Dor de dente – Causas e como tratar

Especialista da área:
atualizado em 14/04/2021

Você sabe o que uma dor de dente quer dizer? Então, saiba agora quais as principais causas e como tratar essa dor que tanto incomoda.

  Continua Depois da Publicidade  

Existe uma série de doenças bucais que podem causar a dor de dente. A maioria delas é causada por bactérias que vivem naturalmente na boca, mas que por algum motivo se desenvolvem em excesso.

É provável que você já conheça alguns remédios para dor de dente. Há até quem afirme que o alho é um bom remédio para dor de dente. Veja agora quais são as formas seguras de tratar a dor de dente e quais são as causas desse mal.

Causas

mulher com dente doendo

De fato, a dor de dente pode indicar uma série de problemas de saúde bucal, como por exemplo:

Cárie

De longe, a causa mais comum de dor de dente é a cárie dentária. E o grande vilão é o excesso de açúcar em nossas dietas.

Isso porque as bactérias presentes na boca se alimentam de açúcar e de amido dos alimentos. Assim, quanto mais alimentos desse tipo nós ingerimos, mais alimentos as bactérias têm.

Dessa forma, elas se proliferam e formam a placa bacteriana que gruda na superfície dos dentes. Por fim, as bactérias liberam ácidos que elevam a acidez da boca e danificam o esmalte dos dentes, causando pequenos buracos que são as cáries.

Acúmulo de detritos

O acúmulo de restos de comida entre os dentes é uma possível causa de dor.

Além da dor que isso pode causar – principalmente em quem tem espaços entre os dentes – o acúmulo de sujeira na boca somado a uma higienização inadequada pode causar mau hálito.

Ou seja, você já tem no mínimo dois motivos para caprichar na higienização correta da boca.

  Continua Depois da Publicidade  

Inflamação

Qualquer tipo de inflamação ou infecção na raiz do dente ou nas gengivas pode deixar o dente doendo.

É o caso de doenças periodontais como a gengivite e a periodontite, por exemplo.

Fratura ou trauma

Às vezes, acidentes acontecem. Você pode machucar seu dente durante uma queda e só sentir a dor mais tarde.

Além disso, pessoas que têm o hábito de ranger os dentes à noite também correm o risco de lesionar a raiz do dente e passar a sentir dor.

Dente do siso

Uma das piores dores de dente é a dor do dente do siso nascendo. Além disso, o dente do siso também pode doer mesmo depois de ter nascido sem causar nenhum problema.

Isso acontece porque se trata de um local de difícil higienização. Sendo assim, o risco de ter um dente do siso com cárie também existe.

Aliás, esse é um dos motivos pelos quais os dentistas recomendam remover os dentes do siso o quanto antes.

Como tratar

sorriso saudável

O tratamento depende da causa, por isso, consulte um dentista assim que possível para avaliar a sua boca.

  Continua Depois da Publicidade  

No entanto, você pode usar algumas estratégias para controlar a dor enquanto seu encontro com o dentista não chega, como por exemplo:

  1. Enxaguar a boca com água morna;
  2. Passar o fio dental entre os dentes para ver se não há nenhum resto de comida causando dor;
  3. Usar uma compressa fria na bochecha;
  4. Deitar com a cabeça mais elevada do que o resto do corpo ou permanecer sentada;
  5. Fazer um gargarejo de água com sal;
  6. Tomar um analgésico.

Veja também alguns remédios caseiros para tratar a dor de dente.

Depois de ir ao dentista, ele provavelmente vai descobrir a causa da dor de dente e te indicar o tratamento adequado. Além disso, ele pode sugerir o uso de alguns remédios ou anestésicos para ajudar na dor. São eles:

  • Anestésicos locais como a benzocaína ou a lidocaína, por exemplo;
  • Paracetamol;
  • Dipirona;
  • Ibuprofeno;
  • Naproxeno;
  • Ácido acetilsalicílico.

Certamente, nada disso vale sem uma boa higiene bucal. Por isso, lembre-se sempre de:

  • Escovar os dentes após as refeições;
  • Usar fio dental diariamente;
  • Comer frutas e vegetais crus que fornecem vários nutrientes e ainda ajudam a limpar os dentes;

Não se esqueça de que os remédios caseiros e até mesmo os analgésicos ou anti-inflamatórios fornecem alívio temporário e não tratam a causa da dor de dente. No caso de cáries, por exemplo, é preciso fazer o tratamento de restauração do dente com um bom dentista.

Assim, não deixe de visitar o seu dentista regularmente para prevenir problemas de saúde bucal e tratar o que precisa de tratamento.

Vídeo

Uma curiosidade é que o alho é bastante conhecido para aliviar a dor de dente. Por isso, confira o que a nossa nutricionista tem para contar sobre os benefícios do chá de alho:

Fontes e Referências Adicionais

O que você costuma fazer quando está com dor de dente? Prefere tentar um remédio caseiro ou ir logo até o dentista? Comente aqui!

1 Estrela2 Estrelas3 Estrelas4 Estrelas5 Estrelas (1 votos, média 5,00)
Loading...
Sobre Equipe Editorial MundoBoaForma

Quando o assunto é saúde, você tem que saber em quem confiar. Sua qualidade de vida e bem-estar devem ser uma prioridade para você. Por isso contamos com uma equipe profissional diversificada e altamente qualificada, composta por médicos, nutricionistas, educadores físicos. Nosso objetivo é garantir a qualidade do conteúdo que publicamos, que é também baseado nas mais confiáveis fontes de informação. Tudo isso para que você tenha confiança no MundoBoaForma e faça daqui sua fonte preferencial de consulta para assuntos relacionados à saúde, boa forma e qualidade de vida.

  Continua Depois da Publicidade  

Deixe um comentário