A dieta cetogênica ou dieta Keto se tornou muito popular na última década. Ela consiste no baixo consumo de carboidratos e em fazer com que seu corpo entre em um estado de cetose. Embora existam muitos benefícios para a boa forma, esta dieta também apresenta alguns riscos.
Portanto, se você é um praticante desta dieta, precisa estar atento aos sinais que o seu corpo pode dar para largar a dieta. Você pode perceber alguns indícios de que esta não é a opção certa para o seu caso.
Se há manifestações de sintomas da gripe cetogênica, prisão de ventre ou você não está perdendo peso, a dieta cetogênica pode não ser para você. Entenda alguns sinais de que a dieta não está funcionando!
Efeitos colaterais da dieta keto
A dieta keto envolve a ingestão de carboidratos em pequenas quantidades, gorduras em grandes quantidades e proteínas em quantidades moderadas.
No entanto, nutricionistas alertam que parar de comer completamente um grupo alimentar como os carboidratos não é saudável e pode, inclusive, fazer mal. Por isso, quem pretende se manter saudável e perder peso deve conhecer esses sinais e reavaliar a sua dieta.
1. Constipação
Um dos principais sinais de que uma dieta não está funcionando é a prisão de ventre. Devido ao baixo consumo de carboidratos, você também pode deixar de comer alimentos que sejam ricos em fibras.
De fato, alguns vegetais contêm carboidratos e fibras e podem ajudar no funcionamento do intestino.
2. Não há perda de peso
Você deve perder peso de forma fácil com a dieta keto. No entanto, se isto não está ocorrendo, pode ser que você esteja consumindo muitas calorias de gorduras e proteínas.
Os especialistas recomendam seguir uma dieta balanceada e praticar o controle das porções, com exercícios regulares, para que ocorra uma efetiva perda de peso.
3. Gripe cetogênica
Outro sinal de que há algo errado é um mal estar conhecido como gripe cetogênica. Alguns dos sintomas desta gripe são fadiga, irritabilidade, dor de cabeça e dificuldade de concentração, falta de motivação, tontura e náuseas.
Você deve parar com esta dieta assim que estes sintomas aparecerem. Para evitar a gripe cetogênica, os especialistas recomendam beber bastante água e incluir alguns alimentos com carboidratos na rotina.
4. Alterações na menstruação
A irregularidade da sua menstruação pode ser um sinal de alerta! Sua dieta tem um grande impacto no seu ciclo menstrual.
Por isso, se a menstruação se tornou irregular, pode ser melhor abandonar a dieta keto, pois este é um indício de que a dieta está criando um desequilíbrio hormonal.
5. Diarreia
Por fim, a diarreia é outro sinal de que a dieta keto está lhe causando danos. Este sintoma pode ocorrer porque o corpo não está acostumado a metabolizar gorduras em grandes quantidades. Depois que retomar os hábitos alimentares regulares, este sintoma desaparecerá.
Lembre-se, qualquer dieta deve ser acompanhada por um profissional. Preste atenção nos sinais que o seu corpo está enviando, tenha o acompanhamento certo e perca peso de forma saudável!
Vídeo: Dieta cetogênica
Não perca o vídeo abaixo e aprenda ainda mais sobre a dieta cetogênica!