A Dieta Gracie: Como Funciona, Cardápio e Dicas

Especialista:
atualizado em 12/03/2015

Os 10 mandamentos da dieta Gracie

Fora a ideia base da combinação correta entre os alimentos, há alguns mandamentos simples para seguir:

  1. Não contarás calorias, mas respeitarás as porções de cada alimento;
  2. Tomarás um copo de água ao acordar e outro antes de dormir;
  3. Comerás 3 refeições principais em um intervalo de no mínimo 4 horas entre elas;
  4. Jamais comerás lanches entre as refeições principais;
  5. Comerás até se sentir 80% cheio, ou seja, apenas o necessário para saciar a fome;
  6. Comerás apenas quando sentir forme;
  7. Nunca comerás carne de porco;
  8. Nunca beberás álcool;
  9. Jejuarás 24 horas uma vez por mês para desintoxicar o teu corpo;
  10. Eliminarás sobremesas e refrigerantes no início da dieta, mas depois aprenderás como e quando comer sobremesa;

A estrutura da dieta Gracie – Cardápio

Primeiramente, é necessário estabelecer o ponto em que você está. O que você já faz de certo e o que ainda está fazendo de errado? Só então você pode estabelecer seus objetivos e registrar o seu progresso.

Antes de iniciar a dieta em si, é necessário implementar pequenas mudanças. Esta preparação para a dieta Gracie envolve três fases, cada uma durando uma semana. Em cada fase, você implementará uma nova mudança.

Fase 1

Comer apenas 3 refeições, com no mínimo 4 horas entre cada uma. Se sentir fome entre as refeições, a indicação é beber bastante água e assim acostumar o corpo à nova rotina.

Fase 2

Cortar doces e sobremesas. Mais tarde, as sobremesas voltarão, mas a ideia é se acostumar a ficar sem elas. Com o tempo, talvez você nem sinta mais necessidade de comer sobremesa. Se continuar com fome, coma mais do alimento preparado para a refeição em si.

Fase 3

Você aprenderá a não combinar os carboidratos (grupo B) na mesma refeição.

Quando estas fases terminam, você então aprenderá os detalhes das combinações dos diferentes alimentos.

Uma dieta com um cardápio variado, sem alimentos ou suplementos mirabolantes, eficaz, ao mesmo tempo em que é fácil de seguir (não conta calorias!), e feita para dar saúde e energia para quem pratica esportes. Se você queria uma dieta assim, então a dieta Gracie pode ser uma boa alternativa.

Segredo de família

Como o nome indica, a dieta Gracie foi desenvolvida por Carlos Gracie, patriarca e primeiro da linhagem da família que desenvolveu o jiu-jitsu brasileiro. Carlos sentia que seus problemas de saúde (enxaqueca, gota e pleuralgia) afetavam seu desempenho como atleta. Foi aí que ele começou a estudar, por conta própria, sobre nutrição e o funcionamento do corpo.

Assim, a dieta Gracie foi feita com o objetivo de fornecer energia e nutrientes para atletas. A dieta não foi feita para perder peso, mas com a inclusão de alimentos saudáveis e a retirada dos nocivos, mais a prática da atividade física, é possível perder peso de verdade.

Ao longo de 75 anos, a dieta Gracie foi desenvolvida e aperfeiçoada, tendo como “cobaias” os próprios membros da família. Em 2012 Rorion Gracie, sobrinho de Carlos, lançou o livro “A Dieta Gracie – O Segredo dos Campeões”.

Como funciona a Dieta Gracie

Um ponto importante da dieta é que ela é voltada para a mudança definitiva dos hábitos alimentares. De acordo com Rorion, “o livro tem uma abordagem bem gradativa sobre como implementar mudanças, facilitando para que qualquer um se adapte”. Isto é muito importante, já que frequentemente as pessoas desistem de dietas e da reeducação alimentar porque as mudanças são muitas e muito bruscas. A ideia é mudar completamente seus hábitos por outros melhores.

A dieta Gracie se baseia mais no valor nutritivo de cada alimento do que em suas calorias. Ela também leva em consideração a forma como o corpo processa estes alimentos e como estes alimentos interagem entre si.

As comidas são divididas em seis grupos:

Grupo A: carnes, gorduras e oleaginosas, verduras e hortaliças
Grupo B: carboidratos
Grupo C: frutas doces e queijos
Grupo D: frutas ácidas
Grupo E: leite
Grupo F: creme de leite

Há também a orientação de quais alimentos podem ser combinados. Confira a tabela abaixo retirada do site da revista GRACIEMAG:

tabelagracie

Atividade física

A dieta Gracie foi desenvolvida tendo em mente pessoas fisicamente ativas. Portanto, se você não pratica nenhuma atividade física e quer seguir a dieta Gracie, você tem que implementar um atividade assim no seu dia a dia, mesmo que sejam exercícios de baixo impacto.

Por que fazer a dieta Gracie?

É verdade que as combinações de comidas são complicadas no início e você pode demorar a aprendê-las. Se você costuma lanchar, então é provável que sinta fome entre as refeições na fase inicial. Entretanto, uma vez que você aprende as combinações e as porções corretas, ela é uma dieta fácil de seguir. Ela também ajuda você a eliminar os lanches desnecessários e sobremesas, e também a fazer escolhas mais conscientes na hora de montar seu prato.

Além disso, a dieta Gracie estimula uma vida saudável como um todo, não apenas na alimentação, mas na prática. E mesmo que a dieta não seja respaldada por estudos científicos, ela se baseia em princípios nutricionais e médicos comprovados. Rorion Gracie tem tanta confiança na dieta, que diz que se tivesse que escolher entre seu conhecimento de jiu-jitsu e seu conhecimento da dieta, o lutador ficaria com o segundo. Lembre-se, porém, que a dieta Gracie não foi feita para a perda de peso. Se você se interessou pela estrutura e princípios da dieta, procure um nutricionista para saber como ela pode ser adaptada para suas necessidades.

Você já conhecia a dieta Gracie? O que acha de não fazer lanches entre as refeições? Comente abaixo!

1 Estrela2 Estrelas3 Estrelas4 Estrelas5 Estrelas (42 votos, média: 4,05 de 5)
Loading...
Sobre Julio Bittar e Dra. Patricia Leite

Quando se trata de saúde, é muito importante poder contar com uma fonte confiável de informações. Afinal de contas sabemos que o sua qualidade de vida e bem-estar devem estar em primeiro lugar para você. Por isso contamos com uma equipe profissional diversificada, com redatores e editores que desenvolvem um conteúdo de qualidade, adaptando-o a uma linguagem de fácil compreensão para o público em geral, tendo por base as mais confiáveis fontes de informação. Depois disso todo artigo é revisado por profissional especialista da área, para garantir que as informações são verídicas, e só então ele é publicado no site. Tudo isso para que você tenha confiança no MundoBoaForma e faça daqui sua fonte preferencial de consulta para assuntos relacionados a saúde, boa forma e qualidade de vida. Conheça mais sobre os profissionais que contribuem para a qualidade editorial do portal.

Deixe um comentário

14 comentários em “A Dieta Gracie: Como Funciona, Cardápio e Dicas”

  1. Sobre os veganos, se querem respeito sobre seu estilo de vida, respeite o nosso, ficam replicando bobagens sem conhecimento. Sobre a dieta, parece boa sim, mas meu conselho é procurar um nutri esportivo, me ajudou bastante.

  2. Sigo a dieta Gracie, desde 2015, me adaptei bastante. Minhas úlceras e enxaquecas desapareceram. Leiam o livro, não julguem apenas pelo resumo a cima. Quem escolhe o cardápio somos nos, as combinações que não podem ser mudadas e vão de acordo com o grupo do alimento.

  3. primeiramente essa diata nao e para perde peso e sim para educação alimentar.
    e para finalizar o comentario vamos assar uma costela

  4. Eu gostaria de estar fazendo essa dieta greve. Como devo começar…preciso perder 12 kilos tenho 1,67 e pesso 67 kilos..

  5. Esta Dieta promove a matanca de animais . As carnes e derivados do leite nao e para o consumo so ser humano
    Sou Vegano a 6 anos r Vegetariano a 31 e forte comp um Touro .Entao . Essa Dieta nao tem base nenhuma
    para mim …Para que promover o Hoocausto de animais? Compaixao com os animais e o caminho da been aventuranca Viver e Deixar Viver. Pensem antes de comer.

    • Parabens fera, seu comentário foi tão bom que me deu vontade de comer um bifão bovino, bacon e ovos. Você não tem nem idéia do que foi o holocausto para comparar à criação de animais de abate. Se não fossem destinados para o consumo humano, animais suínos, bovinos e aves quase não existiriam

    • Gostei tanto do seu comentário que irei comemorar numa churrascaria, e lembre-se eu comi o meu alimento porque ele tava comendo o seu alimento rs

    • Ele não está mandando comer ou não comer, só mostra a combinação de alimentos se você ler o livro vai ver que ele (quem escreveu) é vegetariano

    • Acho que não amigo, essa dieta foo desenvolvida para atletas, ou seja para bater o peso para ingressar em competições

  6. Ola gostaria de informaçoes para reforçar o estomago e a flora intestinal ,quais sao os alimentos principais.
    Agradeço à resposta pelo email.
    Gilson Farias