Causas de boca inchada e como tratar

Especialista da área:
atualizado em 09/07/2021

A sua boca pode inchar por vários motivos. Confira aqui as possíveis causas de boca inchada e como tratar.

  Continua Depois da Publicidade  

Embora geralmente seja algo simples de tratar, a boca que incha repentinamente e que também causa dificuldade para respirar pode ser um sinal de reação alérgica ou choque anafilático grave. Assim, se houver essa suspeita, busque atendimento médico imediatamente.

Em outros casos, o inchaço na boca pode ser sintoma de doenças bucais, mas normalmente ele surge como resultado de uma alergia leve ou de uma lesão.

Veja abaixo em detalhes o que pode ser o inchaço na boca.

Causas de boca inchada

causas de inchaço na boca

O inchaço na boca pode atingir várias partes dela, como os lábios, a gengiva ou a mucosa de dentro das bochechas. De qualquer forma, as causas mais comuns são as mesmas e podem incluir:

Alergia

Muitas vezes, a boca inchada é um sintoma de alergia alimentar. Por isso, tente se lembrar do que você comeu ou se você usou algum medicamento pouco antes da boca começar a inchar.

Além disso, a boca também pode inchar por causa de outros tipos de alergia – como a alergia a picadas de insetos, por exemplo.

Lesão

Qualquer tipo de lesão na boca pode causar inchaço. Aliás, não é necessário que você tome uma pancada na boca para sofrer uma lesão. Às vezes, ingerir uma bebida quente é suficiente para queimar os lábios e causar uma lesão no local.

Nesse caso, é importante observar se também há outros sintomas como sangramento e dor no local. Se necessário, vá até o médico para checar a ferida.

Exposição ao sol

Há casos em que os lábios ficam inchados por conta da exposição prolongada ao sol. Isso acontece principalmente com pessoas que têm o costume de lamber os lábios. Além disso, quem tem lábios secos ou rachados está mais sujeito a esse tipo de machucado causado pelo sol.

  Continua Depois da Publicidade  

Infecção

De fato, há vários tipos de infecções que afetam a boca que podem ser responsáveis pelo inchaço. Bons exemplos são a herpes labial e as infecções causadas por bactérias acumuladas na boca.

Às vezes, uma afta também pode causar inchaço nos lábios e ser facilmente confundida com a herpes.

Para não fazer essa confusão, não deixe de conferir o que é a herpes labial e quais são as características das aftas na boca.

Mucocele

A mucocele é um tipo de cisto que ocorre nos lábios e que pode deixar o local inchado. Geralmente, ela ocorre por causa de uma obstrução nas glândulas salivares que acabam inflamando e causando uma protuberância na boca.

Abscesso dentário

Uma cárie dentária pode causar muita dor. Além disso, se o problema não for tratado, é possível que sua boca e bochechas inchem.

Aliás, isso também acontece quando você remove o dente do siso ou faz qualquer tipo de cirurgia dentária.

Como tratar a boca inchada

como tratar boca inchada

O primeiro passo é descartar problemas mais sérios como um problema na saúde bucal, por exemplo. Assim, se houver suspeita de cárie ou dor de dente, consulte um dentista.

Nos demais casos, é possível tratar a boca inchada com algumas medidas simples. Na verdade, o inchaço vai diminuir de qualquer forma, mas você pode acelerar o processo com o uso de:

  Continua Depois da Publicidade  

  1. Compressa de gelo ou compressa fria sobre os lábios;
  2. Protetor labial para hidratar os lábios;
  3. Anti-histamínicos de uso oral para aliviar os sintomas de alergias;
  4. Pomadas cicatrizantes, se houver ferida ou inflamação local;
  5. Cremes com propriedades anti-inflamatórias e calmantes.

A boca inchada raramente é motivo de preocupação, mas se isso te incomoda ou ocorre com frequência, vale a pena consultar um médico para descobrir a causa exata e prevenir novos inchaços.

Fontes e referências adicionais

Você já teve esse tipo de inchaço na boca? Qual foi a causa? Comente abaixo!

1 Estrela2 Estrelas3 Estrelas4 Estrelas5 Estrelas (1 votos, média 5,00)
Loading...
Sobre Equipe MundoBoaForma

Quando o assunto é saúde, você tem que saber em quem confiar. Sua qualidade de vida e bem-estar devem ser uma prioridade para você. Por isso contamos com uma equipe profissional diversificada e altamente qualificada, composta por médicos, nutricionistas, educadores físicos. Nosso objetivo é garantir a qualidade do conteúdo que publicamos, que é também baseado nas mais confiáveis fontes de informação. Tudo isso para que você tenha confiança no MundoBoaForma e faça daqui sua fonte preferencial de consulta para assuntos relacionados à saúde, boa forma e qualidade de vida.

  Continua Depois da Publicidade  

Deixe um comentário