Dualid S Emagrece Mesmo?

Especialista:
atualizado em 01/07/2020

A busca pelo emagrecimento parece cada dia mais acessível ao público, e nestes tempos em que o desejo pelo corpo perfeito atinge níveis extremos, é importante entender os remédios disponíveis no mercado que prometem auxiliar não apenas a perda de apetite e peso, mas também a obtenção fácil de metas que, para serem saudáveis, muitas vezes não requerem a ingestão exagerada de medicamentos.

O Dualid S é um medicamento à base da cloridrato de anfepramona, um derivado de anfetaminas que age como inibidor de apetite e promete combater a obesidade a curto prazo. Ele é comercializado em cápsulas e não é recomendado que seja consumido em qualquer dose sem prescrição médica, pois pode não apenas causar a dependência, mas também pode ter seu efeito reduzido se usado por longos períodos de tempo.

E o Dualid S emagrece?

Apesar de parecer um produto milagroso, o Dualid S, assim como qualquer outro medicamento para emagrecer, tem seus prós e contras. Por conter substâncias derivadas de anfetaminas, vicia, e ainda pode causar efeitos colaterais como boca seca, nervosismo, diarreias, vômitos, distúrbios hormonais (inclusive impotência), dentre outros. Seu efeito é rápido, porém se não acompanhado de exercícios físicos e uma reeducação alimentar o risco que se corre é da recuperação por vezes total dos quilos perdidos durante o tratamento.

Contudo, quando usado de forma controlada e aliado a acompanhamento médico e nutricional, o Dualid S emagrece realmente e é um potente aliado no combate a obesidade, e sua eficácia rápida propicia não apenas a perda de peso, mas o estímulo psicológico necessário para que o paciente consiga retomar uma rotina saudável de perda de peso responsável, pois perceberá que está perdendo peso e terá desejo de continuar a mudar sua rotina.

Polêmicas

O uso de medicamentos com o fim de emagrecer é um assunto recorrente tanto nos debates da comunidade médica quanto em telejornais e programas televisivos que buscam orientar o público sobre a perda de peso.

Em 2012, a ANVISA chegou a barrar alguns lotes de Dualid S, mas a Câmara dos Deputados autorizou a venda do produto e a discussão continua acerca do custo-benefício em sua utilização. Por um lado, o Dualid S emagrece efetivamente e estimula o paciente a continuar o tratamento para a perda de peso, mas por outro, suas substâncias viciantes são agravantes em situações de uso incorreto ou excessivo, e podem causar efeitos colaterais graves em organismos mais sensíveis. Há também o risco da automedicação, que nunca deve ser praticada.

Enquanto esta discussão não resulta em medidas restritivas, este medicamento ainda é comercializado e receitado por médicos a pacientes com obesidade que buscam perder peso. Vale lembrar que a obesidade é uma doença, e nem o Dualid S ou qualquer outro medicamento para emagrecer deve ser usado se houver outra alternativa mais saudável para o paciente.

Ação e Efeitos Colaterais

A indicação do Dualid S é essencialmente para pacientes obesos em processo de emagrecimento com acompanhamento médico. Não deve ser tomado por mulheres grávidas ou crianças, e também é contraindicado para alcoólatras e outros grupos de risco por sensibilidade. Atletas também devem ficar atentos ao uso, pois a anfepramona é uma das substâncias detectadas em exame antidoping.

Sua ação é inibidora de apetite, ou seja, ao tomar o medicamento, o paciente sentirá menos fome na refeição, e esta redução drástica de calorias ingeridas causa o emagrecimento. Uma observação importante é que esta redução de calorias rápida não equivale a reeducação alimentar, e portanto, se não for feito acompanhamento nutricional, o paciente voltará ao consumo normal de calorias ao término do tratamento com Dualid S.

Os efeitos colaterais, como já foram citados, incluem distúrbios gastrointestinais (diarreia, vomito, dor de barriga, desconforto abdominal), maior irritabilidade, boca seca, náuseas, fraqueza, dor de cabeça, e em alguns casos podem causar depressão e arritmia cardíaca. O período recomendado de duração do tratamento é de 4 meses, uma vez que após este período seu efeito se torna gradualmente reduzido, sem retirar contudo o fator de dependência.

Apesar de todos estes efeitos indesejáveis, com o devido acompanhamento médico o tratamento pode ser bem sucedido, e uma vez terminado, os efeitos desaparecerão.

Emagrecendo com Saúde

Num momento em que somos circundados por imagens cada vez mais recorrentes de corpos esculpidos e estilos de vida saudáveis, cabe sempre a cada um ter o senso crítico necessário para não colocar a própria saúde em risco ao tentar atingir metas imediatas e rápidas de emagrecimento. Uma rotina de exercícios físicos e reeducação alimentar ainda é o melhor caminho para conquistar um corpo saudável no qual você se sinta confortável, e todos os melhores atletas e praticantes do estilo de vida fitness seguem esta rotina. As comemorações são muito maiores quando se tem um caminho de esforço para relembrar, lembre-se disso!

Contudo, a obesidade é uma doença séria e que deve ser tratada com o máximo cuidado, pois coloca em risco a saúde daqueles que a tem e reduz muitas vezes a autoestima e felicidade daqueles atingidos por ela. É nestes casos, quando o paciente recorre a ajuda médica para pedir ajuda neste processo árduo de emagrecimento, que medicamentos como o Dualid S entram em ação, ajudando estes pacientes a recobrar sua vontade e determinação de emagrecer e dando e eles resultados rápidos que possibilitem sua volta a um estilo de vida saudável e regrado.

Portanto, se usado com cuidado, dado que o Dualid S emagrece se consumido corretamente, é uma importante ferramenta para estas pessoas, e sendo assim, deve ser tomado com o máximo de cuidado e atenção.

Você conhece alguém que tenha utilizado esse medicamento e afirme que o Dualid S emagrece mesmo? Você tem um nível de obesidade que realmente necessite desta medicação? Comente abaixo.

1 Estrela2 Estrelas3 Estrelas4 Estrelas5 Estrelas (165 votos, média: 4,04 de 5)
Loading...
Sobre Julio Bittar e Dra. Patricia Leite

Quando se trata de saúde, é muito importante poder contar com uma fonte confiável de informações. Afinal de contas sabemos que o sua qualidade de vida e bem-estar devem estar em primeiro lugar para você. Por isso contamos com uma equipe profissional diversificada, com redatores e editores que desenvolvem um conteúdo de qualidade, adaptando-o a uma linguagem de fácil compreensão para o público em geral, tendo por base as mais confiáveis fontes de informação. Depois disso todo artigo é revisado por profissional especialista da área, para garantir que as informações são verídicas, e só então ele é publicado no site. Tudo isso para que você tenha confiança no MundoBoaForma e faça daqui sua fonte preferencial de consulta para assuntos relacionados a saúde, boa forma e qualidade de vida. Conheça mais sobre os profissionais que contribuem para a qualidade editorial do portal.

Deixe um comentário