Dor no corpo todo – O que pode ser e o que fazer

Especialista da área:
atualizado em 31/05/2021

É comum sentir dores pelo corpo, ainda mais com a rotina corrida que temos hoje em dia. Saiba o que pode ser e o que fazer para aliviar a dor no corpo todo.

  Continua Depois da Publicidade  

Na maioria das vezes, a dor no corpo todo é sintoma de gripe ou resfriado. Mas é importante avaliar também:

  • A presença de outros sintomas;
  • Quais são os seus hábitos diários;
  • Qual é a frequência das dores.

De fato, a dor no corpo temporária não é motivo de preocupação, pois pode ser apenas resultado de um dia cansativo ou de uma gripe.

No entanto, há doenças mais sérias como a artrite, por exemplo, que podem causar muitas dores no corpo e prejudicar a qualidade de vida.

Veja então o que pode ser e quando você deve se preocupar com seu corpo dolorido.

O que pode ser

dor no corpo

As principais causas de dor no corpo todo são:

Estresse ou ansiedade

O estresse e a ansiedade podem causar dores pelo corpo inteiro. Estar constantemente estressado ou ansioso deixa o sistema imunológico enfraquecido. Isso aumenta o risco de doenças e também de sentir dores pelo corpo.

Geralmente, quem sofre de estresse e ansiedade crônica pode observar outros sinais do corpo, como por exemplo:

  • Dor de cabeça tensional;
  • Batimento cardíaco anormal;
  • Suor frio;
  • Calor;
  • Tremores.

Se você acha que está muito ansioso, confira os sintomas de uma crise de ansiedade e saiba o que fazer para se acalmar.

Sono insuficiente

Dormir pouco ou não dormir bem pode prejudicar a sua saúde e causar dores pelo corpo.

  Continua Depois da Publicidade  

Quando seu corpo não descansa, você acorda no dia seguinte sem energia. Além de prejudicar a sua concentração e sua produtividade, a privação de sono pode deixar seu corpo muito dolorido.

Aliás, aproveite para conferir alguns distúrbios de sono que atrapalham o sono profundo.

Infecção ou inflamação

O resfriado e a gripe são infecções virais comuns que deixam o corpo dolorido. Doenças como essas não costumam ser graves, mas geram um processo inflamatório que pode ser doloroso.

O corpo dói porque todas as células do corpo estão trabalhando para combater a infecção. É por isso que muitas vezes o primeiro sintoma é justamente a dor pelo corpo.

Uma infecção viral que também costuma causar muita dor pelo corpo é a dengue. Veja então quais são os sintomas da dengue e como tratar.

Artrite

Essa inflamação das articulações pode causar dor em locais específicos e também no corpo todo. Além disso, é comum observar outros sintomas como:

  • Rigidez articular;
  • Inchaço;
  • Vermelhidão;
  • Sensação de calor ao redor de uma articulação;
  • Limitação de movimentos.

Fibromialgia

A fibromialgia é uma condição que cauda dor generalizada por todo o corpo. Pessoas com fibromialgia podem sentir dores musculares, dores nos ossos, sensibilidade excessiva no corpo e sensação de fadiga constante.

A causa exata da fibromialgia ainda não é conhecida, mas fatores como traumas físicos, eventos estressantes ou infecções podem elevar o risco da doença.

  Continua Depois da Publicidade  

Desidratação

A desidratação pode trazer consequências sérias para o seu corpo. Nosso corpo precisa de água para executar as funções vitais – como por exemplo a respiração e a digestão.

Por isso, quando não há água suficiente, nosso organismo não funciona tão bem quanto deveria. Como resultado, você pode sentir o corpo dolorido.

Aliás, a desidratação também pode causar outros sintomas como:

  • Tontura;
  • Cansaço;
  • Sede extrema;
  • Urina escura;
  • Dor de cabeça.

Outras causas de dor no corpo todo

Há muitas condições de saúde que podem deixar o corpo bem dolorido. Além dos problemas de saúde acima, a dor no corpo pode surgir por causa de:

O que fazer

jovem com dor

Certamente, o tratamento vai depender da causa da dor. Porém, algumas medidas que costumam funcionar para aliviar a maioria das dores no corpo são:

  1. Descansar;
  2. Beber bastante água;
  3. Dormir bem;
  4. Ter uma alimentação nutritiva.

Se a sua dor é frequente e prejudica a sua qualidade de vida, é importante ir ao médico. Assim, ele pode solicitar alguns exames para verificar se o seu corpo está lutando contra alguma infecção.

Além disso, o médico será capaz de diagnosticar doenças mais sérias como infecções respiratórias ou artrite – que geralmente precisam de tratamento com remédios.

Sentir dor no corpo de vez em quando é normal, mas se isso está atrapalhando o seu dia a dia ou se você notar sintomas adicionais, não deixe de buscar atendimento médico.

Fontes e referências adicionais

Em que situações você já sentiu dor no corpo todo? Já obteve um diagnóstico sem ser gripe? Comente abaixo!

1 Estrela2 Estrelas3 Estrelas4 Estrelas5 Estrelas (1 votos, média 5,00)
Loading...
Sobre Dr. João Hollanda

Dr. João Hollanda é Médico Ortopedista - CRM-SP 113136. Formou-se pela Santa Casa de São Paulo, com especialização em cirurgia do joelho. É também médico da Seleção Brasileira de Futebol Feminino desde 2016 e médico voluntário do Grupo de Traumatologia do Esporte da Santa Casa de São Paulo desde 2010. Tem experiência de trabalho prévio com a Confederação Brasileira de Vela, Cisne Negro Companhia de Dança, Escola de Dança do Teatro Municipal de São Paulo, Equipe de Ginástica Artística de Guarulhos. Já trabalhou como Médico nos Jogos Panamericanos Rio 2007, e foi Médico do Time Brasil para os Jogos Olímpicos Rio 2016. Trabalhou junto a organização Médicos Sem Fronteiras no Afeganistão e no Haiti, e junto a organização Expedicionários da Saúde no Haiti. Dr. João Hollanda é uma referência profissional em sua área e autor de artigos científicos. Você pode entrar em contato com o Dr. João através de seu site.

  Continua Depois da Publicidade  

Deixe um comentário