mas vou fazer essa dieta com certeza, era o incentivo que precisava